Page 14 - Revista EAA - Edição 86
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CAPA ELETRIFICAÇÃO DA MOBILIDADE
Conceito eVTOL Embraer [fonte: Embraer X] Plataforma demonstradora de tecnologias 100% elétrica
[fonte: Embraer S.A.]
dade dissipação de calor, permitindo altas densidades de cor-
rente e operação em altas frequência no caso dos inversores.
Nota-se, portanto, que o desenvolvimento de novos ma-
teriais tem um papel relevante no atendimento das demandas
dos veículos aéreos, para aumento de densidade de potência,
densidade de energia, capacidade estrutural, capacidade de
isolamento elétrico e da condução de calor.
Diante do exposto, fica evidente que há sinergia entre os
Redução da taxa de massa por potência diferentes modais de transporte em torno da eletrificação, e a
das máquinas elétricas em kg/kW [fonte: WEG] cooperação entre os seus principais atores – empresas, academia
e governo – permitirá o transbordamento de conhecimento, tra-
zendo ganhos expressivos de eficiência às soluções que chegarão
Com o uso de baterias, diferentemente do uso do querosene ao mercado, gerando desenvolvimento da engenharia nacional
em veículos aéreos, o peso do veículo não diminui com o con- e empregos de alta qualificação, beneficiando a sociedade e o
sumo de energia ao longo do voo, afetando o seu desempenho meio ambiente com o crescimento sustentável da mobilidade.
bem como seu dimensionamento estrutural, uma vez que o veí- Além disso, o Brasil tem em seu DNA a busca por soluções
culo fica sujeito a uma maior carga durante a aterrissagem. de baixo impacto ambiental, como, por exemplo, o pioneiris-
No que se refere ao sistema elétrico, as potências propulsivas mo dos automóveis e do avião agrícola Ipanema movidos a
em veículos aéreos são altas, sendo necessários níveis mais ele- etanol, bem como o desenvolvimento de tecnologia nacional
vados de tensão, cujo valor é um dos pontos críticos de projeto, para produção de biodiesel a partir de biomassas. Esse DNA,
pois componentes como bateria, BMS (Battery Management combinado com a competência técnica de atores no setor de
System), GEC (General Electric Control), inversor de frequ- energia e da mobilidade, criatividade da engenharia nacional,
ência, cabeamento e até motor de propulsão são sensíveis aos disponibilidade de fontes limpas e sustentáveis de energia, fa-
valores de tensão e corrente. Além disso, por operar em am- zem da eletrificação uma ponta de lança para a criação e o
biente de ar rarefeito, existe risco maior de descargas elétricas fortalecimento de uma nova dinâmica no país: o desenvolvi-
nos contatores e chaveamentos, levando à necessidade de se in- mento tecnológico a partir da cooperação multissetorial. No
corporar proteções geralmente desnecessárias nos automóveis. setor aéreo brasileiro, instituições já se movimentam nesse
Com relação aos motores elétricos, novas topologias de sentido, como na parceria tecnológica firmada entre Embraer
máquinas elétricas serão associadas ao uso de novos materiais, e WEG em 2019, que culminará no voo de uma plataforma
permitindo aumento de indução com baixas perdas em fre- demonstradora de tecnologias 100% elétricas. n
quências elevadas. A massa de material utilizada em máqui-
nas elétricas para cada kW fornecido ao eixo vem sofrendo *André Gasparotti – Mentor de Tecnologia e Inovação
significativas reduções e serão ainda mais pronunciadas para da Mobilidade Aérea SAE BRASIL; Alex Sandro Barbosa Passos –
viabilizar sua aplicação em propulsão de aeronaves. Membro da Comissão de Veículos Elétricos e Híbridos SAE BRASIL;
Os inversores de frequência e os componentes eletrônicos, Luiz Augusto Rodrigues Nerosky – Membro da Mentoria
por sua vez, também avançam na redução de massa e capaci- de Tecnologia e Inovação da Mobilidade Aérea SAE BRASIL
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