Page 17 - Revista EAA - Edição 82
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TRANSFORMAÇÃO DIGITAL    ESPECIAL



           fraestrutura de longo prazo alinhado com a  para os veículos comerciais começando com os
           formação dos novos profissionais.        modelos 2021, 2024 e 2027.
             Essa nova tendência tem como foco principal   O grande desafio no Brasil é superar as dificul-
           veículos mais flexíveis e ambientalmente susten-  dades econômicas e investir para fomentar a ino-
           táveis que fomentam novas relações e integração  vação tecnológica e o desenvolvimento de novas
           via a mobilidade entre fabricantes, fornecedores,  tecnologias na engenharia e indústria automo-
           consumidores, indústria de software e eletrô-  bilística brasileira, em que esta última precisa se
           nicos, provedores de serviços de mobilidade e  reinventar, integrar-se no cenário global para tra-
           distribuidores  de energia. Os  novos  veículos  zer as tecnologias de ponta e customizar soluções
           serão customizados de acordo com a aplicação  economicamente adaptadas a realidade no Brasil.
           em cidades e com foco principal na redução do   O Brasil tem uma vantagem importante de
           dióxido de carbono (CO 2).               recursos naturais para gerar energia limpa, seja
             Tanto na Europa a “European Commission” –   hidrelétrica, eólica ou solar que são fontes reno-
           Transport Emissions” , como nos Estados Unidos  váveis, mas é necessário investir em infraestrutu-
           “Environment Protection Agency” (EPA) e  “Na-  ra de longo prazo.
           tional  Highway  Traffic  Safety  Administration”   Neste artigo, o foco principal é a motori-
           (NHTSA) criaram as regulamentações que im-  zação elétrica para caminhões e ônibus, e no
           põem  limites das emissões de CO2 mandatórios  projeto e desenvolvimento do  “powertrain/
           para os caminhões e ônibus com responsabilida-  drivetrain” elétrico e respectivas tecnologias e
           de direta dos fabricantes em certificar as respec-  opções de produtos, subsistemas e sistemas de
           tivas aplicações. Ou seja, a legislação obriga os  eixos trativos, suspensões e módulos para veí-
           fabricantes de veículos comerciais a desenvolver  culos comerciais.
           e implementar as tecnologias para melhoria de   Com base na experiência adquirida nos úl-
           eficiência que resultam em redução das emis-  timos 20 anos com o desenvolvimento de tec-
           sões. Nos EUA a regulamentação é chamada  nologia avançada em eletrificação do drivetrain,   Figura 2. Meritor
                                                                                             Portfolio de Eixos
           “Greenhouse Gas Emissions” fase II, conhecida  eixos e sistemas de suspensão com motor elétri-
           como GHG2, que impõe limites progressivos  co, a Meritor lançou uma nova plataforma “Blue   Elétricos (“eAxles”)








































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