Page 19 - Revista EAA - Edição 83
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ROTA 2030 CAPA ESPECIAL
Eletromobilidade com
energia renovável e etanol
O alinhamento entre os grandes possibilita diversas configurações: híbrida com mais ou menos baterias e
atores das cadeias de energia o plug-in para conexão na rede elétrica externa. Além disso, veículos mo-
e de mobilidade pode ocorrer vidos a célula a combustível hidrogênio têm ZERO emissão de poluentes
através do menor dos elementos e o seu tempo de abastecimento é inferior a 10% do que leva para carregar
uma bateria de tração.
químicos: H 2
O GLC F-Cell da Mercedes-Benz, por exemplo, pode rodar nos mo-
Daniel Gabriel Lopes e Monica Saraiva Panik*
dos: célula a combustível, híbrido, bateria e charge (como gerador estacio-
nário). O packaging dos veículos já atende às necessidades do consumidor,
ocupando o mesmo espaço de um veículo convencional. O armazenamen-
Como será o futuro da mobilidade é algo que
to do hidrogênio para carros de passeio mais utilizado é feito de forma ga-
tem sido analisado por vários especialistas no
sosa a 700 bar de pressão. O sistema a célula a combustível já foi instalado e
mundo. Até pouco tempo estas questões esta-
está operando mundialmente em todos os modos de transporte como car-
vam mais relacionadas aos quesitos de seguran-
ros de passeio, ônibus, trens, caminhões, vans, empilhadeiras e até aviões, e
ça, design e conforto dos veículos. Porém, com
hoje todas as fabricantes já trabalham no desenvolvimento desses veículos.
a pressão da sociedade e com a visão da descar-
Os mais novos desenvolvimentos são os caminhões a célula a com-
bonização da economia mundial, tornou-se ne-
bustível hidrogênio. A Kenworth/Toyota nos Estados Unidos tem um
cessário pensar, de forma disruptiva, em como
modelo de 40 t com autonomia de 320 km. A Hyundai, na Europa, de-
reduzir as emissões de poluentes e gás carbônico
senvolveu um caminhão de 18 t com trailer de 34 t e autonomia de 400
na mobilidade.
km. A fabricante anunciou que comercializará 1.600 unidades de 2019
As tendências que parecem inevitáveis para
a 2025. Um consórcio entre Toyota, Nikola e Shell nos Estados Unidos
a mobilidade do futuro são: o powertrain será
comercializará mais de 800 caminhões até 2028.
elétrico e os veículos serão cada vez mais autô-
A líder mundial na comercialização de veículos a célula a combustível
nomos. Porém, estes dois pontos, que parecem
é a Toyota, que acredita que eles têm potencial para se tornar mais baratos
fáceis de serem compreendidos, mudam toda a
que os híbridos convencionais até 2025, e que no futuro serão mais bara-
forma de pensar sobre mobilidade.
tos que um veículo a gasolina. Segundo a fabricante, a célula a combustível
Os veículos movidos por um motor elétrico
não necessita de mais platina que um catalisador de diesel, e o alto custo
trazem uma gama de alternativas quanto ao
da tecnologia está na produção. Sua nova fábrica com capacidade para
armazenamento e à geração embarcada de ele-
produzir 30.000 veículos vai contribuir muito para a redução de custos do
tricidade; dentre elas, o uso de hidrogênio em
Mirai Fuel Cell.
células a combustível do tipo PEM (Proton
Exchange Membrane) tem sido apontado como
o que mais agrega os diversos setores da econo-
mia, além de poder viabilizar a mobilidade mais
eficiente, com maior autonomia e tempo de re-
carga equivalente ao dos veículos atuais (de três
a cinco minutos).
Muita gente pensa que veículos a célula a
combustível hidrogênio são concorrentes dos
veículos a bateria, mas eles, na verdade, são
complementares. Quanto maior a potência do
veículo, maior a vantagem para as células a com-
bustível em termos de autonomia e custo.
Um veículo movido a célula a combustível é
um gerador e armazenador de energia. O sis-
tema de tração é elétrico e o design modular
julho/agosto/setembro 19