Page 25 - Revista EAA - Edição 96
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ELETROMOBILIDADE
SOLUÇÕES MWM EM MOTORIZAÇÃO,
FOTO DIVULGAÇÃO Figura 7. O roadmap é GERAÇÃO DE ENERGIA, DESCARBONIZAÇÃO
uma bússola que impõe
E PEÇAS DE REPOSIÇÃO.
ações concretas para
que se obtenham os
resultados esperados.
Fonte: https://www.pnme.
org.br/clipping/para-onde-
vamos-com-a-mobilidade-
eletrica/.
Tendo tal premissa como ponto de partida, as barreiras Norte Energia, Petrobras, Phuel Smart Energy, PNME,
e as ações foram mapeadas com vistas a cumprir a visão de Raízen, SAE, Senai, Siemens, Sinapsis, Stellantis, Tupi-
futuro estabelecida pelos atores presentes. Nesse sentido, 99 nambá, UFPA, UFPE, Volvo e WEG.
barreiras foram identificadas e 115 ações definidas, sendo: O documento completo pode ser acessado em: https://
www.pnme.org.br/biblioteca/roadmap-nacional-para-in-
• 42 do grupo “Regulação e normas”; fraestrutura-da-mobilidade-eletrica-no-brasil/
• 22 para “Produtos e serviços”;
• 22 relacionadas à “Tecnologia”;
• 20 para “Métodos de monetização e modelos 3. Considerações finais
de receita” e, por fim; Pelos aspectos apresentados, o Roadmap Nacional para In-
• 9 ações estruturantes perante todo o ecossistema da fraestrutura da Mobilidade Elétrica no Brasil representou
mobilidade elétrica. uma iniciativa exitosa, seja pela relevância do tema, pelos
resultados gerados ou pelo ambiente de construção coletiva
2.3. Metodologia empregada e participantes que permeou toda sua execução. Logo, tem-se através des-
O roadmap seguiu cinco sessões de trabalho, com 2h30min te trabalho uma bússola poderosa que aponta um caminho
de duração, entre os dias 8 de setembro e 7 de outubro de que possa ser trilhado pelo país.
2021, tendo o seguinte itinerário: Um roadmap não é atemporal ou determinista, devendo Reduza a velocidade, preserve a vida.
ser revisitado com certa frequência e sofrer ajustes de rota.
• Seção 1. Situação atual (8/9) Então, esses quesitos somente fazem sentido se, de fato, as
• Seção 2. Visão de futuro (10/9) ações são levadas a cabo pelos atores do ecossistema. De
• Seção 3. Barreiras (15/9) certa forma, este é o desafio de qualquer roadmap – tendo
• Seção 4. Proposição de ações (17/9) sido concluído, e agora, o que fazer? A resposta reside no
• Seção 5. Consolidação e fechamento (7/10) mesmo arranjo e sistemática em que o roadmap foi criado: • MWM Geradores: Diesel: de 10 a 1.250 kVA em 50 e 60 Hz
um ambiente de implementação com caráter multissetorial Biogás: de 40 a 350 kVA em 50 e 60 Hz
As cinco sessões contaram com 70 participantes no e de multiatores que acelere as ações e mitigue os riscos. n Gás Natural: de 40 a 620 kVA em 50 e 60 Hz
• MWM Motores: Veicular, Agrícola, Industrial, Construção e Marítimo
total, representando mais de 30 atores/organizações, tais
• Peças de Reposição MWM: Linhas de Peças Genuínas, Opcionais e Master Parts ®
como: Abrate, ABVE, AEA, AES Brasil, Aneel, BCC, *Edgar Barassa é sócio-fundador da Barassa & Cruz Consulting.
• Torres de iluminação: diesel e fotovoltaica
CCEE, Celg GT, Copel, CPFL, CPQD, CTG, EDP, Robson Ferreira da Cruz é sócio-fundador da Barassa & Cruz Consulting,
• Soluções em descarbonização: economia circular sustentável e mobilidade
Electricus, Eletra, Eletronorte, EMB, Enel, FEI, Fundep, membro da SAE BRASIL e AEA, coordenador do GT de Infraestrutura
Gesel, GIZ, Hyundai, Lactec, Lemob, Move, Neoenergia, da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME)
mwm.com.br
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