Page 24 - Revista EAA - Edição 83
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ROTA 2030




                                                Mapas de Alta Definição




















          Figura 4. Mapas
          3D de alta
          definição  (fonte:
          www.skoods.org)



                              racos no pavimento, com calçadas de pedestres  restritivas, reduzindo a velocidade ou mesmo
                              bem definidas, é vital para a boa direção tanto  forçando a parada.
                              de motoristas como de sistemas autônomos.   Empresas privadas que trabalham com obras
                              Na mesma linha, é requerido que a sinalização  e intervenções em ruas e estradas devem tam-
                              vertical e horizontal deve estar em bom estado  bém ter regulados e fiscalizados os padrões de
                              para que seja rápida e confiável a leitura das re-  sinalização em caso de interrupção parcial ou
                              gras locais de trânsito e seus limites.  total de vias. A padronização da comunicação
                                Atenção especial se dá à padronização da si-  visual entre via e veículos é benéfica para o au-
                              nalização. Mesmo o Brasil contando com um  mento da confiabilidade de direção, quer seja
                              sistema único de sinalização, existem trechos  humana, quer seja robotizada.
                              com sinalização obsoleta, fora do padrão, sem   Algumas discussões também incluem os be-
                              visibilidade devido a sujeira e vandalismo ou  nefícios que a comunicação via sinal digital en-
          Figura 5.           que nem sequer possuem sinalização. Essas ca-  tre veículos traria para a melhoria da eficiência
          Subsistema de       racterísticas podem reduzir a eficiência de um  e da segurança nas vias. Porém, nos primeiros
          mapeamento          veículo autônomo, uma vez que os algoritmos,  anos de transição entre a direção humana e a
          (fonte:             ao identificar baixa confiabilidade nas infor-  direção automatizada, grande parte dos veí-
          www.skoods.org)     mações de  trânsito,  assumem condutas  mais  culos não estará equipada com dispositivos de
                                                                                            comunicação e será,
                                                                                            por muitos anos ain-
                                          SUBSISTEMA DE MAPEAMENTO
                                                                                            da, dirigida por pes-
                                                                                            soas. Uma vez que
                             Ocupação                                                       não há a possibilidade
                             de Via
                                                                                            de universalização de
                                                                                            um padrão de comu-
                  SENSORES   Mapa de                                                        nicação, a tecnologia
                             Localização
                                                                                            caminha mais para se
                                                                                            adequar ao domínio
                                                                                            operacional inserido
                             Mapa                                                           (o meio existente)
                             de Ruas
                                                                                            do que propriamente
                                                                                            implantar uma fun-
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