Page 16 - Revista EAA - Edição 84
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EFICIÊNCIA ENERGÉTICA



                                                                       gir preço abaixo de US$ 100/kWh por volta de
                                                                       2025. Nesta condição, a bateria de 40 kWh de
                                                                       um carro elétrico médio, portanto com autono-
                                                                       mia de 400 quilômetros, custará cerca de US$
                                                                       4 mil, que, como pode ser visto na figura 5, re-
                                                                       presentará cerca de 20% do preço de venda de
                                                                       US$ 20 mil do carro elétrico, ou seja, o mesmo
                                                                       preço  de  um  veículo  equivalente  movido  por
                                                                       motor a combustão – cujos custos de operação
                                                                       e manutenção são muito mais elevados que os
                                                                       dos carros elétricos. A partir desse momento, a
                                                                       evolução dos carros elétricos e o declínio dos ve-
                                                                       ículos de motor a combustão será um caminho
                                                                       sem volta.
                   Figura 4.   de apenas mais 17 meses para a venda de mais 1   Conclusão
                Preço médio   milhão de carros elétricos, seguido de mais dez
               (US$/kWh) de   meses para chegar aos 3 milhões e mais 12 me-  Este artigo apresentou uma visão geral das bate-
                 bateria para                                          rias de íons de lítio utilizadas no suprimento de
              carros elétricos  ses para chegar, no início de 2019, a mais de 5   energia em veículos elétricos. Foram apresenta-
                              milhões de carros elétricos em circulação.
                                                                       dos resumidamente os diferentes materiais que
                                Este crescimento é decorrente dos constan-
                                                                       compõem os eletrodos positivo e negativo, os
                              tes avanços tecnológicos obtidos nas baterias de
                                                                       tipos de eletrólitos e uma breve descrição do sis-
                              íons de lítio, fruto dos bilhões de dólares inves-
                                                                       tema de gestão da bateria (BMS). Há uma cor-
                              tidos no desenvolvimento de novos materiais e
                                                                       rida mundial nas pesquisas e desenvolvimentos
                              processos industriais que, ao mesmo tempo que   de materiais dos eletrodos para aumentar a vida
                              aumentam o desempenho da bateria (mais den-
                                                                       útil, autonomia, segurança e diminuição de cus-
                              sidade de energia e potência, vida útil e seguran-  tos, visando o contínuo e inexorável crescimento
          Figura 5. Percentual   ça), diminuem de forma acentuada seu preço,
          de participação da   como mostra a figura 4.                 e domínio – no futuro próximo – da mobilidade
          bateria no preço                                             elétrica, conforme as constatações e projeções
          de venda de carros    Podemos observar que o preço médio das   mostradas ao final do trabalho.     n

          elétricos médios    baterias para carros elétricos diminuiu 85%
          (EUA)               nos últimos oito anos, com projeções de atin-  Referências

                                                                       1. TARASCON, J. M.; ARMAND, M. Issues
                                                                         and challenges facing rechargeable lithium
                                                                         batteries. Nature, v. 414, n. 6861, p. 359-367,
                                                                         15 nov. 2001.
                                                                       2. DUNN, Bruce; KAMATH, Haresh;
                                                                         TARASCON, Jean-Marie. Electrical Energy
                                                                         Storage for the Grid: A Battery of Choices. Science,
                                                                         v. 334, n. 6058, p. 928-935, 18 nov. 2011.
                                                                       3. ROSOLEM, M. F. N. C.; BECK, R. F. Novas
                                                                         Gerações de Baterias de Lítio para Veículos
                                                                         Elétricos e Híbridos - Progressos e Desafios.
                                                                         In: Anais do Congresso SAE Brasil 2018. São
                                                                         Paulo, 2018.
                                                                       4. MIAO, Yu; HYNAN, Patrick; VON
                                                                         JOUANNE, Annette; YOKOCHI, Alexandre.
                                                                         Current Li-ion Battery Technologies in Electric
                                                                         Vehicles and Opportunities for Advancements.
                                                                         Energies, v. 12, n. 6, p. 1074, 2019.
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