Page 16 - Revista EAA - Edição 84
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EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
gir preço abaixo de US$ 100/kWh por volta de
2025. Nesta condição, a bateria de 40 kWh de
um carro elétrico médio, portanto com autono-
mia de 400 quilômetros, custará cerca de US$
4 mil, que, como pode ser visto na figura 5, re-
presentará cerca de 20% do preço de venda de
US$ 20 mil do carro elétrico, ou seja, o mesmo
preço de um veículo equivalente movido por
motor a combustão – cujos custos de operação
e manutenção são muito mais elevados que os
dos carros elétricos. A partir desse momento, a
evolução dos carros elétricos e o declínio dos ve-
ículos de motor a combustão será um caminho
sem volta.
Figura 4. de apenas mais 17 meses para a venda de mais 1 Conclusão
Preço médio milhão de carros elétricos, seguido de mais dez
(US$/kWh) de meses para chegar aos 3 milhões e mais 12 me- Este artigo apresentou uma visão geral das bate-
bateria para rias de íons de lítio utilizadas no suprimento de
carros elétricos ses para chegar, no início de 2019, a mais de 5 energia em veículos elétricos. Foram apresenta-
milhões de carros elétricos em circulação.
dos resumidamente os diferentes materiais que
Este crescimento é decorrente dos constan-
compõem os eletrodos positivo e negativo, os
tes avanços tecnológicos obtidos nas baterias de
tipos de eletrólitos e uma breve descrição do sis-
íons de lítio, fruto dos bilhões de dólares inves-
tema de gestão da bateria (BMS). Há uma cor-
tidos no desenvolvimento de novos materiais e
rida mundial nas pesquisas e desenvolvimentos
processos industriais que, ao mesmo tempo que de materiais dos eletrodos para aumentar a vida
aumentam o desempenho da bateria (mais den-
útil, autonomia, segurança e diminuição de cus-
sidade de energia e potência, vida útil e seguran- tos, visando o contínuo e inexorável crescimento
Figura 5. Percentual ça), diminuem de forma acentuada seu preço,
de participação da como mostra a figura 4. e domínio – no futuro próximo – da mobilidade
bateria no preço elétrica, conforme as constatações e projeções
de venda de carros Podemos observar que o preço médio das mostradas ao final do trabalho. n
elétricos médios baterias para carros elétricos diminuiu 85%
(EUA) nos últimos oito anos, com projeções de atin- Referências
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2. DUNN, Bruce; KAMATH, Haresh;
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3. ROSOLEM, M. F. N. C.; BECK, R. F. Novas
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Elétricos e Híbridos - Progressos e Desafios.
In: Anais do Congresso SAE Brasil 2018. São
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4. MIAO, Yu; HYNAN, Patrick; VON
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Vehicles and Opportunities for Advancements.
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16 outubro/novembro/dezembro