Page 34 - Revista EAA - Edição 87
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PONTO DE VISTA








                                                          Hidrogênio verde




                                                          A SAE BRASIL, atenta às tendências tecnológicas e às novas oportunidades, criou
                                                          a Mentoria em Tecnologia e Inovação em Mobilidade com Hidrogênio, que está
                                                          focada na disseminação de informações, na capacitação para os engenheiros da
                                                          mobilidade e na criação de um capital intelectual nacional robusto.
                                                          Os desafios a serem superados são proporcionais ao tamanho das oportunidades
                                                          que se constroem ao estimular o uso do hidrogênio como o vetor enérgico que não
                                                          possui carbono em sua molécula.
                                                          Cada vez mais países têm se estruturado no caminho de uma sociedade baseada
                                                          no uso do hidrogênio. Recentemente, a Alemanha divulgou a Estratégia Nacional
                                                          de Hidrogênio (NWS), em que é esperada a produção de uma grande quantidade
                            Dr. Eng. Daniel Gabriel Lopes*
                                 *Coordenador da Mentoria em    de hidrogênio verde para a sua transição energética. Segundo a estratégia
                          Tecnologia e Inovação para a Mobilidade   apresentada, esse hidrogênio não será produzido apenas em território alemão,
                              com Hidrogênio, diretor da Hytron,   dada a limitada capacidade de geração renovável no país. Dessa forma, a Alemanha
                             doutor em Planejamento de Sistemas
                                                          deve se tornar um grande importador de energia no futuro, e para tanto está
                              Energéticos pela Unicamp (2009),
                                                          construindo parcerias internacionais com foco no tema “hidrogênio verde”.
                          mestre em Engenharia Térmica e Fluidos
                             pela Unicamp (2005) e graduado em   Nesse sentido, a AHK Rio de Janeiro em parceria com a SAE BRASIL, está
                          Engenharia Mecânica pela Universidade   elaborando o mapeamento nacional sobre o setor de hidrogênio verde, com a
                              Federal do Ceará — UFC (2003).    finalidade de analisar a situação da indústria brasileira perante a oportunidade
                                                          de tornar o País um exportador desse combustível. O principal objetivo desse
                                                          estudo consiste em elaborar um mapeamento da indústria e dos principais
                                                          atores acadêmicos e institucionais, como um elemento preparatório para o
                                                          desenvolvimento de um roadmap brasileiro sobre hidrogênio verde. Além disso,
                                                          almeja-se obter a partir da execução do estudo uma visão geral sobre as principais
                                                          tecnologias e fontes para a produção de hidrogênio verde e PtX (Power-to-X),
                                                          bem como identificar os estágios de maturidade no Brasil, comparativamente
                            “Cada vez mais                a países líderes nessas tecnologias.
                             países têm se                Quanto às aplicações em mobilidade e capacitação da engenharia nacional,
                                                          foi criado o SAE BRASIL & BALLARD Student H2 Challenge 2020, a
                            estruturado no                primeira competição de veículos Baja e Fórmula SAE movidos por H  e célula a
                              caminho de                  combustível no mundo. O objetivo é transferir conhecimento e experiência sobre
                                                                                                                 2
                            uma sociedade                 o uso de célula a combustível para a aplicação automotiva. Nesta primeira edição
                           baseada no uso                 ocorreram nove cursos e foram capacitados mais de 150 alunos de engenharia,
                            do hidrogênio.”               de 12 universidades brasileiras, nos temas da mobilidade com hidrogênio e com
                                                          forte incentivo à interação entre os estudantes e os profissionais da academia e
                                                          da indústria nacional e internacional. Uma oportunidade real de aprendizado ao
                                                          trabalhar com essa tecnologia de ponta, ainda pouco difundida no Brasil, e interagir
                                                          a partir de atividades virtuais, mesmo durante o período da pandemia.
                                                             Dessa forma, a SAE BRASIL vem se posicionando como uma instituição
                                                          atenta aos novos desafios energéticos globais, às novas tecnologias da mobilidade,
                                                          com a visão de colaborar no desenvolvimento econômico brasileiro, valorizando
                                                          o conhecimento, as pessoas e as tecnologias nacionais. n





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