Page 18 - Revista EAA - Edição 82
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TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
rodas com até duas velocidades para os veículos
pesados e nas aplicações mais severas. Ver figura
2, portfólio de eixos elétricos (“eAxles”) e respec-
tivas aplicações nas várias categorias de veículos
comerciais leves a semipesados e pesados, assim
como para as aplicações em ônibus.
Os sistemas ou subsistemas podem ser apli-
cados em veículos elétricos com sistema de ba-
terias, veículos híbridos plug-in, veículos com
célula a combustível (fuel cell), ou veículos mo-
vidos a gás natural.
A prioridade de eletrificação quer seja no
Brasil ou em qualquer outro país são os cami-
nhões médios, principalmente para distribuição
local nas grandes cidades ou regional, cami-
nhões para coleta de lixo, serviço utilitário das
Figura 3. Esquema Horizon”, ver figura 1, que inclui da evolução prefeituras e outras funções de suporte e serviço
simplificado do dos eixos em produção com maior eficiência e a local. Assim como inclui ônibus para o trans-
chassi com eAxle eletrificação de sistemas avançados, subsistemas porte local de passageiros nas grandes cidades
e módulos de suspensão integrados para veícu- ou áreas metropolitanas. Estes veículos têm a
los comerciais. A plataforma inclui o conceito disponibilidade de carregar as baterias durante a
de modularidade e opções que podem ser custo- noite e a carga da bateria tem duração suficiente
mizadas para cada aplicação. para executar a operação e retornar a base para o
O portfólio de produtos em desenvolvimento próximo ciclo de carga.
cobre a gama de aplicações nos veículos comer- Nessas aplicações para distribuição local nas
ciais leves, semipesados, e pesados com simples grandes áreas metropolitanas, o aumento de
redução, com duas, três ou quatro velocidades o peso em função do pacote de baterias e a respec-
Figura 4. Eixo que permite cobrir toda a faixa das aplicações tiva autonomia dos veículos tem relação positiva
Elétrico 14Xe potenciais e com modulo de redução no cubo de considerando a substituição do motor Diesel e
da transmissão pelo
eAxle e sistema elétri-
co. Ver esquema sim-
plificado do chassi do
veículo com o eAxle
na figura 3. Já nos ca-
minhões pesados nas
aplicações de longa
distância é necessário
gerar energia embar-
cada para garantir
autonomia compatí-
vel com a aplicação,
sem que o veículo seja
inviabilizado com o
peso adicional do pa-
cote de baterias.
Atualmente, a Me-
ritor está desenvolven-
do protótipos de eixos
elétricos para várias
18 abril/maio/junho