Page 31 - Revista EAA - Edição 96
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ELETROMOBILIDADE



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 O recurso plug & charge, que traz facilidade e segurança   limitações da rede elétrica local e com a disponibilidade da   processo de recarga dos veículos elétricos, permitindo uma
 ao usuário, funcionalidade prevista na norma ISO 15118,   distribuidora de energia, suavizando a curva de carga atra-  excelente experiência no uso da infraestrutura de recarga
 possibilita que um veículo elétrico, ao ser conectado à esta-  vés do deslocamento das recargas para horários de baixa   pública de maneira acessível e simples aos usuários leigos,
 ção de recarga, se identifique e autorize automaticamente   demanda, como das 22h até as 6h.  possibilitando ainda que um usuário de uma determinada
 Figura 6. Infraestrutura de recarda modo 4  uma operação, inclusive atrelando o pagamento ao proprie-  rede de recarga possa realizar a recarga em redes de tercei-
 tário do veículo. Essa autenticação é possível através da tro-  Compatibilidade    ros sem a necessidade de utilizar outros aplicativos e fazer
 ca de certificados seguros entre o veículo elétrico e a estação   e interoperabilidade  novos cadastros (e-roaming).
 de recarga, que transmite a informação para validação pela   Com o objetivo de buscar convergência e padronização no   É importante ressaltar que mais de 90% das recargas
 plataforma de gestão à qual está interligada.  processo de recarga, a fim de garantir a interoperabilidade   ocorrem em redes de recarga privadas nos estacionamentos
 Alguns  veículos que se  comunicam no  padrão   entre as redes de recarga com acesso público, entidades e   das residências e/ou no local de trabalho, onde a velocidade
 DIN SPEC 70121 possuem a função “auto charge”, que se   associações como a Charging Interface Initiative  (Cha-  de recarga não é relevante, desde que se mantenha abaixo
 assemelha ao recurso plug & charge previsto na ISO 15118,   rIN) buscam uma unificação baseada no padrão Combined   de oito horas para uma recarga completa, mas sim o núme-
 porém usando um número de autenticação MAC (message   Charging System (CCS) para conexão entre o veículo elé-  ro vagas com pontos de recarga. O restante vai ocorrer em
 authentication code) fixo do veículo, sem a segurança da au-  trico e as estações de recarga, utilizando o protocolo Open   locais com acesso público por conveniência (shows, jogos,
 tenticação e comunicação criptografada via TLS.  Charge Point Protocol (OCPP) da Open Charge Alliance   alimentação, shopping, cinema, academia), onde a perma-
 Um recurso importante dentro da comunicação de alto   (OCA), que padroniza a comunicação entre as estações de   nência será de uma a quatro horas. Aqui também é impor-
 nível é a função de balanço de carga (smart charging), pois   recarga e as várias plataformas de gerenciamento. (4) (5)  tante a quantidade de vagas rotativas para atender a todos.
 Figura 7. Principais protocolos de   possibilita controlar a potência de recarga considerando a dis-  O OCPP, sendo a versão mais usual a 1.6 JSON (a ver-  A mais importante infraestrutura de recarga com acesso
 comunicação na infraestrutura de recarga (4)  ponibilidade de energia da instalação elétrica, trazendo um   são mais recente é a 2.0.1, ainda pouco adotada pela indús-  público, onde os investimentos são elevados, devem propor-
 controle eficiente e seguro da recarga, sem causar sobrecarga   tria), é um protocolo de comunicação padronizado e aberto   cionar uma recarga rápida e ultrarrápida (modo 4), que é o
 da rede e multas por ultrapassagem da demanda contratada.  usado mundialmente para comunicação entre estações de   grande diferencial e atrativo nas rodovias para os usuários
 A função V2X contemplada nesses protocolos abrange   recarga de veículos elétricos e sistemas de gerenciamento   de veículos elétricos em viagens, devendo preferencialmen-
 o conceito do fluxo bidirecional de energia, possibilitando   central, possibilitando a interação de diferentes agentes do   te ser instaladas em pontos estratégicos com conveniências
 que a energia existente nas baterias dos veículos elétricos   sistema de recarga através de subprotocolos:  para uma parada rápida (cafés, lanches, restaurantes, toale-
 possa alimentar cargas externas ao veículo elétrico de for-   tes), permitindo uma recarga parcial até 80% da capacidade
 ma isolada da rede (off-grid) ou conectada à rede (on-grid),   •   eMobility Inter-Operation Protocol (eMIP)  das baterias entre 15 a 30 minutos, assegurando chegar ao
 atuando o veículo elétrico como um armazenador de ener-  •   Open Charge Point Interface (OCPI)  destino sem atrasos significativos no trajeto (7). n
 gia elétrica a bateria, BESS (battery energy storage system),   •   Open Inter-Charge Protocol (OICP)
 funcionalidade atualmente disponível em alguns veículos   •   Open Clearing House Protocol (OCHP)
 elétricos que utilizam o padrão CHAdeMO.                                      *Eloir Pagnan é gerente do Departamento
 O uso da comunicação de alto nível é essencial para   A interoperabilidade que estará intrínseca no processo   de EV Charging e Jean Carlos Flohr é analista
 buscarmos maior eficiência no processo das recargas, pois   de comunicação de alto nível, atrelado a comunicações en-  do Departamento de EV Charging, ambos
 Duração da recarga nas diversas modalidades  nos permite gerenciar o fluxo de energia de acordo com as   tre sistemas de controle de recarga, também simplificará o   da WEG pdf. Acesso em: dez. 2022.
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