Page 19 - Revista EAA - Edição 83
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ROTA 2030            CAPA                                                         ESPECIAL


          Eletromobilidade com

          energia renovável e etanol





           O alinhamento entre os grandes           possibilita diversas configurações: híbrida com mais ou menos baterias e
           atores das cadeias de energia            o plug-in para conexão na rede elétrica externa. Além disso, veículos mo-
           e de mobilidade pode ocorrer             vidos a célula a combustível hidrogênio têm ZERO emissão de poluentes
           através do menor dos elementos           e o seu tempo de abastecimento é inferior a 10% do que leva para carregar

                                                    uma bateria de tração.
           químicos: H 2
                                                      O GLC F-Cell da Mercedes-Benz, por exemplo, pode rodar nos mo-
           Daniel Gabriel Lopes e Monica Saraiva Panik*
                                                    dos: célula a combustível, híbrido, bateria e charge (como gerador estacio-
                                                    nário). O packaging dos veículos já atende às necessidades do consumidor,
                                                    ocupando o mesmo espaço de um veículo convencional. O armazenamen-
           Como será o futuro da mobilidade é algo que
                                                    to do hidrogênio para carros de passeio mais utilizado é feito de forma ga-
           tem sido analisado por vários especialistas no
                                                    sosa a 700 bar de pressão. O sistema a célula a combustível já foi instalado e
           mundo. Até pouco tempo estas questões esta-
                                                    está operando mundialmente em todos os modos de transporte como car-
           vam mais relacionadas aos quesitos de seguran-
                                                    ros de passeio, ônibus, trens, caminhões, vans, empilhadeiras e até aviões, e
           ça, design e conforto dos veículos. Porém, com
                                                    hoje todas as fabricantes já trabalham no desenvolvimento desses veículos.
           a pressão da sociedade e com a visão da descar-
                                                      Os mais novos desenvolvimentos são os caminhões a célula a com-
           bonização da economia mundial, tornou-se ne-
                                                    bustível hidrogênio. A Kenworth/Toyota nos Estados Unidos tem um
           cessário pensar, de forma disruptiva, em como
                                                    modelo de 40 t com autonomia de 320 km. A Hyundai, na Europa, de-
           reduzir as emissões de poluentes e gás carbônico
                                                    senvolveu um caminhão de 18 t com trailer de 34 t e autonomia de 400
           na mobilidade.
                                                    km. A fabricante anunciou que comercializará 1.600 unidades de 2019
             As tendências que parecem inevitáveis para
                                                    a 2025. Um consórcio entre Toyota, Nikola e Shell nos Estados Unidos
           a mobilidade do futuro são: o powertrain será
                                                    comercializará mais de 800 caminhões até 2028.
           elétrico e os veículos serão cada vez mais autô-
                                                      A líder mundial na comercialização de veículos a célula a combustível
           nomos. Porém, estes dois pontos, que parecem
                                                    é a Toyota, que acredita que eles têm potencial para se tornar mais baratos
           fáceis de serem compreendidos, mudam toda a
                                                    que os híbridos convencionais até 2025, e que no futuro serão mais bara-
           forma de pensar sobre mobilidade.
                                                    tos que um veículo a gasolina. Segundo a fabricante, a célula a combustível
             Os veículos movidos por um motor elétrico
                                                    não necessita de mais platina que um catalisador de diesel, e o alto custo
           trazem uma gama de alternativas quanto ao
                                                    da tecnologia está na produção. Sua nova fábrica com capacidade para
           armazenamento e à geração embarcada de ele-
                                                    produzir 30.000 veículos vai contribuir muito para a redução de custos do
           tricidade; dentre elas, o uso de hidrogênio em
                                                    Mirai Fuel Cell.
           células a combustível do tipo PEM (Proton
           Exchange Membrane) tem sido apontado como
           o que mais agrega os diversos setores da econo-
           mia, além de poder viabilizar a mobilidade mais
           eficiente, com maior autonomia e tempo de re-
           carga equivalente ao dos veículos atuais (de três
           a cinco minutos).
             Muita gente pensa que veículos a célula a
           combustível hidrogênio são concorrentes dos
           veículos a bateria, mas eles, na verdade, são
           complementares. Quanto maior a potência do
           veículo, maior a vantagem para as células a com-
           bustível em termos de autonomia e custo.
             Um veículo movido a célula a combustível é
           um gerador e armazenador de energia. O sis-
           tema de tração é elétrico e o design modular

           julho/agosto/setembro                                                                            19
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