Page 18 - Revista EAA - Edição 84
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EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Fontes
recicláveis
para HVO
(fonte: Aprobio)
No painel Caminhões e Ônibus no Con- Vantagens da aplicação do
gresso SAE, o presidente da Associação dos HVO no mercado brasileiro
Produtores de Biocombustíveis do Brasil v Molécula sintética, de base vegetal ou gor-
(Aprobio), Erasmo Carlos Battistella, defen- dura animal, com as mesmas características
deu a ampliação da gama de biocombustíveis do diesel fóssil (somente hidrocarbonetos –
produzidos no país a partir da agregação do CnH2n+2).
HVO e do querosene de aviação renovável v Pode ser aplicado sem restrição e em qual-
(SPK): “A atual mistura B11, que vai chegar quer porcentagem de mistura para veículos
a B15 em 2023, poderia começar com H1, em todas as fases do Proconve, inclusive na
por exemplo, mas poderia chegar a H89 (89% futura fase P8.
de HVO no biodiesel).” Anunciou também v Contribui para diminuir os níveis de MP e
o investimento de US$ 800 milhões em uma NOx, principalmente em grandes centros
planta no Paraguai dedicada à combustíveis urbanos, porque pode ser aplicado a toda a
renováveis. frota sem restrições e sem necessidade de
O vice-presidente de Pesquisa e Desenvol- retrofit.
vimento Global da Scania, Jesper Wiklander, v Não apresenta os mesmos problemas de
participante do painel, disse que o Brasil tem armazenagem do biodiesel tradicional (esta-
uma grande vantagem e oportunidade por ser bilidade à oxidação), facilitando a logística e
um grande produtor rural, gerando biomas- a estocagem.
sa para o setor de biocombustível. Para ele, o v Não é necessária nenhuma alteração na
país tem todas as condições de adotar o HVO infraestrutura de logística de distribuição
imediatamente: “A única barreira que vejo ou na garagem da empresa de transporte e
hoje é a falta de especificação, mas pelas suas postos de serviço, o que viabiliza ainda mais
características, todos os veículos a diesel já po- o uso imediato.
dem usar o HVO em qualquer proporção, de A oportunidade está lançada, e resta saber
1% até 100%, sem a necessidade de investir qual será a capacidade de produção e se o preço
ou alterar os motores. Na Europa temos testes será competitivo frente às demais alternativas. n
que apresentaram excelentes resultados de efi-
ciência e emissões.” * Wagner C. Fonseca é membro do comitê de
A ANP vem trabalhando a partir das espe- Tecnologia de Veículos Rodoviários e Urbanos da
cificações desenvolvidas pelo Comitê Europeu SAE BRASIL. Aníbal Machado é chairman do
para a Padronização (CEN) e, também, das es- Comitê de Caminhões e Ônibus. Orlando Zibini
pecificações no mercado nacional sobre a pro- integra o marketing de Ônibus da Mercedes-
dução de querosenes de aviação alternativos. Benz do Brasil.
18 outubro/novembro/dezembro