Page 23 - Revista EAA - Edição 96
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primeiro chassi elétrico
 desenvolvido e produzido
 pela Marcopolo
 ELETROMOBILIDADE  Carroceria Attivi com o


 FOTOS DIVULGAÇÃO





















 Figura 5. Interações do veículo elétrico: V2H & V2G. Fonte: https://www.semanticscholar.org/paper/Integration-of-V2H%2FV2G-
 Towards-Effective-Programs-Lew/56b6d7a59f3b4ec0cf3242f0480d1e72f04920b0.





 operam com a cobrança por tempo, por outro as autori-  2.1.2. Produtos e serviços
 dades regulatórias têm advogado pela obrigatoriedade da   Os produtos e serviços foram avaliados sobre a ótica   Figura 6. Escopo da Norma ISO 15118. Fonte: https://www.switch-ev.com/knowledgebase/what-is-iso-15118.
 cobrança em kWh, argumentando que a última métrica é a   da reconfiguração da cadeia de valor atual, em que as
 mais justa ao consumidor.   inovações e os novos modelos de negócio trazem no-
                                                               2.1.4.  Regulação e normas
 Na China, o governo central definiu tarifas mínimas e   vos contornos. Uma nova cadeia permite a entrada de
 máximas para a cobrança de energia por kWh, com variação   novos atores e o cross selling de soluções torna-se rele-  (a) Time-of-Use Tariff, em que se divide o dia em   Para regulação e normas, explorou-se a integração do veí-
 de acordo com os governos locais. Nessa perspectiva, não se   vante. Discutiu-se que as empresas do setor elétrico,   períodos e oferece uma programação de tari-  culo à rede e os diversos protocolos de comunicação. Quan-
 tem um padrão que possa trazer previsibilidade futura.  por exemplo, podem atuar em negócios distintos da-  fas para cada um deles. As tarifas diferenciadas   to ao primeiro aspecto, os parâmetros que se desdobram
 Ao trazer o caso brasileiro em tela, observou-se que há a   quele originalmente voltado a venda de energia, bem   no decorrer do dia podem encorajar os consu-  do uso do  V2G foram pautados, tais como controle da
 cobrança por tempo e também em kWh, sendo a variação de   como as montadoras podem oferecer uma jornada de   midores a realizar a recarga fora do horário de   corrente injetada e a mitigação de ruídos na rede. Quanto
 métrica motivada por múltiplas interpretações da antiga REN   experiência que traga conveniência ao cliente, com um   pico;  aos protocolos, discutiu-se a interação do veículo/estação e
 819/18 (agora REN 1000/21) que aponta para a exploração   conjunto de atributos que extrapolam o veículo em si.   estação/back-end, em que se figuram, por exemplo, a norma
 do serviço de recarga por atores diversos, não necessariamen-  Este conjunto de perspectivas foi amplamente discuti-  (b)  Real Time Pricing, tarifa com valor mais próxi-  ISO 15118 e os protocolos Open Charge Point Interface
 te regulados. Isso acaba por impor dúvidas tributárias sobre a   do durante a construção do roadmap e trouxe insumos   mo ao preço instantâneo de energia, capturan-  (OCPI), Open  Charge  Point Protocol (OCPP), Online
 plausibilidade da cobrança por kWh (conceitualmente enten-  para as ações estabelecidas.  do os custos horários reais da geração e trans-  Certificate Status Protocol (OCSP), Open Automated De-
 dida como objeto dos atores regulados, tendo incidência do   missão. Os consumidores são informados sobre   mand Response (Open ADR), IEEE 2030.5-2018 (IEEE
 Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS),   2.1.3. Tecnologias  os preços horários com um dia ou até uma hora   Standard for Smart Energy Profile Application Protocol).
 em detrimento do tempo, que se expressa por um serviço pres-  Quanto às tecnologias, endereçou-se diretamente o   de antecedência – considera-se no escopo da
                                                               2.2.  A definição da visão de futuro e ações
 tado e precipita sobre si o Imposto Sobre Serviços (ISS).  tema da interoperabilidade das estações de recarga e   modernização do setor elétrico, mas ainda sem
 Quanto ao gerenciamento da cobrança nas estações de   sua criticidade na jornada do cliente, que busca uma   suporte regulatório no Brasil;  A discussão adensada das quatro componentes estru-
 recarga, o  exemplo  internacional  apontou  a  presença de   experiência  seamless. A interoperabilidade permite o   turantes trouxe subsídios para a definição da visão de
 plataformas exclusivas, controladas por empresas estatais,   uso e o pagamento em qualquer estação de recarga in-  (c)  Vehicle to Grid  (V2G), modalidade de fluxo   futuro, no horizonte 2022-2032, que foi expressa pela
 como os casos de Chile (EcoCarga) e de Portugal (Mo-  dependentemente da existência de relacionamento com   bidirecional de energia do veículo elétrico, ou   seguinte sentença:
 bi.E). Contudo, o caso mais comum e também presente no   o operador da região em que se tem o serviço. Da mes-  seja, o veículo pode injetar energia na rede –
 Brasil é a presença de plataformas em determinadas regiões,   ma forma, discutiram-se os diversos aspectos do smart   front of the meter;
 sem o papel de um ente nacional.   charging, que se apresenta como uma técnica de ges-  “Infraestrutura de recarga interoperável, inteligente,
 Transbordando a monetização pelo serviço de recarga   tão de recarga que traz consigo regras preestabelecidas,   (d) Vehicle-to-Home/Vehicle-to-Building   (V2H/  integrada e sustentável para os modais da mobilidade
 em si, apontaram-se outras gerações de receita pela presen-  com o limite da potência disponível para a recarga atre-  V2B), modalidade em que se expressa o fluxo   elétrica, com segurança e transparência legislativa,
 ça da estação de recarga em determinados locais, pois elas   lado ao limite de demanda contratada, como nos casos   bidirecional de energia do veículo, nesse caso   normativa e regulatória, garantindo uma cadeia de
                                                                 valor competitiva que oferece produtos e prestando
 naturalmente são elementos de atração e retenção de clien-  dos consumidores de energia Grupo A. Estiveram no   com uso da energia injetada para a residência
                                                                 serviços inovadores ao novo consumidor.”
 tes que promovem potencialmente o aumento do tíquete   debate das sessões do roadmap as estratégias de tarifas   ou estabelecimentos – behind the meter;
 médio de consumo.  e integração, tais como:
 22  outubro/novembro/dezembro  outubro/novembro/dezembro                                                   23
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