Page 30 - Revista EAA - Edição 96
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ELETROMOBILIDADE



        ISTOCKPHOTO



























                                                                O recurso plug & charge, que traz facilidade e segurança          limitações da rede elétrica local e com a disponibilidade da   processo de recarga dos veículos elétricos, permitindo uma
                                                             ao usuário, funcionalidade prevista na norma ISO 15118,              distribuidora de energia, suavizando a curva de carga atra-  excelente experiência no uso da infraestrutura de recarga
                                                             possibilita que um veículo elétrico, ao ser conectado à esta-        vés do deslocamento das recargas para horários de baixa   pública de maneira acessível e simples aos usuários leigos,
                                                             ção de recarga, se identifique e autorize automaticamente            demanda, como das 22h até as 6h.                    possibilitando ainda que um usuário de uma determinada
          Figura 6. Infraestrutura de recarda modo 4         uma operação, inclusive atrelando o pagamento ao proprie-                                                                rede de recarga possa realizar a recarga em redes de tercei-
                                                             tário do veículo. Essa autenticação é possível através da tro-       Compatibilidade                                     ros sem a necessidade de utilizar outros aplicativos e fazer
                                                             ca de certificados seguros entre o veículo elétrico e a estação      e interoperabilidade                                novos cadastros (e-roaming).
                                                             de recarga, que transmite a informação para validação pela           Com o objetivo de buscar convergência e padronização no   É importante ressaltar que mais de 90% das recargas
                                                             plataforma de gestão à qual está interligada.                        processo de recarga, a fim de garantir a interoperabilidade   ocorrem em redes de recarga privadas nos estacionamentos
                                                                Alguns  veículos que se  comunicam no  padrão                     entre as redes de recarga com acesso público, entidades e   das residências e/ou no local de trabalho, onde a velocidade
                                                             DIN SPEC 70121 possuem a função “auto charge”, que se                associações como a Charging Interface Initiative  (Cha-  de recarga não é relevante, desde que se mantenha abaixo
                                                             assemelha ao recurso plug & charge previsto na ISO 15118,            rIN) buscam uma unificação baseada no padrão Combined   de oito horas para uma recarga completa, mas sim o núme-
                                                             porém usando um número de autenticação MAC (message                  Charging System (CCS) para conexão entre o veículo elé-  ro vagas com pontos de recarga. O restante vai ocorrer em
                                                             authentication code) fixo do veículo, sem a segurança da au-         trico e as estações de recarga, utilizando o protocolo Open   locais com acesso público por conveniência (shows, jogos,
                                                             tenticação e comunicação criptografada via TLS.                      Charge Point Protocol (OCPP) da Open Charge Alliance   alimentação, shopping, cinema, academia), onde a perma-
                                                                Um recurso importante dentro da comunicação de alto               (OCA), que padroniza a comunicação entre as estações de   nência será de uma a quatro horas. Aqui também é impor-
                                                             nível é a função de balanço de carga (smart charging), pois          recarga e as várias plataformas de gerenciamento. (4) (5)  tante a quantidade de vagas rotativas para atender a todos.
          Figura 7. Principais protocolos de                 possibilita controlar a potência de recarga considerando a dis-         O OCPP, sendo a versão mais usual a 1.6 JSON (a ver-  A mais importante infraestrutura de recarga com acesso
          comunicação na infraestrutura de recarga (4)       ponibilidade de energia da instalação elétrica, trazendo um          são mais recente é a 2.0.1, ainda pouco adotada pela indús-  público, onde os investimentos são elevados, devem propor-
                                                             controle eficiente e seguro da recarga, sem causar sobrecarga        tria), é um protocolo de comunicação padronizado e aberto   cionar uma recarga rápida e ultrarrápida (modo 4), que é o
                                                             da rede e multas por ultrapassagem da demanda contratada.            usado mundialmente para comunicação entre estações de   grande diferencial e atrativo nas rodovias para os usuários
                                                                A função V2X contemplada nesses protocolos abrange                recarga de veículos elétricos e sistemas de gerenciamento   de veículos elétricos em viagens, devendo preferencialmen-
                                                             o conceito do fluxo bidirecional de energia, possibilitando          central, possibilitando a interação de diferentes agentes do   te ser instaladas em pontos estratégicos com conveniências
                                                             que a energia existente nas baterias dos veículos elétricos          sistema de recarga através de subprotocolos:        para uma parada rápida (cafés, lanches, restaurantes, toale-
                                                             possa alimentar cargas externas ao veículo elétrico de for-                                                              tes), permitindo uma recarga parcial até 80% da capacidade
                                                             ma isolada da rede (off-grid) ou conectada à rede (on-grid),         •   eMobility Inter-Operation Protocol (eMIP)       das baterias entre 15 a 30 minutos, assegurando chegar ao
                                                             atuando o veículo elétrico como um armazenador de ener-              •   Open Charge Point Interface (OCPI)              destino sem atrasos significativos no trajeto (7). n
                                                             gia elétrica a bateria, BESS (battery energy storage system),        •   Open Inter-Charge Protocol (OICP)
                                                             funcionalidade atualmente disponível em alguns veículos              •   Open Clearing House Protocol (OCHP)
                                                             elétricos que utilizam o padrão CHAdeMO.                                                                                                 *Eloir Pagnan é gerente do Departamento
                                                                O uso da comunicação de alto nível é essencial para                  A interoperabilidade que estará intrínseca no processo       de EV Charging e Jean Carlos Flohr é analista
                                                             buscarmos maior eficiência no processo das recargas, pois            de comunicação de alto nível, atrelado a comunicações en-           do Departamento de EV Charging, ambos
         Duração da recarga nas diversas modalidades         nos permite gerenciar o fluxo de energia de acordo com as            tre sistemas de controle de recarga, também simplificará o               da WEG pdf. Acesso em: dez. 2022.
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