Page 32 - Revista EAA - Edição 87
P. 32

SAE MULHERES     CARREIRAS







































                                                                                                                                                       “Ainda estamos longe de ter oportunidades
                                                                                                                                                    iguais de crescimento profissional, equiparação
                                                                                                                                                      de cargos e salários no mercado de trabalho”


                        Em busca de                                           No Brasil o número de graduandos por sexo demonstra                  Entretanto, como falar em desenvolvimento de uma nação   te familiar, seja na escola, nas mídias e na sociedade. Segundo

                        oportunidades                                      que as mulheres têm maior inserção no ensino superior; de            se não há investimentos em ciência e tecnologia e se basica-  a OECD (2015), em 2012 somente 14% das jovens mulheres
                                                                                                                                                                                                    ingressantes na universidade escolheram áreas abrangidas pelo
                                                                                                                                                mente excluímos metade da população, que são as mulheres,
                                                                           acordo com o MEC/Inep (2018), 61,1% concluintes do ensi-
                        iguais                                             no superior são mulheres e 38,9% são homens. Porém, a pre-           de pensar e propor soluções para os problemas de nossa socie-  conceito de Stem, como engenharia, indústria e construção.
                                                                                                                                                                                                      Para   atingir as  meninas é preciso mostrar que Stem  é
                                                                           dominância de formação engloba cursos de ciências humanas
                                                                                                                                                dade? Assim, perdemos a oportunidade de construir um País
                                                                           e sociais aplicadas, e não áreas Stem.                               mais desenvolvido economicamente e com maior participação   para  elas, sim! É preciso incentivá-las desde a infância às
                        A participação das mulheres nas áreas                 Apesar das mulheres serem cerca de metade da popula-              ativa populacional. Dois são os tipos de segregação femini-  carreiras científicas, e o Estado brasileiro tem o papel fun-
                        de Science, Technology Engineering                 ção mundial a presença feminina em áreas Stem ainda está             na: a horizontal, com poucas mulheres em áreas específicas   damental de fomentar ações que abram oportunidades para
                        and Mathematics [Stem]: uma construção             sub-representada. De acordo a Unesco (2018), 28% dos pes-            do conhecimento, por exemplo, em Stem, e a vertical, referen-  que as meninas possam ter contato com a ciência, a tecnologia
                        desde a infância                                   quisadores de todo o mundo são mulheres. Elas também têm             te à baixa representação de mulheres em postos de prestígio e   e a inovação desde os ciclos mais básicos da educação. Um
                                                                           menos reconhecimento, apenas 17 receberam o Prêmio Nobel             poder. Dessa forma, ainda estamos longe de ter oportunidades   exemplo de política pública cujo objetivo era despertar a vo-
                                                                           de Física, Química ou Medicina desde Marie Curie, em 1903,           iguais de crescimento profissional, equiparação de cargos e sa-  cação de alunas da educação básica para as carreiras Stem foi
                        Adriana Tonini*
                                                                           em comparação a 572 homens.                                          lários no mercado de trabalho.                      uma chamada pública do CNPq em 2018, com o tema “Meni-
                                                                                                                                                   É preciso ter políticas de inclusão que estimulem a parti-  nas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação”.      Es-
                                                                                                                                                cipação de meninas em áreas de STEM para desconstruir o   pera-se que ações como essas possam se transformar em uma
                                                      “Apesar das mulheres serem cerca de metade                                                que elas tendem a acreditar: que não são tão capazes quanto os   política pública que visa reduzir a segregação horizontal e ver-
                                                       da população mundial a presença feminina                                                 meninos, devido a uma criação social de estereótipos. Por isso,   tical das mulheres nas áreas Stem.
                                                      em áreas Stem ainda está sub-representada”                                                motivar vocações não é tarefa fácil, principalmente em áreas de
                                                                                                                                                engenharia, exatas e computação, nas quais, para as meninas, a   *Adriana Maria Tonini, diretora da Diretoria de Engenharias, Ciências
                                                                                                                                                afinidade é desconstruída ainda na infância, seja no ambien-  Exatas, Humanas e Sociais –DEHS/CNPq.





                        32                                                                                 julho/agosto/setembro                julho/agosto/setembro                                                                             33
   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36