Page 33 - Revista EAA - Edição 82
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REGIONAL
O encontro contou com oito
painéis de palestras, além de cursos
técnicos e mostra de engenharia
sobre a aplicação de adesivos estruturais Evento aponta para investimentos na
para redução de peso dos veículos:
em substituição a métodos tradicionais
eficiên¬cia energética e segurança
de junção, como parafusos ou rebites,
para redução de peso.
Em painel sobre materiais não me-
tálicos, Luiz Fernando Roxo Galvão, da
Basf, mostrou amplo portfólio de solu-
ções em plásticos com foco em substi-
tuição de materiais metálicos em dife-
rentes peças do veículo para redução de
peso e ganho de eficiência energética.
Fernanda Mussi, da Bridgestone, falou
sobre sustentabilidade no desenvolvi-
mento de pneus e mostrou pesquisas
da empresa voltadas para a expansão
do uso de recursos renováveis, como a
borracha natural extraída do Guayule,
arbusto nativo do norte do México e mentos termoplásticos para impressão ções (MCTIC). Berti comentou so-
do sudoeste dos Estados Unidos. José 3D, reforçados com fibra de vidro, que bre baterias de grafeno, que possuem
Alfinger, da Eastman, mostrou soluções possibilitam a fabricação de protótipos alta capacidade de armazenamento e
em resinas de fontes naturais e renová- funcionais. Patricia Lanzarini, da Arke- carregamento. José Roberto Regazzi,
veis para melhoria do desempenho de ma, falou sobre resina termoplástica da Wacker, apresentou inovações em
pneus em resistência ao rolamento e utilizada para produção de peças mais resinas de silicone, que viabilizam
aderência em piso molhado. leves. Ariosvaldo Vieira, da Tecnofibras, aplicações de eletromobilidade. Rafa-
André Inácio, da GM Mercosul, fa- mostrou soluções em compósitos para el Galdino, da Gerdau, reforçou que
lou sobre a evolução do uso de compósi- aplicações estruturais. a eletromobilidade demanda redução
tos no carro esporte Corvette. Rodrigo Materiais para veículos elétricos de peso, que pode ser alcançada com
Berardine, da Owens Corning, abor- foram abordados no último painel do aços de alta resistência. O uso do nió-
dou a manufatura aditiva como solução simpósio, que abriu com Leandro An- bio para a fabricação de baterias mais
para a prototipagem com redução de tunes Berti, do Ministério da Ciência, eficientes foi abordado por Rodrigo
custos e apresentou inovações em fila- Tecnologia, Inovações e Comunica- Amado, da CBMM. n
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