Page 32 - Revista EAA - Edição 96
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ELETROMOBILIDADE
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Figura 1. Ciclo de vida da bateria
Q uando analisamos a sustentabilidade de um produto,
a Análise de Ciclo de Vida (ACV) é uma ferramen-
ta essencial. No caso da eletrificação veicular, a pe-
gada de carbono do processo de construção do veículo, bem
como o pós-consumo são alguns dos desafios. Como exem-
plo, cita-se que a pegada de carbono decorrente da fabricação
de veículos elétricos é quase três vezes superior à de veículos
a combustão de mesma autonomia. A fabricação de baterias
de veículos elétricos também consome quantidade signifi-
cativa de água e demanda a movimentação de cerca de 250
toneladas de terra. Dessa forma, a reciclagem das baterias
se apresenta como uma solução importante, pois promove a
Sustentabilidade: redução da emissão de gases do efeito estufa e do consumo Figura 2. Flexibilidade do processo com diferentes
de recursos naturais não renováveis.
gestão de fim de vida para gem também pode contribuir para mitigar eventuais riscos químicas como chave
Além da redução dos impactos ambientais, a recicla-
baterias de veículos elétricos de escassez dos minerais constituintes das baterias. O lítio, rios à fabricação de baterias, pois, além de complementar
por exemplo, ao longo de 2021, teve seu preço acrescido
a demanda de minerais, pode diminuir a volatilidade dos
em 438%, sendo a restrição da oferta um dos principais preços, resultando em maior previsibilidade para o setor.
Baterias são elementos-chave para a eletrificação de sistemas, mas o potencial pleno motivos. O níquel também é amplamente utilizado na fa- Atualmente, existem duas rotas principais para recicla-
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da eletrificação veicular só será alcançado por meio de soluções inovadoras na sua bricação das baterias de íons de lítio e seu uso resulta no gem de baterias de íons de lítio: a pirometalurgia e a hidro-
gestão de fim de vida aumento da densidade energética das baterias. metalurgia. A pirometalurgia é um processo que consiste
Em meio à guerra da Ucrânia, o preço do níquel chegou nas etapas de pirólise e fundição das baterias em tempera-
Rafael Obara e André Ferrarese* o
a dobrar, levando à suspensão temporária da negociação do turas tipicamente superiores a 1.500 C. Ela apresenta baixa
metal em Londres. Nesse sentido, a reciclagem consiste em taxa de recuperação de materiais, elevada pegada de carbo-
uma fonte adicional para suprimento de minerais necessá- no, alto consumo energético e resulta na recuperação dos
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