Page 30 - Revista EAA - Edição 87
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SAE MULHERES APRENDENDO COM ELAS
Franceli Jodas, sócia da KPMG e WOMEN OF FORD
membro do Comitê de Inclusão e Di- – por Silvia Iombriller, doutora em
versidade da empresa há dez anos. Ela re- Engenharia Mecânica e líder de No-
latou a experiência da KPMG e destacou a liberdade para a ino- vas Tecnologias de Chassis na Ford
Mara Ligia Kiefer Franceli Jodas Daniela Lucchese
Social IN KPMG DL Comunicação vação, boas ideias, humanização da relação com o mercado com Motor Company América do Sul.
soluções personalizadas às demandas e melhoria da reputação da O projeto envolve mais de 10
marca como resultados. Franceli destacou estudo realizado em mil membros em todos os continentes,
Cailo Adas Adriana Tonini 2017 pelo Fundo da População das Nações Unidas, que mos- mulheres e homens imbuídos da tarefa
SAE BRASIL CNPq tra que o equilíbrio da participação entre mulheres e homens no de trazer para a corporação o senso de equidade de gênero.
mercado acresceria 28 trilhões de dólares na economia mundial São quatro os pilares que sustentam o programa, e aumentar
até 2025, valor correspondente a 26% do PIB Global. a proporção de mulheres em todos os níveis da empresa é o
Cassiana H. Hamada Silvia Iombriller Viviane Salvador
CAOA Ford Motor Company Jornalista primeiro deles. Os pilares seguintes destacados por Silvia fo-
Cases ram a promoção da mudança cultural com o envolvimento de
homens para a troca de experiências e o desenvolvimento de
O CNPQ E O PROGRAMA estratégias de comunicação entre grupos de áreas diferentes e
O Carnaval 4.0 MULHER E CIÊNCIA até de outras empresas. “Nessa hora não somos concorrentes,
temos que somar!”, destacou.
– pela Professora doutora Adriana
No início de 2019, colegas da Mercedes-Benz que fa- Projeto Na abertura do evento digital, Camilo Maria Tonini, diretora da Diretoria Tornar-se o empregador preferido das mulheres foi o úl-
ziam parte do Adas, presidente da SAE BRASIL, de- de Engenharias, Ciências Exatas, timo pilar, relacionado por ela como o mais desafiador: “Pre-
Aprendendo fendeu a posição convicta da associa- Humanas e Sociais do CNPq. cisamos enxergar a mulher inserida no todo, que faz parte de
com Elas, entre as visões feminina e masculina no Adriana falou sobre a representa- uma comunidade, que tem uma família”, apontou.
ção quanto à importância do equilíbrio
por Caoa, foi sobrevivência das empresas no mercado. ção das mulheres brasileiras na ciência e mostrou a proporção
mundo corporativo, que atribuiu à própria
delas nas estatísticas de ingressos (55,2%); matrículas (57%) e
lançado com Mara Lígia Kiefer, líder de Projetos de conclusões (61%) nos cursos superiores de graduação no País MECÂNICA PARA ELAS
– por Cassiana Hiromi Hamada,
de acordo com o Censo da Educação Superior 2017. Na pes-
foco no tema Inclusão na Social IN, observou que as quisa científica ela citou dados do “Relatório Gender in the de Pós-Venda da Caoa.
coordenadora de Qualidade e Processos
Global Research Landscape”, que mostram que a publicação
mulheres, no Brasil, são 51,6 % da popu-
da equidade dro funcional das empresas e são 13,6% feminina de artigos científicos cresceu 11% nos últimos 20 O projeto tem o objetivo de ensinar a
lação, mas ocupam apenas 35% do qua-
anos. “Elas publicam 49%, mas nas áreas de Computação e
de gênero realizado pelo Instituto Ethos. Entre as van- Matemática a representatividade deles supera 75% na autoria mulheres a manutenção preventiva do veículo e fazer com que
nos cargos de liderança, segundo estudo
dos trabalhos”, disse. Na Ciência & Tecnologia a participação
elas se sintam parte integrante do universo automobilístico.
tagens da inclusão no mundo corporativo destacou que empre- cresceu de forma geral no Brasil, mas a representação femini- Desde a criação, em 2017, foram organizadas 50 turmas para
sas de cultura inclusiva superam as demais em inovação, têm na nas engenharias e ciências exatas, é ainda inferior a 20%, o aprendizado de 741 mulheres clientes da marca, interessa-
Com transmissão pelo canal de YouTube líderes melhores na promoção do trabalho em equipe e geram destacou Adriana. Nas bolsas mais importantes do CNPq, en- das na mecânica veicular básica.
da SAE BRASIL, o Aprendendo com Elas foi ambientes mais felizes, com retenção de talentos e saúde orga- tretanto, elas têm paridade com os homens em participação. O curso oferece conteúdo teórico e também prático, com
lançado oficialmente no dia 8 de setembro. nizacional mais sólida, segundo relatório sobre diversidade na Adriana destacou o projeto Meninas nas Ciências Exa- aulas ministradas nas oficinas da Rede Caoa. “As aulas são
O projeto, que conta com o apoio da Caoa América Latina, o Diversity Matters (Mckinsey, 2020) realiza- tas, Engenharias e Computação, case de sucesso do CNPq que dadas por mulheres na oficina das concessionárias, onde as
Chery, é a primeira ação realizada pela SAE do com dados obtidos em 700 corporações. No quesito lucrati- estimula meninas e mulheres às carreiras de ciências exatas, clientes interagem, põem a mão na massa e tiram dúvidas”,
Mulheres, uma das mais novas mentorias vidade o relatório mostra ainda que empresas inclusivas podem engenharias e computação, por meio da integração da escola explica Cassiana. Para atender a demanda das clientes, o Me-
da Matriz do Conhecimento da entidade. superar as concorrentes em 33% com diversidade étnica e racial, com Instituições de Ciência e Tecnologia. “São ações simples cânica para Elas já evoluiu para um segundo módulo, de con-
em 21% com diversidade de gênero e em 25% com diversidade com as escolas a partir do sexto ano do ensino fundamental teúdo 70% prático. “Todas as mulheres que participam saem
maior na liderança em termos de orientação sexual. que incluem kits práticos de áreas como robótica, química e encantadas com o conhecimento adquirido”, anunciou ela.
“A diversidade na empresa não só dá lucro como nos torna física para que as meninas vejam as possibilidades de carreiras Daniela Lucchese, mentora da SAE Mulheres, encerrou
seres humanos melhores”, anunciou. a seguir, e que têm dado bons resultados” finalizou. o evento.
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