Page 23 - Revista EAA - Edição 83
P. 23

ROTA 2030                ESPECIAL



           locidade no futuro). Todos esses objetos podem
                                                     SENSORES
           ser classificados em estáticos e dinâmicos.
             Após ter a rota definida, os objetos identifica-        CAMERA   RADAR   LIDAR   ULTRASONIC   SENSOR
                                                                                                         FUSION
           dos, os eventos analisados e os comportamentos   Detectar Participantes
           de cada ator previstos, toma-se a decisão táti-  Interpretação de Textura
                                                         Independe de Luz
           ca do veículo, a definição de conduta. Alguns     Ambiente
                                                      Todas Condições Climáticas
           exemplos são ultrapassar um carro, aguardar pa-
                                                        Alcance de Operação   médio-longe   perto-longe   médio-longe   perto   perto-longe
           rado no sinal, seguir o carro à frente, parar antes   Resolução Angular   alta   médio   alta   baixa   alta
           de uma faixa de pedestres ou entrar em estado   Custo de Aquisição
                                                                              Medir
           de emergência.                                 Muito bom em   Classificar   movimento   Mapeamento   Baixo custo
                                                                                              e baixo
                                                                     texturas
                                                                                       3D
                                                                                              alcance
             Uma vez que é definido o que fazer, o con-                Sistemas L2 + L3   Futuro?   Substituído?
           trole efetivo do veículo é necessário através do
           acionamento dos comandos, incluindo acelera-                                      Figura 2. Forças
           dor, freio, volante, marcha, embreagem, freio de  os pontos a percorrer, a aplicação de contro-  e fraquezas dos
           estacionamento, indicador de direção, limpador  ladores se faz necessária para fazer o sistema  sensores de veículos
           de para-brisa, lanternas e faróis.       afetivamente movimentar os comandos e exe-  autônomos  (fonte:
                                                                                             www.skoods.org)
             Todas essas observações e decisões são di-  cutar a tarefa.
           nâmicas e mudam de acordo com diversos fa-
           tores, como a mudança do tráfego, a aparição  Condições ambientais para
           de novos atores, mudanças de condição de  carros autônomos
           pista e ambientais, eventos de trânsito e mu-  A tecnologia de veículos autônomos é inseri-
           danças de destino.                       da num ambiente já existente, em que as re-
                                                    gras de trânsito são definidas, a infraestrutura
           Arquitetura de software                  está construída ou sendo modificada constan-
           do carro autônomo                        temente e que conta com outros motoristas e

           O sistema do software de um carro autônomo  atores dinâmicos com baixa previsibilidade. Os
           pode ser dividido em quatro subsistemas princi-  sistemas embarcados nesses carros estão efeti-
           pais. São eles: percepção, mapeamento, planeja-  vamente sendo desenvolvidos para navegar por
           mento e controle.                        esse mesmo ambiente existente, com todas as
             Na percepção, o carro adquire dados de sen-  suas limitações e variabilidades. Cuidados, al-
           sores e os trata para fazer o entendimento do  guns já conhecidos e outros ainda em definição,
           mundo, o que está a sua volta, a qual distância,  devem ser tomados para fornecer as condições
           onde estarão no futuro.                  ótimas e mínimas para receber veículos autô-  Figura 3.
             No subsistema de mapeamento, o carro utili-  nomos em vias públicas ou privadas.  Subsistema de
           za mapas previamente carregados para se locali-  Em uma primeira análise, fica claro que   percepção  (fonte:
                                                                                             www.skoods.org)
           zar com precisão de 2 cm a 5 cm e ter como base  manter uma condição de via adequada, sem bu-
           um mapa de regras de
           trânsito e de suas vias.
                                                                  SUBSISTEMA DE PERCEPÇÃO
             No planejamento,
           os pontos no mapa                        Detecção
           que o carro vai per-                     de Objetos
                                                    Estáticos
           correr são definidos,
           levando em conside-
           ração a macrorrota, as                   Localização
           vias públicas disponí-        SENSORES
           veis e a ocupação dos
           espaços livres para a
                                                    Detecção
           condução segura.                         de Objetos
                                                    Dinâmicos
             Por fim, no con-
           trole, tendo definido

           julho/agosto/setembro                                                                            23
   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28