Page 25 - Revista EAA - Edição 96
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ELETROMOBILIDADE
               SOLUÇÕES MWM EM MOTORIZAÇÃO,


 FOTO DIVULGAÇÃO  Figura 7. O roadmap é   GERAÇÃO DE ENERGIA, DESCARBONIZAÇÃO
 uma bússola que impõe
                              E PEÇAS DE REPOSIÇÃO.
 ações concretas para
 que se obtenham os
 resultados esperados.
 Fonte: https://www.pnme.
 org.br/clipping/para-onde-
 vamos-com-a-mobilidade-
 eletrica/.




















 Tendo tal premissa como ponto de partida, as barreiras   Norte Energia, Petrobras, Phuel Smart Energy, PNME,
 e as ações foram mapeadas com vistas a cumprir a visão de   Raízen,  SAE, Senai, Siemens,  Sinapsis,  Stellantis, Tupi-
 futuro estabelecida pelos atores presentes. Nesse sentido, 99   nambá, UFPA, UFPE, Volvo e WEG.
 barreiras foram identificadas e 115 ações definidas, sendo:  O documento completo pode ser acessado em: https://
 www.pnme.org.br/biblioteca/roadmap-nacional-para-in-
 •  42 do grupo “Regulação e normas”;  fraestrutura-da-mobilidade-eletrica-no-brasil/
 •  22 para “Produtos e serviços”;
 •  22 relacionadas à “Tecnologia”;
 •  20 para “Métodos de monetização e modelos   3. Considerações finais
 de receita” e, por fim;  Pelos aspectos apresentados, o Roadmap Nacional para In-
 •  9 ações estruturantes perante todo o ecossistema da   fraestrutura da Mobilidade Elétrica no Brasil representou
 mobilidade elétrica.  uma iniciativa exitosa, seja pela relevância do tema, pelos
 resultados gerados ou pelo ambiente de construção coletiva
 2.3.  Metodologia empregada e participantes  que permeou toda sua execução. Logo, tem-se através des-
 O roadmap seguiu cinco sessões de trabalho, com 2h30min   te trabalho uma bússola poderosa que aponta um caminho
 de duração, entre os dias 8 de setembro e 7 de outubro de   que possa ser trilhado pelo país.
 2021, tendo o seguinte itinerário:  Um roadmap não é atemporal ou determinista, devendo                          Reduza a velocidade, preserve a vida.
 ser revisitado com certa frequência e sofrer ajustes de rota.
 •  Seção 1. Situação atual (8/9)  Então, esses quesitos somente fazem sentido se, de fato, as
 •  Seção 2. Visão de futuro (10/9)  ações são levadas a cabo pelos atores do ecossistema. De
 •  Seção 3. Barreiras (15/9)  certa forma, este é o desafio de qualquer roadmap – tendo
 •  Seção 4. Proposição de ações (17/9)  sido concluído, e agora, o que fazer? A resposta reside no
 •  Seção 5. Consolidação e fechamento (7/10)  mesmo arranjo e sistemática em que o roadmap foi criado:   • MWM Geradores:  Diesel: de 10 a 1.250 kVA em 50 e 60 Hz
 um ambiente de implementação com caráter multissetorial   Biogás: de 40 a 350 kVA em 50 e 60 Hz
 As cinco sessões  contaram com 70 participantes  no   e de multiatores que acelere as ações e mitigue os riscos. n  Gás Natural: de 40 a 620 kVA em 50 e 60 Hz
       • MWM Motores: Veicular, Agrícola, Industrial, Construção e Marítimo
 total, representando mais de 30 atores/organizações, tais
       • Peças de Reposição MWM: Linhas de Peças Genuínas, Opcionais e Master Parts ®
 como:  Abrate,  ABVE,  AEA, AES  Brasil, Aneel,  BCC,   *Edgar Barassa é sócio-fundador da Barassa & Cruz Consulting.
       • Torres de iluminação: diesel e fotovoltaica
 CCEE,  Celg  GT,  Copel,  CPFL,  CPQD, CTG, EDP,   Robson Ferreira da Cruz é sócio-fundador da Barassa & Cruz Consulting,
       • Soluções em descarbonização: economia circular sustentável e mobilidade
 Electricus, Eletra, Eletronorte, EMB, Enel, FEI, Fundep,   membro da SAE BRASIL e AEA, coordenador do GT de Infraestrutura
 Gesel, GIZ, Hyundai, Lactec, Lemob, Move, Neoenergia,   da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME)
                          mwm.com.br
 24  outubro/novembro/dezembro  outubro/novembro/dezembro                                                   25







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