Page 34 - Revista EAA - Edição 82
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PONTO DE VISTA


                                  Desafios da Infraestrutura

                                  para a Mobilidade Elétrica






                                            Os sistemas de mobilidade continuam seguindo um paradigma, isto é, a mudança
                                            de paradigma para a mobilidade elétrica terá o seu marco quando não for
                                            matéria de notícias. Ou seja, quando artigos como este ou veículos estacionados
                                            recarregando deixarem de chamar nossa atenção.
                                              As grandes empresas mundiais do setor têm em seu planejamento estratégico a
                                            mobilidade elétrica como meta. No Brasil, não é diferente. As indústrias compartilham
                                            da mesma visão mesmo sabendo que há uma necessidade de alinhamento entre alguns
                                            fatores (político, econômico, infraestrutura etc.). Fatores estes que serão determinantes
                                            na velocidade da implantação das novas tecnologias sustentáveis.
                                              O veículo movido com energia sustentável foi o foco da atenção dos últimos
                                            anos, muitas topologias de veículos foram estudadas e implementadas, bem como
                                            seus motores, inversores de frequência e, não menos importante, os acumuladores
                                            de energia e suas respectivas químicas (baterias), que passa a ser o protagonista do
                      Engº Alex S. Barbosa   processo de eletrificação.
                   Passos, Msc. é membro da   A bateria, por sua vez, é o componente que está despendendo grande esforço
                 Comissão de Veículos Elétricos   de pesquisa e engenharia, pois a busca por aumento de autonomia (densidade de
                    e Híbridos SAE BRASIL   energia), redução de massa (densidade de potência) e o custo trará a viabilidade
                                            da expansão da mobilidade elétrica em um curto prazo de tempo. A demanda irá
                                            viabilizar a produção maciça desde os veículos leves e caminhões de entrega urbana
                                            até os ônibus.
                                              Neste novo cenário da matriz energética para a mobilidade elétrica, a infraestrutura
                                            se torna um fator de grande importância nesse processo de transformação. No entanto,
                                            ao longo desses anos, enquanto a tecnologia dos veículos vem evoluindo, a geração de
                                            energias renováveis também vem tendo avanços significativos na sua tecnologia e na
                               a geração    redução dos investimentos necessários para implantação.
                             de energias      A infraestrutura inicia-se na geração de energia, passa pela distribuição e termina
                              renováveis    na recarga das baterias dos veículos. Se considerarmos uma mudança gradativa
                           também vem       da matriz da mobilidade elétrica, estaremos vivenciando nos próximos anos uma
                          tendo avanços     revolução na forma de geração de energia como, por exemplo, a energia solar
                           significativos   distribuída nos tetos residenciais, fábricas, centro de distribuição e garagens de
                                            operadoras de ônibus.
                                              As grandes frotas ainda dependerão de uma instalação de alta potência,
                                            considerando o carregamento de vários veículos pesados simultaneamente. Entretanto,
                                            esta necessidade será minimizada com a viabilidade de associar as alimentações por
                                            rede elétrica tradicional à geração por painéis solares com fonte de energia renovável.
                                              A vida de uma bateria de tração é determinada pelo ciclo do nível de carga e
                                            descarga. Assim, ainda podemos utilizar as baterias descartadas para tração com
                                            uma segunda vida, isto é, utilizada para o armazenamento de energia estacionária.
                                            A associação da geração de energia solar com o armazenamento de energia
                                            em baterias provenientes da segunda vida é uma combinação que viabilizará a
                                            instalação da infraestrutura em grandes centros urbanos.
                                              Temos duas certezas: que as mudanças são inevitáveis, pois fazem parte da
                                            evolução do ser humano, e que o sol nasce para todos. Teremos uma nova era de
                                            geração e distribuição de energia.
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