Page 17 - Revista EAA - Edição 82
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TRANSFORMAÇÃO DIGITAL ESPECIAL
fraestrutura de longo prazo alinhado com a para os veículos comerciais começando com os
formação dos novos profissionais. modelos 2021, 2024 e 2027.
Essa nova tendência tem como foco principal O grande desafio no Brasil é superar as dificul-
veículos mais flexíveis e ambientalmente susten- dades econômicas e investir para fomentar a ino-
táveis que fomentam novas relações e integração vação tecnológica e o desenvolvimento de novas
via a mobilidade entre fabricantes, fornecedores, tecnologias na engenharia e indústria automo-
consumidores, indústria de software e eletrô- bilística brasileira, em que esta última precisa se
nicos, provedores de serviços de mobilidade e reinventar, integrar-se no cenário global para tra-
distribuidores de energia. Os novos veículos zer as tecnologias de ponta e customizar soluções
serão customizados de acordo com a aplicação economicamente adaptadas a realidade no Brasil.
em cidades e com foco principal na redução do O Brasil tem uma vantagem importante de
dióxido de carbono (CO 2). recursos naturais para gerar energia limpa, seja
Tanto na Europa a “European Commission” – hidrelétrica, eólica ou solar que são fontes reno-
Transport Emissions” , como nos Estados Unidos váveis, mas é necessário investir em infraestrutu-
“Environment Protection Agency” (EPA) e “Na- ra de longo prazo.
tional Highway Traffic Safety Administration” Neste artigo, o foco principal é a motori-
(NHTSA) criaram as regulamentações que im- zação elétrica para caminhões e ônibus, e no
põem limites das emissões de CO2 mandatórios projeto e desenvolvimento do “powertrain/
para os caminhões e ônibus com responsabilida- drivetrain” elétrico e respectivas tecnologias e
de direta dos fabricantes em certificar as respec- opções de produtos, subsistemas e sistemas de
tivas aplicações. Ou seja, a legislação obriga os eixos trativos, suspensões e módulos para veí-
fabricantes de veículos comerciais a desenvolver culos comerciais.
e implementar as tecnologias para melhoria de Com base na experiência adquirida nos úl-
eficiência que resultam em redução das emis- timos 20 anos com o desenvolvimento de tec-
sões. Nos EUA a regulamentação é chamada nologia avançada em eletrificação do drivetrain, Figura 2. Meritor
Portfolio de Eixos
“Greenhouse Gas Emissions” fase II, conhecida eixos e sistemas de suspensão com motor elétri-
como GHG2, que impõe limites progressivos co, a Meritor lançou uma nova plataforma “Blue Elétricos (“eAxles”)
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