Page 31 - Revista EAA - Edição 87
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SAE MULHERES    APRENDENDO COM ELAS











             Franceli Jodas, sócia da KPMG e                   WOMEN OF FORD
           membro do Comitê de Inclusão e Di-                    –  por  Silvia Iombriller,  doutora  em
           versidade da empresa há dez anos. Ela re-           Engenharia Mecânica e líder de No-
           latou a experiência da KPMG e destacou a liberdade para a ino-  vas Tecnologias de Chassis na Ford
 Mara Ligia Kiefer   Franceli Jodas   Daniela Lucchese
 Social IN  KPMG  DL Comunicação  vação, boas ideias, humanização da relação com o mercado com   Motor Company América do Sul.
           soluções personalizadas às demandas e melhoria da reputação da   O projeto envolve mais  de 10
           marca como resultados. Franceli destacou estudo realizado em   mil membros em todos os continentes,
 Cailo Adas   Adriana Tonini   2017 pelo Fundo da População das Nações Unidas, que mos-  mulheres e homens imbuídos da tarefa
 SAE BRASIL  CNPq  tra que o equilíbrio da participação entre mulheres e homens no   de trazer para a corporação o senso de equidade de gênero.
           mercado acresceria 28 trilhões de dólares na economia mundial   São quatro os pilares que sustentam o programa, e aumentar
           até 2025, valor correspondente a 26% do PIB Global.   a proporção de mulheres em todos os níveis da empresa é o
 Cassiana H. Hamada   Silvia Iombriller   Viviane Salvador
 CAOA  Ford Motor Company  Jornalista                          primeiro deles. Os pilares seguintes destacados por Silvia fo-
           Cases                                               ram a promoção da mudança cultural com o envolvimento de
                                                               homens para a troca de experiências e o desenvolvimento de
                             O CNPQ E O PROGRAMA               estratégias de comunicação entre grupos de áreas diferentes e
 O Carnaval 4.0               MULHER E CIÊNCIA                 até de outras empresas. “Nessa hora não somos concorrentes,
                                                               temos que somar!”, destacou.
                                 –  pela Professora doutora  Adriana
 No início de 2019, colegas da Mercedes-Benz que fa-  Projeto   Na abertura do evento digital,  Camilo   Maria Tonini, diretora da Diretoria   Tornar-se o empregador preferido das mulheres foi o úl-
 ziam parte do  Adas,  presidente da SAE BRASIL, de-  de Engenharias, Ciências Exatas,   timo pilar, relacionado por ela como o mais desafiador: “Pre-
 Aprendendo    fendeu a posição convicta da associa-  Humanas e Sociais do CNPq.  cisamos enxergar a mulher inserida no todo, que faz parte de
 com Elas,    entre as visões feminina e masculina no   Adriana falou sobre a representa-  uma comunidade, que tem uma família”, apontou.
 ção quanto à importância do equilíbrio

 por Caoa, foi    sobrevivência das empresas no mercado.        ção das mulheres brasileiras na ciência e mostrou a proporção
 mundo corporativo, que atribuiu à própria
           delas nas estatísticas de ingressos (55,2%); matrículas (57%) e
 lançado com    Mara Lígia Kiefer, líder de Projetos de   conclusões (61%) nos cursos superiores de graduação no País   MECÂNICA PARA ELAS
                                                                                    – por  Cassiana Hiromi Hamada,
           de acordo com o Censo da Educação Superior 2017. Na pes-
 foco no tema    Inclusão na Social IN, observou que as   quisa científica ela citou dados do “Relatório Gender in the   de Pós-Venda da Caoa.
                                                                                    coordenadora de Qualidade e Processos
           Global Research Landscape”, que mostram que a publicação
 mulheres, no Brasil, são 51,6 % da popu-
 da equidade    dro funcional das empresas e são 13,6%   feminina de artigos científicos cresceu 11% nos últimos 20   O projeto tem o objetivo de ensinar a
 lação, mas ocupam apenas 35% do qua-
           anos. “Elas publicam 49%, mas nas áreas de Computação e
 de gênero  realizado pelo Instituto Ethos. Entre as van-  Matemática a representatividade deles supera 75% na autoria   mulheres a manutenção preventiva do veículo e fazer com que
 nos cargos de liderança, segundo estudo
           dos trabalhos”, disse. Na Ciência & Tecnologia a participação
                                                               elas se sintam parte integrante do universo automobilístico.
 tagens da inclusão no mundo corporativo destacou que empre-  cresceu de forma geral no Brasil, mas a representação femini-  Desde a criação, em 2017, foram organizadas 50 turmas para
 sas de cultura inclusiva superam as demais em inovação, têm   na nas engenharias e ciências exatas, é ainda inferior a 20%,   o aprendizado de 741 mulheres clientes da marca, interessa-
 Com transmissão pelo canal de YouTube   líderes melhores na promoção do trabalho em equipe e geram   destacou Adriana. Nas bolsas mais importantes do CNPq, en-  das na mecânica veicular básica.
 da SAE BRASIL, o Aprendendo com Elas foi   ambientes mais felizes, com retenção de talentos e saúde orga-  tretanto, elas têm paridade com os homens em participação.  O curso oferece conteúdo teórico e também prático, com
 lançado oficialmente no dia 8 de setembro.   nizacional mais sólida, segundo relatório sobre diversidade na   Adriana destacou o projeto Meninas nas Ciências Exa-  aulas ministradas nas oficinas da Rede Caoa. “As aulas são
 O projeto, que conta com o apoio da Caoa   América Latina, o Diversity Matters (Mckinsey, 2020) realiza-  tas, Engenharias e Computação, case de sucesso do CNPq que   dadas por mulheres na oficina das concessionárias, onde as
 Chery, é a primeira ação realizada pela SAE   do com dados obtidos em 700 corporações. No quesito lucrati-  estimula meninas e mulheres às carreiras de ciências exatas,   clientes interagem, põem a mão na massa e tiram dúvidas”,
 Mulheres, uma das mais novas mentorias    vidade o relatório mostra ainda que empresas inclusivas podem   engenharias e computação, por meio da integração da escola   explica Cassiana. Para atender a demanda das clientes, o Me-
 da Matriz do Conhecimento da entidade.  superar as concorrentes em 33% com diversidade étnica e racial,   com Instituições de Ciência e Tecnologia. “São ações simples   cânica para Elas já evoluiu para um segundo módulo, de con-
 em 21% com diversidade de gênero e em 25% com diversidade   com as escolas a partir do sexto ano do ensino fundamental   teúdo 70% prático. “Todas as mulheres que participam saem
 maior na liderança em termos de orientação sexual.  que incluem kits práticos de áreas como robótica, química e   encantadas com o conhecimento adquirido”, anunciou ela.
 “A diversidade na empresa não só dá lucro como nos torna   física para que as meninas vejam as possibilidades de carreiras   Daniela Lucchese, mentora da SAE Mulheres, encerrou
 seres humanos melhores”, anunciou.  a seguir, e que têm dado bons resultados” finalizou.   o evento.
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