Page 18 - Revista EAA - Edição 82
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TRANSFORMAÇÃO DIGITAL



                                                                       rodas com até duas velocidades para os veículos
                                                                       pesados e nas aplicações mais severas. Ver figura
                                                                       2, portfólio de eixos elétricos (“eAxles”) e respec-
                                                                       tivas aplicações nas várias categorias de veículos
                                                                       comerciais leves a semipesados e pesados, assim
                                                                       como para as aplicações em ônibus.
                                                                          Os sistemas ou subsistemas podem ser apli-
                                                                       cados em veículos elétricos com sistema de ba-
                                                                       terias, veículos híbridos plug-in, veículos com
                                                                       célula a combustível (fuel cell), ou veículos mo-
                                                                       vidos a gás natural.
                                                                          A prioridade de eletrificação quer seja no
                                                                       Brasil ou em qualquer outro país são os cami-
                                                                       nhões médios, principalmente para distribuição
                                                                       local nas grandes cidades ou regional, cami-
                                                                       nhões para coleta de lixo, serviço utilitário das
          Figura 3. Esquema   Horizon”, ver figura 1,  que inclui da evolução  prefeituras e outras funções de suporte e serviço
          simplificado do     dos eixos em produção com maior eficiência e a  local. Assim como inclui ônibus para o trans-
          chassi com eAxle    eletrificação de sistemas avançados, subsistemas  porte local de passageiros nas grandes cidades

                              e módulos de suspensão integrados para veícu-  ou áreas metropolitanas. Estes veículos têm a
                              los comerciais. A plataforma inclui o conceito  disponibilidade de carregar as baterias durante a
                              de modularidade e opções que podem ser custo-  noite e a carga da bateria tem duração suficiente
                              mizadas para cada aplicação.             para executar a operação e retornar a base para o
                                O portfólio de produtos em desenvolvimento  próximo ciclo de carga.
                              cobre a gama de aplicações nos veículos comer-  Nessas aplicações para distribuição local nas
                              ciais leves, semipesados, e pesados com simples  grandes áreas metropolitanas,  o aumento de
                              redução, com duas, três ou quatro velocidades o  peso em função do pacote de baterias e a respec-
          Figura 4. Eixo      que permite cobrir toda a faixa das aplicações  tiva autonomia dos veículos tem relação positiva
          Elétrico 14Xe       potenciais e com modulo de redução no cubo de  considerando a substituição do motor Diesel e
                                                                                            da transmissão pelo
                                                                                            eAxle e sistema elétri-
                                                                                            co. Ver esquema sim-
                                                                                            plificado do chassi do
                                                                                            veículo com o  eAxle
                                                                                            na figura 3. Já nos ca-
                                                                                            minhões pesados nas
                                                                                            aplicações de longa
                                                                                            distância é necessário
                                                                                            gerar energia embar-
                                                                                            cada para garantir
                                                                                            autonomia compatí-
                                                                                            vel com a aplicação,
                                                                                            sem que o veículo seja
                                                                                            inviabilizado com o
                                                                                            peso adicional do pa-
                                                                                            cote de baterias.
                                                                                              Atualmente, a Me-
                                                                                            ritor está desenvolven-
                                                                                            do protótipos de eixos
                                                                                            elétricos para várias
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