Page 21 - Revista EAA - Edição 84
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EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Figura 2.
Ecossistema de
carregamento de
veículos elétricos
xo custo e que sejam suportados por geração como ar-condicionado, compressor de ar, entre
limpa de energia elétrica. outros, combinada ao uso de biocombustíveis de
O Brasil já mostrou sua capacidade inovado- fonte renovável, pode representar ainda ganhos
ra na utilização do etanol como fonte renovável expressivos de eficiência energética e redução de
de energia e novamente pode exercer seu papel emissões. Essas soluções já começam a se tornar
de protagonismo na produção e utilização de economicamente viáveis em automóveis e po-
biocombustíveis como diesel renovável – óleo dem se expandir para ônibus e caminhões como
vegetal hidrogenado (OVH) – e biogás, associa- solução de curto e médio prazos para nosso
dos a diferentes graus de hibridização veicular mercado, com ótimo custo-benefício.
(veja matéria detalhada nesta edição). O aumento de conectividade e soluções di-
A utilização de biocombustíveis no Brasil e gitais relacionadas à internet das coisas (IoT)
em toda a América Latina seria uma opção in- também é algo tangível para o setor já nos dias
teressante de agregação de valor para a região de hoje. Observa-se, entretanto, grande quan-
com implementação relativamente rápida e um tidade de soluções que carecem de interope-
investimento reduzido na infraestrutura. Basi- rabilidade ou são demasiadamente complexas
camente não seriam necessárias modificações
nos veículos, o que permitiria ganhos ambien- Figura 3. Modelo de hibridização
tais inclusive nas frotas com tecnologias diesel (fonte: Scania)
mais antigas. De qualquer forma, é importante
que se discuta a regulamentação do setor e se
busquem os investimentos necessários para a
produção desses novos biocombustíveis.
O aumento de automação de câmbios com in-
tegração profunda aos motores Diesel de última
geração já representa um ganho expressivo em
termos de consumo de combustível e custo ope-
racional e também pode representar um poten-
cial importante de ganhos imediatos de eficiência
energética, com baixo custo de investimento.
A hibridização, ou seja, a eletrificação par-
cial para tração esporádica ou movimentação
de acessórios hoje ligados ao motor do veículo
outubro/novembro/dezembro 21