Page 30 - Revista EAA - Edição 87
P. 30

SAE MULHERES    APRENDENDO COM ELAS











                                                                                                                                                   Franceli Jodas, sócia da KPMG e                  WOMEN OF FORD
                                                                                                                                                membro do Comitê de Inclusão e Di-                    –  por  Silvia Iombriller,  doutora  em
                                                                                                                                                versidade da empresa há dez anos. Ela re-           Engenharia Mecânica e líder de No-
                                                                                                                                                latou a experiência da KPMG e destacou a liberdade para a ino-  vas Tecnologias de Chassis na Ford
                                       Mara Ligia Kiefer                  Franceli Jodas                   Daniela Lucchese
                                          Social IN                          KPMG                          DL Comunicação                       vação, boas ideias, humanização da relação com o mercado com   Motor Company América do Sul.
                                                                                                                                                soluções personalizadas às demandas e melhoria da reputação da   O projeto envolve mais  de 10
                                                                                                                                                marca como resultados. Franceli destacou estudo realizado em   mil membros em todos os continentes,
                                                           Cailo Adas                     Adriana Tonini                                        2017 pelo Fundo da População das Nações Unidas, que mos-  mulheres e homens imbuídos da tarefa
                                                           SAE BRASIL                         CNPq                                              tra que o equilíbrio da participação entre mulheres e homens no   de trazer para a corporação o senso de equidade de gênero.
                                                                                                                                                mercado acresceria 28 trilhões de dólares na economia mundial   São quatro os pilares que sustentam o programa, e aumentar
                                                                                                                                                até 2025, valor correspondente a 26% do PIB Global.   a proporção de mulheres em todos os níveis da empresa é o
                                      Cassiana H. Hamada                 Silvia Iombriller                Viviane Salvador
                                           CAOA                        Ford Motor Company                    Jornalista                                                                             primeiro deles. Os pilares seguintes destacados por Silvia fo-
                                                                                                                                                Cases                                               ram a promoção da mudança cultural com o envolvimento de
                                                                                                                                                                                                    homens para a troca de experiências e o desenvolvimento de
                                                                                                                                                                  O CNPQ E O PROGRAMA               estratégias de comunicação entre grupos de áreas diferentes e
 O Carnaval 4.0                                                                                                                                                    MULHER E CIÊNCIA                 até de outras empresas. “Nessa hora não somos concorrentes,
                                                                                                                                                                                                    temos que somar!”, destacou.
                                                                                                                                                                       –  pela Professora doutora  Adriana
 No início de 2019, colegas da Mercedes-Benz que fa-  Projeto                               Na abertura do evento digital,  Camilo                                    Maria Tonini, diretora da Diretoria   Tornar-se o empregador preferido das mulheres foi o úl-
 ziam parte do                                                                             Adas,  presidente da SAE BRASIL, de-                                        de Engenharias, Ciências Exatas,   timo pilar, relacionado por ela como o mais desafiador: “Pre-
                        Aprendendo                                                           fendeu a posição convicta da associa-                                    Humanas e Sociais do CNPq.    cisamos enxergar a mulher inserida no todo, que faz parte de
                        com Elas,                                                           entre as visões feminina e masculina no                                   Adriana falou sobre a representa-  uma comunidade, que tem uma família”, apontou.
                                                                                             ção quanto à importância do equilíbrio

                        por Caoa, foi                                                    sobrevivência das empresas no mercado.                 ção das mulheres brasileiras na ciência e mostrou a proporção
                                                                                           mundo corporativo, que atribuiu à própria
                                                                                                                                                delas nas estatísticas de ingressos (55,2%); matrículas (57%) e
                        lançado com                                                         Mara Lígia Kiefer, líder de Projetos de             conclusões (61%) nos cursos superiores de graduação no País            MECÂNICA PARA ELAS
                                                                                                                                                                                                                         – por  Cassiana Hiromi Hamada,
                                                                                                                                                de acordo com o Censo da Educação Superior 2017. Na pes-
                        foco no tema                                                       Inclusão na Social IN, observou que as               quisa científica ela citou dados do “Relatório Gender in the            de Pós-Venda da Caoa.
                                                                                                                                                                                                                         coordenadora de Qualidade e Processos
                                                                                                                                                Global Research Landscape”, que mostram que a publicação
                                                                                             mulheres, no Brasil, são 51,6 % da popu-
                        da equidade                                                         dro funcional das empresas e são 13,6%              feminina de artigos científicos cresceu 11% nos últimos 20             O projeto tem o objetivo de ensinar a
                                                                                             lação, mas ocupam apenas 35% do qua-
                                                                                                                                                anos. “Elas publicam 49%, mas nas áreas de Computação e
                        de gênero                                                        realizado pelo Instituto Ethos. Entre as van-          Matemática a representatividade deles supera 75% na autoria   mulheres a manutenção preventiva do veículo e fazer com que
                                                                                          nos cargos de liderança, segundo estudo
                                                                                                                                                dos trabalhos”, disse. Na Ciência & Tecnologia a participação
                                                                                                                                                                                                    elas se sintam parte integrante do universo automobilístico.
                                                                           tagens da inclusão no mundo corporativo destacou que empre-          cresceu de forma geral no Brasil, mas a representação femini-  Desde a criação, em 2017, foram organizadas 50 turmas para
                                                                           sas de cultura inclusiva superam as demais em inovação, têm          na nas engenharias e ciências exatas, é ainda inferior a 20%,   o aprendizado de 741 mulheres clientes da marca, interessa-
                        Com transmissão pelo canal de YouTube              líderes melhores na promoção do trabalho em equipe e geram           destacou Adriana. Nas bolsas mais importantes do CNPq, en-  das na mecânica veicular básica.
                        da SAE BRASIL, o Aprendendo com Elas foi           ambientes mais felizes, com retenção de talentos e saúde orga-       tretanto, elas têm paridade com os homens em participação.  O curso oferece conteúdo teórico e também prático, com
                        lançado oficialmente no dia 8 de setembro.         nizacional mais sólida, segundo relatório sobre diversidade na          Adriana destacou o projeto Meninas nas Ciências Exa-  aulas ministradas nas oficinas da Rede Caoa. “As aulas são
                        O projeto, que conta com o apoio da Caoa           América Latina, o Diversity Matters (Mckinsey, 2020) realiza-        tas, Engenharias e Computação, case de sucesso do CNPq que   dadas por mulheres na oficina das concessionárias, onde as
                        Chery, é a primeira ação realizada pela SAE        do com dados obtidos em 700 corporações. No quesito lucrati-         estimula meninas e mulheres às carreiras de ciências exatas,   clientes interagem, põem a mão na massa e tiram dúvidas”,
                        Mulheres, uma das mais novas mentorias             vidade o relatório mostra ainda que empresas inclusivas podem        engenharias e computação, por meio da integração da escola   explica Cassiana. Para atender a demanda das clientes, o Me-
                        da Matriz do Conhecimento da entidade.             superar as concorrentes em 33% com diversidade étnica e racial,      com Instituições de Ciência e Tecnologia. “São ações simples   cânica para Elas já evoluiu para um segundo módulo, de con-
                                                                           em 21% com diversidade de gênero e em 25% com diversidade            com as escolas a partir do sexto ano do ensino fundamental   teúdo 70% prático. “Todas as mulheres que participam saem
                                                                           maior na liderança em termos de orientação sexual.                   que incluem kits práticos de áreas como robótica, química e   encantadas com o conhecimento adquirido”, anunciou ela.
                                                                              “A diversidade na empresa não só dá lucro como nos torna          física para que as meninas vejam as possibilidades de carreiras   Daniela Lucchese, mentora da SAE Mulheres, encerrou
                                                                           seres humanos melhores”, anunciou.                                   a seguir, e que têm dado bons resultados” finalizou.   o evento.
                        30                                                                                 julho/agosto/setembro                julho/agosto/setembro                                                                             31
   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35