Page 21 - Revista EAA - Edição 83
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ROTA 2030                ESPECIAL



           existente de distribuição do etanol para produ-
           ção eficiente de hidrogênio renovável.
             Em um futuro próximo, a disponibilidade de
           gás natural em abundância em preços inferiores
           aos atuais trará também a oportunidade de utili-
           zar esse importante insumo na geração descen-
           tralizada de hidrogênio a custos cada vez mais
           competitivos para as aplicações automobilísticas
           e industriais. Elevando ainda mais o potencial
           do Brasil de se transformar em um polo de
           empresas e tecnologias voltadas para produção,
           compressão, purificação  e uso do  hidrogênio
           descentralizado.
             Pensando nisso, a Hytron, uma Empresa de
           Base Tecnológica (EBT) brasileira, em parce-
           ria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do
           Estado de São Paulo (Fapesp), desenvolveu o
           primeiro reformador de etanol do mundo em
           sua modalidade. Este equipamento é capaz de
           produzir hidrogênio ultrapuro (99,9999%) de
           forma descentralizada, utilizando apenas etanol,
           água e um pouco de eletricidade, e insumos. A
           solução é disponibilizada em um contêiner que
           pode ser instalado nos postos de combustíveis
           para produzir localmente o hidrogênio e abaste-
           cer veículos, ônibus e caminhões.
             A Bosch, fornecedora alemã de soluções
           automobilísticas, anunciou recentemente a sua
           entrada  na produção  em  série  de  células  de  mia mundial, gerando nova motivação para as áreas de pesquisa e desen-
           combustível PEM com foco no mercado global  volvimento e a perspectiva de novos mercados. Países como o Brasil, que
           de caminhões e carros de passageiros. A comer-  possuem inúmeras fontes de geração de energia renovável, devem investir
           cialização dessa tecnologia está prevista para, “o  agora e explorar as inúmeras oportunidades.
           mais tardar”, 2022, segundo a Bosch.       Desafios como redução de peso, design veicular e sistemas de software
             Em uma análise realizada conjuntamente  de controle, que permitem a otimização e o aumento de eficiência do
           por Hytron e Bosch, ficaram claras as caracte-  sistema, foram vencidos pela engenharia da mobilidade nos últimos 20
           rísticas sobre o uso do hidrogênio proveniente  anos. O presente nos mostra que não existe mais retorno nesse processo
           da reforma de etanol para aplicações em célu-  de transformação energética. O futuro nos pede para estarmos abertos
           las a combustível. De acordo com a fabricante  a novos conceitos, novos combustíveis, novos modelos de geração de
           alemã, uma célula a combustível de 100 kW  energia. As pessoas tendem a ser resistentes a mudanças porque querem
           da Bosch promove uma autonomia de 1.125  preservar seus negócios atuais a todo custo, e, às vezes, não percebem
           km em um carro de passeio abastecido com  que os novos negócios podem ser mais rentáveis e mais sustentáveis. De
           7,5 kg de H 2. Um reformador da Hytron ne-  acordo com a World Commission on Environment and Development,
           cessita de apenas de 57 litros de etanol para  desenvolvimento sustentável é um desenvolvimento econômico, social e
           fornecer 7,5 kg de H 2, elevando a autonomia  ambiental, que atende às necessidades da geração atual sem comprome-
           do uso do etanol em aplicações veiculares para  ter as necessidades das futuras gerações.          n
           um patamar de 20 km/L.
                                                    * Daniel Gabriel Lopes é sócio-diretor da Hytron, engenheiro mecânico
           Desafios e oportunidades                  especializado em produção e utilização de hidrogênio, doutor em
           O hidrogênio abriu recentemente um leque de   Planejamento de Sistemas Energéticos pela Unicamp. Monica Saraiva
           oportunidades de novos negócios para a econo-  Panik é especialista internacional em hidrogênio e célula a combustível.

           julho/agosto/setembro                                                                            21
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