Page 33 - Revista EAA - Edição 96
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ELETROMOBILIDADE



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           Figura 1. Ciclo de vida da bateria

          Q      uando analisamos a sustentabilidade de um produto,



                 a Análise de Ciclo de Vida (ACV) é uma ferramen-
                 ta essencial. No caso da eletrificação veicular, a pe-
           gada de carbono do processo de construção do veículo, bem
           como o pós-consumo são alguns dos desafios. Como exem-
           plo, cita-se que a pegada de carbono decorrente da fabricação
           de veículos elétricos é quase três vezes superior à de veículos
           a combustão de mesma autonomia. A fabricação de baterias
           de veículos elétricos também consome quantidade signifi-
           cativa de água e demanda a movimentação de cerca de 250
           toneladas de terra. Dessa forma, a reciclagem das baterias
           se apresenta como uma solução importante, pois promove a
 Sustentabilidade:    redução da emissão de gases do efeito estufa e do consumo   Figura 2. Flexibilidade do processo com diferentes
           de recursos naturais não renováveis.
 gestão de fim de vida para   gem também pode contribuir para mitigar eventuais riscos   químicas como chave
             Além da redução dos impactos ambientais, a recicla-
 baterias de veículos elétricos  de escassez dos minerais constituintes das baterias. O lítio,   rios à fabricação de baterias, pois, além de complementar

           por exemplo, ao longo de 2021, teve seu preço acrescido
                                                               a demanda de minerais, pode diminuir a volatilidade dos
           em  438%,  sendo  a  restrição  da  oferta  um  dos  principais   preços, resultando em maior previsibilidade para o setor.
 Baterias são elementos-chave para a eletrificação de sistemas, mas o potencial pleno   motivos.  O níquel também é amplamente utilizado na fa-  Atualmente, existem duas rotas principais para recicla-
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 da eletrificação veicular só será alcançado por meio de soluções inovadoras na sua   bricação das baterias de íons de lítio e seu uso resulta no   gem de baterias de íons de lítio: a pirometalurgia e a hidro-
 gestão de fim de vida  aumento da densidade energética das baterias.  metalurgia. A pirometalurgia é um processo que consiste
             Em meio à guerra da Ucrânia, o preço do níquel chegou   nas etapas de pirólise e fundição das baterias em tempera-
 Rafael Obara e André Ferrarese*                                                            o
           a dobrar, levando à suspensão temporária da negociação do   turas tipicamente superiores a 1.500 C. Ela apresenta baixa
           metal em Londres. Nesse sentido, a reciclagem consiste em   taxa de recuperação de materiais, elevada pegada de carbo-
           uma fonte adicional para suprimento de minerais necessá-  no, alto consumo energético e resulta na recuperação dos
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