Page 20 - Revista EAA - Edição 84
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EFICIÊNCIA ENERGÉTICA











                   Gráfico 3.
                 Alternativas
             para redução de
             emissões de CO
                           2
                (fonte: Scania)

                              teressante debate durante o 28º Congresso   Como exemplo, podemos declaradamente
                              anual da entidade.                       dizer que se substituirmos os veículos a diesel
                                Nesse contexto, a discussão sempre se inicia  por elétricos, sem modificar a base atual global
                              pela substituição do combustível fóssil, diesel  das fontes geradoras dessa eletricidade, haveria
                              especialmente, por outras fontes de energia  uma redução inferior a 40 % nas emissões de
                              menos poluentes e renováveis, como biocom-  CO2, enquanto, em veículos híbridos, combi-
                              bustíveis, gás e eletricidade, sempre com foco  nado a combustíveis de fonte renovável, essa
                              nos equipamentos envolvidos e na infraestru-  redução poderia alcançar 90%. Por outro lado,
                              tura necessária.                         se consideramos a geração de eletricidade com
                                A conclusão a que chegamos é de que não  fontes renováveis, a redução de emissões em ve-
                              existe  uma  verdade  absoluta  sobre  a  melhor  ículos comerciais poderia chegar a 98%.
                              alternativa, já que nas opções que geram me-   Hoje o mercado já dispõe de soluções de
                              nores emissões de gases de efeito estufa pelos  veículos elétricos movidos a bateria ou com
                              veículos há muito ainda que evoluir e investir  alimentação externa. Inclusive na Alemanha
                              para que a conta (financeira e de impacto am-  já existem estudos de estradas eletrificadas que
                              biental) seja positiva de ponta a ponta. Além  permitiriam que caminhões pudessem se deslo-
                              disso, as abordagens em termos de produtivi-  car no modo elétrico apenas, com um pacote de
                              dade e soluções de serviço têm ainda grande  baterias reduzido.
                              potencial a ser explorado.                  Na mesma lógica, o mercado já oferece op-
                                                                       ções tecnológicas nas cidades para carregamen-
                                                                       to de oportunidade, seja por acesso pantográfico
                                                                       (vide foto 1) ou até mesmo por indução eletro-
                                                                       magnética. As soluções químicas e de materiais
                                                                       para baterias também têm evoluído em aumen-
                                                                       to de densidade de energia com influência posi-
                                                                       tiva em peso e custo.

                                                                          Pantógrafos – A tecnologia permite alta
                                                                       capacidade de recarga em um curto espaço de
                                                                       tempo durante a operação.
                                                                          O futuro está definido e a equação no mo-
                                                                       mento é definirmos um plano sustentável de
                                                                       como chegar a um cenário de eletrificação em
                                                                       massa de veículos comerciais confiáveis, de bai-

                                                                       Figura 1. Em Copenhague, 85%
                                                                       dos ônibus foram convertidos para
                                                                       propulsão elétrica, sem nenhuma
                                                                       alteração em suas rotas

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