Page 20 - Revista EAA - Edição 84
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EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Gráfico 3.
Alternativas
para redução de
emissões de CO
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(fonte: Scania)
teressante debate durante o 28º Congresso Como exemplo, podemos declaradamente
anual da entidade. dizer que se substituirmos os veículos a diesel
Nesse contexto, a discussão sempre se inicia por elétricos, sem modificar a base atual global
pela substituição do combustível fóssil, diesel das fontes geradoras dessa eletricidade, haveria
especialmente, por outras fontes de energia uma redução inferior a 40 % nas emissões de
menos poluentes e renováveis, como biocom- CO2, enquanto, em veículos híbridos, combi-
bustíveis, gás e eletricidade, sempre com foco nado a combustíveis de fonte renovável, essa
nos equipamentos envolvidos e na infraestru- redução poderia alcançar 90%. Por outro lado,
tura necessária. se consideramos a geração de eletricidade com
A conclusão a que chegamos é de que não fontes renováveis, a redução de emissões em ve-
existe uma verdade absoluta sobre a melhor ículos comerciais poderia chegar a 98%.
alternativa, já que nas opções que geram me- Hoje o mercado já dispõe de soluções de
nores emissões de gases de efeito estufa pelos veículos elétricos movidos a bateria ou com
veículos há muito ainda que evoluir e investir alimentação externa. Inclusive na Alemanha
para que a conta (financeira e de impacto am- já existem estudos de estradas eletrificadas que
biental) seja positiva de ponta a ponta. Além permitiriam que caminhões pudessem se deslo-
disso, as abordagens em termos de produtivi- car no modo elétrico apenas, com um pacote de
dade e soluções de serviço têm ainda grande baterias reduzido.
potencial a ser explorado. Na mesma lógica, o mercado já oferece op-
ções tecnológicas nas cidades para carregamen-
to de oportunidade, seja por acesso pantográfico
(vide foto 1) ou até mesmo por indução eletro-
magnética. As soluções químicas e de materiais
para baterias também têm evoluído em aumen-
to de densidade de energia com influência posi-
tiva em peso e custo.
Pantógrafos – A tecnologia permite alta
capacidade de recarga em um curto espaço de
tempo durante a operação.
O futuro está definido e a equação no mo-
mento é definirmos um plano sustentável de
como chegar a um cenário de eletrificação em
massa de veículos comerciais confiáveis, de bai-
Figura 1. Em Copenhague, 85%
dos ônibus foram convertidos para
propulsão elétrica, sem nenhuma
alteração em suas rotas
20 outubro/novembro/dezembro