Page 21 - Revista EAA - Edição 83
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ROTA 2030 ESPECIAL
existente de distribuição do etanol para produ-
ção eficiente de hidrogênio renovável.
Em um futuro próximo, a disponibilidade de
gás natural em abundância em preços inferiores
aos atuais trará também a oportunidade de utili-
zar esse importante insumo na geração descen-
tralizada de hidrogênio a custos cada vez mais
competitivos para as aplicações automobilísticas
e industriais. Elevando ainda mais o potencial
do Brasil de se transformar em um polo de
empresas e tecnologias voltadas para produção,
compressão, purificação e uso do hidrogênio
descentralizado.
Pensando nisso, a Hytron, uma Empresa de
Base Tecnológica (EBT) brasileira, em parce-
ria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do
Estado de São Paulo (Fapesp), desenvolveu o
primeiro reformador de etanol do mundo em
sua modalidade. Este equipamento é capaz de
produzir hidrogênio ultrapuro (99,9999%) de
forma descentralizada, utilizando apenas etanol,
água e um pouco de eletricidade, e insumos. A
solução é disponibilizada em um contêiner que
pode ser instalado nos postos de combustíveis
para produzir localmente o hidrogênio e abaste-
cer veículos, ônibus e caminhões.
A Bosch, fornecedora alemã de soluções
automobilísticas, anunciou recentemente a sua
entrada na produção em série de células de mia mundial, gerando nova motivação para as áreas de pesquisa e desen-
combustível PEM com foco no mercado global volvimento e a perspectiva de novos mercados. Países como o Brasil, que
de caminhões e carros de passageiros. A comer- possuem inúmeras fontes de geração de energia renovável, devem investir
cialização dessa tecnologia está prevista para, “o agora e explorar as inúmeras oportunidades.
mais tardar”, 2022, segundo a Bosch. Desafios como redução de peso, design veicular e sistemas de software
Em uma análise realizada conjuntamente de controle, que permitem a otimização e o aumento de eficiência do
por Hytron e Bosch, ficaram claras as caracte- sistema, foram vencidos pela engenharia da mobilidade nos últimos 20
rísticas sobre o uso do hidrogênio proveniente anos. O presente nos mostra que não existe mais retorno nesse processo
da reforma de etanol para aplicações em célu- de transformação energética. O futuro nos pede para estarmos abertos
las a combustível. De acordo com a fabricante a novos conceitos, novos combustíveis, novos modelos de geração de
alemã, uma célula a combustível de 100 kW energia. As pessoas tendem a ser resistentes a mudanças porque querem
da Bosch promove uma autonomia de 1.125 preservar seus negócios atuais a todo custo, e, às vezes, não percebem
km em um carro de passeio abastecido com que os novos negócios podem ser mais rentáveis e mais sustentáveis. De
7,5 kg de H 2. Um reformador da Hytron ne- acordo com a World Commission on Environment and Development,
cessita de apenas de 57 litros de etanol para desenvolvimento sustentável é um desenvolvimento econômico, social e
fornecer 7,5 kg de H 2, elevando a autonomia ambiental, que atende às necessidades da geração atual sem comprome-
do uso do etanol em aplicações veiculares para ter as necessidades das futuras gerações. n
um patamar de 20 km/L.
* Daniel Gabriel Lopes é sócio-diretor da Hytron, engenheiro mecânico
Desafios e oportunidades especializado em produção e utilização de hidrogênio, doutor em
O hidrogênio abriu recentemente um leque de Planejamento de Sistemas Energéticos pela Unicamp. Monica Saraiva
oportunidades de novos negócios para a econo- Panik é especialista internacional em hidrogênio e célula a combustível.
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