Page 10 - Revista EAA - Edição 89
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FERROVIA    TECNOLOGIA





        ISTOCKPHOTOS                                                                                                              de investimentos, deve se assentar em seis vetores principais:   como a rede física onde parâmetros de eficiência são utiliza-
                                                                                                                                                                                        O Sistema de Transportes (T): geralmente caracterizado
                                                                                                                                     – A racionalização da atividade logística nas diversas regi-
                                                                                                                                  ões, com ordenamento do território a partir dos potenciais de
                                                                                                                                                                                      racional (ferrovias), capacidade de movimentação e operação
                                                                                                                                  produção e consumo;                                 dos, tais como: nível de serviço (rodovias), capacidade ope-
                                                                                                                                     – O fomento à multimodalidade, com o aproveitando má-  (aeroportos), calados e capacidade de movimentações (portos
                                                                                                                                  ximo das vantagens de cada modal de transporte;     e hidrovias) etc.
                                                                                                                                     – A promoção de ganhos socioambientais, com a utiliza-  O Sistema de Atividades (A): geralmente caracterizado
                                                                                                                                  ção das vantagens microrregionais e com redução dos impac-  pelas tipologias de demanda em que variáveis envolvem: tipo
                                                                                                                                  tos na emissão de poluentes;                        de carga, propósitos de viagem, conexões logísticas etc.
                                                                                                                                     – A busca permanente do desenvolvimento econômico re-  A Circulação (C): geralmente caracterizada pela dinâmica
                                                                                                                                  gional, com geração de empregos e de criação de riqueza;   das movimentações que envolve fenômenos como movimen-
                                                                                                                                     – A movimentação de pessoas em sistemas de transportes   tos pendulares e picos de demanda (mobilidade urbana), sazo-
                                                                                                                                  eficientes, inteligentes e inovadores com capacidade de se in-  nalidades (escoamento de safras), fracionamento e consolida-
                                                                                                                                  tegrarem à dinâmica de formação de valor para os indivíduos;   ção de cargas (logística integrada) etc.
                                                                                                                                     – E o aumento da competitividade das empresas e das re-  É exatamente pela ausência de profundidade no plane-
                                                                                                                                  giões, onde o transporte sai de uma condição periférica para se   jamento estratégico que algumas iniciativas fora do âmbito
                                                                                                                                  constituir em elemento fundamental de manutenção da com-  governamental são imediatamente repudiadas, pois são inter-
                                                                                                                                  petitividade sustentada.                            pretadas  como  ambientes  de  concorrência  ao  planejamento
                                                                                                                                     Nesse contexto, os planos estratégicos precisam estar com-  inerente ao poder público. Um atraso na cultura das relações
                                                                                                                                  preendidos no âmbito de três conjuntos básicos: os sistemas de   entre instituições. Mas, apesar disso, a Fundação Dom Cabral
                                                                                                                                  transportes e de atividades econômicas e a circulação dentro   concebeu e operacionalizou, com o apoio de parceiros da ini-
                                                                                                                                  do complexo de transportes. De maneira geral, esses conjuntos   ciativa privada, a Plataforma de Infraestrutura de Logística de
                                                                                                                                  básicos devem se materializar de forma integrada e com todas   Transportes (Pilt). A Pilt é, acima de tudo, um centro avança-
                                                                                                                                  as características de suprimento e de escoamento moldadas   do de estudos que coloca a demanda e sua projeção de longo
          Transportes:                                              os Estados Unidos e no Canadá, onde a infraestrutu-           para que o transporte e suas redes multimodais não se cons-  prazo como a principal variável de suas modelagens. As ca-
                                                                                                                                  tituam em fator negativo que contribua para a redução nos
                                                                                                                                                                                      racterísticas dos projetos que poderão responder às demandas,
          infraestrutura                                    Nequilíbrio de custos, a implantação de projetos é domi-              níveis de serviço e da competitividade do País e de suas regiões   assim como sua governança e estruturação, não fazem parte do
                                                                    ra de transportes possui níveis de alta produtividade e
                                                                                                                                                                                      escopo da plataforma.
                                                                                                                                  (figura a seguir).
          e planejamento                                     nada historicamente pela regra conhecida como “60x40”. Essa          Sistema Triangular de Conjuntos                     interpretações errôneas sobre possíveis papéis concorrenciais,
                                                                                                                                                                                        A Pilt FDC tem algumas características que a isolam de
                                                             relação caracteriza a divisão do cronograma de uma intervenção
                                                             estrutural, que é aquela capaz de modificar a dinâmica de um         Básicos da Logística de Transportes                 tais como: centro de estudos avançados em infraestrutura de
                                                             sistema vigente, com 60% do tempo dedicados ao planejamento                                                              logística de transportes inserido em uma instituição de re-
          O Brasil é o único país entre as 20                e 40% à execução. Na Europa, essa parcela é ainda maior, e no                                                            ferência em gestão e apoiado em ferramentas dinâmicas de
          principais economias que não está                  Japão ela chega a 70% e 30%, respectivamente.                           Sistemas de                                      big data e network analytics, e  geographic information systems
          entre as 50 na relação investimentos/                 No Brasil não se pode falar em tempo de planejar, pois, em            transportes                                     para diagnóstico, simulações e cenários em uma abordagem
          PIB e ritmo quantitativo de obras.                 geral, o próprio conceito é frágil. As obras são quase sempre                 T                                          multimodal e de longo prazo; atuando como laboratório de
          Precisamos de um planejamento                      definidas por interesses imediatistas e, muitas vezes, resolvidas                           III                          estudos tecnicamente focados para qualificar o debate entre
          de longo prazo que privilegie a                    em salões cujo acesso é permitido somente a uns poucos privile-                                                          investidores e o poder público, assim como servir de fonte de
          integração de eixos econômicos                     giados e donos do poder. O mais paradoxal é que somos o único                                         Circulação         simulações para apoiar a tomada de decisões em infraestrutura
          e priorize os investimentos                        país entre as 20 principais economias que não está nem entre as                     II                                   de transportes por instituições e agentes qualificados e institu-
                                                             50 na relação investimentos/PIB e ritmo quantitativo de obras.                                             C             cionalmente designados para tal fim.
                                                                A afirmação de que não se tem, no nosso País, um plane-                                                                 Através de iniciativas como essas, espera-se que o Brasil
          Paulo Resende*                                     jamento de longo prazo em infraestrutura de transportes já                                   I                           consolide seu planejamento de longo prazo, dentro de parâ-
                                                             se transformou em clichê, portanto sujeito à desconsideração                                                             metros e referências que possam realmente comprovar que o
                                                             imediata das autoridades. Para se evitar o lugar comum, é pre-          Sistemas de                                      que temos historicamente não passa de intervenções de inte-
                                                                                                                                      Atividades
                                                             ciso qualificar essa ausência. E quando aqui se faz tal afirma-                                                          resses diversos, exceto os da sociedade brasileira. n
                                                                                                                                           A
                                                             ção, explica-se tecnicamente.
                                                                Um planejamento de longo prazo, com características in-
                                                             tegradoras de eixos econômicos, e a consequente priorização                                     Fonte: Paulo Resende (2020)               *Paulo Resende, PhD Coordenador da PILT FDC
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