Page 35 - Revista EAA - Edição 87
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PONTO DE VISTA








 Hidrogênio verde




 A SAE BRASIL, atenta às tendências tecnológicas e às novas oportunidades, criou
 a Mentoria em Tecnologia e Inovação em Mobilidade com Hidrogênio, que está
 focada na disseminação de informações, na capacitação para os engenheiros da
 mobilidade e na criação de um capital intelectual nacional robusto.
 Os desafios a serem superados são proporcionais ao tamanho das oportunidades
 que se constroem ao estimular o uso do hidrogênio como o vetor enérgico que não
 possui carbono em sua molécula.
 Cada vez mais países têm se estruturado no caminho de uma sociedade baseada
 no uso do hidrogênio. Recentemente, a Alemanha divulgou a Estratégia Nacional
 de Hidrogênio (NWS), em que é esperada a produção de uma grande quantidade
 Dr. Eng. Daniel Gabriel Lopes*
 *Coordenador da Mentoria em    de hidrogênio verde para a sua transição energética. Segundo a estratégia
 Tecnologia e Inovação para a Mobilidade   apresentada, esse hidrogênio não será produzido apenas em território alemão,
 com Hidrogênio, diretor da Hytron,   dada a limitada capacidade de geração renovável no país. Dessa forma, a Alemanha
 doutor em Planejamento de Sistemas
 deve se tornar um grande importador de energia no futuro, e para tanto está
 Energéticos pela Unicamp (2009),
 construindo parcerias internacionais com foco no tema “hidrogênio verde”.
 mestre em Engenharia Térmica e Fluidos
 pela Unicamp (2005) e graduado em   Nesse sentido, a AHK Rio de Janeiro em parceria com a SAE BRASIL, está
 Engenharia Mecânica pela Universidade   elaborando o mapeamento nacional sobre o setor de hidrogênio verde, com a
 Federal do Ceará — UFC (2003).    finalidade de analisar a situação da indústria brasileira perante a oportunidade
 de tornar o País um exportador desse combustível. O principal objetivo desse
 estudo consiste em elaborar um mapeamento da indústria e dos principais
 atores acadêmicos e institucionais, como um elemento preparatório para o
 desenvolvimento de um roadmap brasileiro sobre hidrogênio verde. Além disso,
 almeja-se obter a partir da execução do estudo uma visão geral sobre as principais
 tecnologias e fontes para a produção de hidrogênio verde e PtX (Power-to-X),
 bem como identificar os estágios de maturidade no Brasil, comparativamente
 “Cada vez mais   a países líderes nessas tecnologias.
 países têm se   Quanto às aplicações em mobilidade e capacitação da engenharia nacional,
 foi criado o SAE BRASIL & BALLARD Student H2 Challenge 2020, a
 estruturado no   primeira competição de veículos Baja e Fórmula SAE movidos por H  e célula a
 caminho de   combustível no mundo. O objetivo é transferir conhecimento e experiência sobre
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 uma sociedade   o uso de célula a combustível para a aplicação automotiva. Nesta primeira edição
 baseada no uso   ocorreram nove cursos e foram capacitados mais de 150 alunos de engenharia,
 do hidrogênio.”  de 12 universidades brasileiras, nos temas da mobilidade com hidrogênio e com
 forte incentivo à interação entre os estudantes e os profissionais da academia e
 da indústria nacional e internacional. Uma oportunidade real de aprendizado ao
 trabalhar com essa tecnologia de ponta, ainda pouco difundida no Brasil, e interagir
 a partir de atividades virtuais, mesmo durante o período da pandemia.
 Dessa forma, a SAE BRASIL vem se posicionando como uma instituição
 atenta aos novos desafios energéticos globais, às novas tecnologias da mobilidade,
 com a visão de colaborar no desenvolvimento econômico brasileiro, valorizando
 o conhecimento, as pessoas e as tecnologias nacionais. n





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