Page 17 - Revista EAA - Edição 84
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EFICIÊNCIA ENERGÉTICA


           HVO, o Brasil em busca

           de uma alternativa


           energética limpa





           A busca por uma alternativa energética
           mais eficiente e menos poluente, com
           base em matérias-primas renováveis, é um
           desafio a ser enfrentado pela engenharia
           Wagner C. Fonseca, Aníbal Machado e Orlando Zibini*



           Combustíveis alternativos são materiais ou  sob alta pressão) e isomerização, seguido de
           substâncias que podem ser utilizados como  destilação para separar a fração relativa ao óleo
           alternativa aos combustíveis fósseis (derivados  diesel. Esses processos garantem ao produto
           do petróleo, carvão) e materiais radioativos.   final qualidade consistente e, diferentemente
             Os fatores determinantes da pesquisa em  do  biodiesel,  a matéria-prima  utilizada  não
           combustíveis alternativos são, por exemplo, a  determina a qualidade do óleo diesel HVO.
           segurança energética, a redução de emissões   O óleo diesel HVO apresenta características
           nocivas e gases de efeito estufa.        físico-químicas e de eficiência no motor Diesel
             O Brasil já mostrou sua capacidade inova-  semelhantes ao do óleo diesel fóssil, podendo
           dora na utilização do etanol como fonte reno-  ser utilizado em motores atuais sem a neces-
           vável de energia e novamente pode exercer seu  sidade de quaisquer alterações. Sua principal
           papel de protagonismo na produção e utiliza-  vantagem é a redução significativa de emissões
           ção de biocombustíveis como o diesel reno-  de gases e material particulado. Além disso,
           vável – óleo vegetal hidrogenado (HVO) – e  possui alta proporção de hidrogênio/carbono e,
           biogás, associados a diferentes graus de hibri-  portanto, permite baixar significativamente as
           dização veicular.                        emissões de CO 2 de toda a frota.
             A Agência Nacional do Petróleo, Gás Na-  Por ser um combustível parafínico sem aro-
           tural e Biocombustíveis (ANP) iniciou recen-  máticos, apresenta um alto número de cetano,
           temente uma série de reuniões para debater  e, ao contrário do biodiesel (éster metílico de
           como o Brasil poderá adotar a introdução do  ácidos graxos), não contém monoglicerídeos
           diesel renovável HVO de forma a regular seu  saturados ou quaisquer glicosídeos esteróis,
           uso no futuro. O biocombustível, que atual-  tem excelente estabilidade à oxidação e não
           mente vem sendo utilizado na Europa e em  causa, portanto, os problemas conhecidos do
           outros países, ainda não está em uso no país  biodiesel (degradação hidrolítica, térmica e
           e não há qualquer regulação a respeito até o  microbiológica) e por isso não requer cuida-
           momento.                                 dos especiais de manuseio e estocagem.
             O HVO é um biocombustível renovável, de
                                                                                             HVO – redução de
           alta qualidade, com hidrocarbonetos similares
                                                                                             material particulado
           aos existentes no diesel fóssil, para uso em mo-
                                                                                             (fonte: Aprobio)
           tores de ignição por compressão. Produzido a
           partir de óleos vegetais, como óleo de palma,
           de soja, de girassol ou gorduras residuais (óleo
           de cozinha) e gorduras animais, se transforma
           em combustível líquido através de processos
           de hidrotratamento (reação com hidrogênio

           outubro/novembro/dezembro                                                                        17
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