Page 18 - Revista EAA - Edição 84
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EFICIÊNCIA ENERGÉTICA





















                      Fontes
                   recicláveis
                   para HVO
               (fonte: Aprobio)


                                No painel Caminhões e Ônibus no Con-   Vantagens da aplicação do
                              gresso SAE, o presidente da Associação dos  HVO no mercado brasileiro
                              Produtores de Biocombustíveis do Brasil  v Molécula sintética, de base vegetal ou gor-
                              (Aprobio), Erasmo Carlos Battistella, defen-  dura animal, com as mesmas características
                              deu a ampliação da gama de biocombustíveis   do diesel fóssil (somente hidrocarbonetos –
                              produzidos no país a partir da agregação do   CnH2n+2).
                              HVO e do querosene de aviação renovável  v Pode ser aplicado sem restrição e em qual-
                              (SPK): “A atual mistura B11, que vai chegar   quer porcentagem de mistura para veículos
                              a B15 em 2023, poderia começar com H1,      em todas as fases do Proconve, inclusive na
                              por exemplo, mas poderia chegar a H89 (89%   futura fase P8.
                              de HVO no biodiesel).” Anunciou também  v Contribui para diminuir os níveis de MP e
                              o investimento de US$ 800 milhões em uma    NOx, principalmente em grandes centros
                              planta no Paraguai dedicada à combustíveis   urbanos, porque pode ser aplicado a toda a
                              renováveis.                                 frota sem restrições e sem necessidade de
                                O vice-presidente de Pesquisa e Desenvol-  retrofit.
                              vimento Global da Scania, Jesper Wiklander,  v Não apresenta os mesmos problemas de
                              participante do painel, disse que o Brasil tem   armazenagem do biodiesel tradicional (esta-
                              uma grande vantagem e oportunidade por ser   bilidade à oxidação), facilitando a logística e
                              um grande produtor rural, gerando biomas-   a estocagem.
                              sa para o setor de biocombustível. Para ele, o  v Não é necessária nenhuma alteração na
                              país tem todas as condições de adotar o HVO   infraestrutura de logística de distribuição
                              imediatamente:  “A única barreira que vejo   ou na garagem da empresa de transporte e
                              hoje é a falta de especificação, mas pelas suas   postos de serviço, o que viabiliza ainda mais
                              características, todos os veículos a diesel já po-  o uso imediato.
                              dem usar o HVO em qualquer proporção, de    A oportunidade está lançada, e resta saber
                              1% até 100%, sem a necessidade de investir  qual será a capacidade de produção e se o preço

                              ou alterar os motores. Na Europa temos testes  será competitivo frente às demais alternativas.  n
                              que apresentaram excelentes resultados de efi-
                              ciência e emissões.”                     * Wagner C. Fonseca é membro do comitê de
                                A ANP vem trabalhando a partir das espe-  Tecnologia de Veículos Rodoviários e Urbanos da
                              cificações desenvolvidas pelo Comitê Europeu   SAE BRASIL. Aníbal Machado é chairman do
                              para a Padronização (CEN) e, também, das es-  Comitê de Caminhões e Ônibus. Orlando Zibini
                              pecificações no mercado nacional sobre a pro-  integra o marketing de Ônibus da Mercedes-
                              dução de querosenes de aviação alternativos.  Benz do Brasil.
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