Page 34 - Revista EAA - Edição 87
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PONTO DE VISTA
Hidrogênio verde
A SAE BRASIL, atenta às tendências tecnológicas e às novas oportunidades, criou
a Mentoria em Tecnologia e Inovação em Mobilidade com Hidrogênio, que está
focada na disseminação de informações, na capacitação para os engenheiros da
mobilidade e na criação de um capital intelectual nacional robusto.
Os desafios a serem superados são proporcionais ao tamanho das oportunidades
que se constroem ao estimular o uso do hidrogênio como o vetor enérgico que não
possui carbono em sua molécula.
Cada vez mais países têm se estruturado no caminho de uma sociedade baseada
no uso do hidrogênio. Recentemente, a Alemanha divulgou a Estratégia Nacional
de Hidrogênio (NWS), em que é esperada a produção de uma grande quantidade
Dr. Eng. Daniel Gabriel Lopes*
*Coordenador da Mentoria em de hidrogênio verde para a sua transição energética. Segundo a estratégia
Tecnologia e Inovação para a Mobilidade apresentada, esse hidrogênio não será produzido apenas em território alemão,
com Hidrogênio, diretor da Hytron, dada a limitada capacidade de geração renovável no país. Dessa forma, a Alemanha
doutor em Planejamento de Sistemas
deve se tornar um grande importador de energia no futuro, e para tanto está
Energéticos pela Unicamp (2009),
construindo parcerias internacionais com foco no tema “hidrogênio verde”.
mestre em Engenharia Térmica e Fluidos
pela Unicamp (2005) e graduado em Nesse sentido, a AHK Rio de Janeiro em parceria com a SAE BRASIL, está
Engenharia Mecânica pela Universidade elaborando o mapeamento nacional sobre o setor de hidrogênio verde, com a
Federal do Ceará — UFC (2003). finalidade de analisar a situação da indústria brasileira perante a oportunidade
de tornar o País um exportador desse combustível. O principal objetivo desse
estudo consiste em elaborar um mapeamento da indústria e dos principais
atores acadêmicos e institucionais, como um elemento preparatório para o
desenvolvimento de um roadmap brasileiro sobre hidrogênio verde. Além disso,
almeja-se obter a partir da execução do estudo uma visão geral sobre as principais
tecnologias e fontes para a produção de hidrogênio verde e PtX (Power-to-X),
bem como identificar os estágios de maturidade no Brasil, comparativamente
“Cada vez mais a países líderes nessas tecnologias.
países têm se Quanto às aplicações em mobilidade e capacitação da engenharia nacional,
foi criado o SAE BRASIL & BALLARD Student H2 Challenge 2020, a
estruturado no primeira competição de veículos Baja e Fórmula SAE movidos por H e célula a
caminho de combustível no mundo. O objetivo é transferir conhecimento e experiência sobre
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uma sociedade o uso de célula a combustível para a aplicação automotiva. Nesta primeira edição
baseada no uso ocorreram nove cursos e foram capacitados mais de 150 alunos de engenharia,
do hidrogênio.” de 12 universidades brasileiras, nos temas da mobilidade com hidrogênio e com
forte incentivo à interação entre os estudantes e os profissionais da academia e
da indústria nacional e internacional. Uma oportunidade real de aprendizado ao
trabalhar com essa tecnologia de ponta, ainda pouco difundida no Brasil, e interagir
a partir de atividades virtuais, mesmo durante o período da pandemia.
Dessa forma, a SAE BRASIL vem se posicionando como uma instituição
atenta aos novos desafios energéticos globais, às novas tecnologias da mobilidade,
com a visão de colaborar no desenvolvimento econômico brasileiro, valorizando
o conhecimento, as pessoas e as tecnologias nacionais. n
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