Page 30 - Revista EAA - Edição 96
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ELETROMOBILIDADE
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O recurso plug & charge, que traz facilidade e segurança limitações da rede elétrica local e com a disponibilidade da processo de recarga dos veículos elétricos, permitindo uma
ao usuário, funcionalidade prevista na norma ISO 15118, distribuidora de energia, suavizando a curva de carga atra- excelente experiência no uso da infraestrutura de recarga
possibilita que um veículo elétrico, ao ser conectado à esta- vés do deslocamento das recargas para horários de baixa pública de maneira acessível e simples aos usuários leigos,
ção de recarga, se identifique e autorize automaticamente demanda, como das 22h até as 6h. possibilitando ainda que um usuário de uma determinada
Figura 6. Infraestrutura de recarda modo 4 uma operação, inclusive atrelando o pagamento ao proprie- rede de recarga possa realizar a recarga em redes de tercei-
tário do veículo. Essa autenticação é possível através da tro- Compatibilidade ros sem a necessidade de utilizar outros aplicativos e fazer
ca de certificados seguros entre o veículo elétrico e a estação e interoperabilidade novos cadastros (e-roaming).
de recarga, que transmite a informação para validação pela Com o objetivo de buscar convergência e padronização no É importante ressaltar que mais de 90% das recargas
plataforma de gestão à qual está interligada. processo de recarga, a fim de garantir a interoperabilidade ocorrem em redes de recarga privadas nos estacionamentos
Alguns veículos que se comunicam no padrão entre as redes de recarga com acesso público, entidades e das residências e/ou no local de trabalho, onde a velocidade
DIN SPEC 70121 possuem a função “auto charge”, que se associações como a Charging Interface Initiative (Cha- de recarga não é relevante, desde que se mantenha abaixo
assemelha ao recurso plug & charge previsto na ISO 15118, rIN) buscam uma unificação baseada no padrão Combined de oito horas para uma recarga completa, mas sim o núme-
porém usando um número de autenticação MAC (message Charging System (CCS) para conexão entre o veículo elé- ro vagas com pontos de recarga. O restante vai ocorrer em
authentication code) fixo do veículo, sem a segurança da au- trico e as estações de recarga, utilizando o protocolo Open locais com acesso público por conveniência (shows, jogos,
tenticação e comunicação criptografada via TLS. Charge Point Protocol (OCPP) da Open Charge Alliance alimentação, shopping, cinema, academia), onde a perma-
Um recurso importante dentro da comunicação de alto (OCA), que padroniza a comunicação entre as estações de nência será de uma a quatro horas. Aqui também é impor-
nível é a função de balanço de carga (smart charging), pois recarga e as várias plataformas de gerenciamento. (4) (5) tante a quantidade de vagas rotativas para atender a todos.
Figura 7. Principais protocolos de possibilita controlar a potência de recarga considerando a dis- O OCPP, sendo a versão mais usual a 1.6 JSON (a ver- A mais importante infraestrutura de recarga com acesso
comunicação na infraestrutura de recarga (4) ponibilidade de energia da instalação elétrica, trazendo um são mais recente é a 2.0.1, ainda pouco adotada pela indús- público, onde os investimentos são elevados, devem propor-
controle eficiente e seguro da recarga, sem causar sobrecarga tria), é um protocolo de comunicação padronizado e aberto cionar uma recarga rápida e ultrarrápida (modo 4), que é o
da rede e multas por ultrapassagem da demanda contratada. usado mundialmente para comunicação entre estações de grande diferencial e atrativo nas rodovias para os usuários
A função V2X contemplada nesses protocolos abrange recarga de veículos elétricos e sistemas de gerenciamento de veículos elétricos em viagens, devendo preferencialmen-
o conceito do fluxo bidirecional de energia, possibilitando central, possibilitando a interação de diferentes agentes do te ser instaladas em pontos estratégicos com conveniências
que a energia existente nas baterias dos veículos elétricos sistema de recarga através de subprotocolos: para uma parada rápida (cafés, lanches, restaurantes, toale-
possa alimentar cargas externas ao veículo elétrico de for- tes), permitindo uma recarga parcial até 80% da capacidade
ma isolada da rede (off-grid) ou conectada à rede (on-grid), • eMobility Inter-Operation Protocol (eMIP) das baterias entre 15 a 30 minutos, assegurando chegar ao
atuando o veículo elétrico como um armazenador de ener- • Open Charge Point Interface (OCPI) destino sem atrasos significativos no trajeto (7). n
gia elétrica a bateria, BESS (battery energy storage system), • Open Inter-Charge Protocol (OICP)
funcionalidade atualmente disponível em alguns veículos • Open Clearing House Protocol (OCHP)
elétricos que utilizam o padrão CHAdeMO. *Eloir Pagnan é gerente do Departamento
O uso da comunicação de alto nível é essencial para A interoperabilidade que estará intrínseca no processo de EV Charging e Jean Carlos Flohr é analista
buscarmos maior eficiência no processo das recargas, pois de comunicação de alto nível, atrelado a comunicações en- do Departamento de EV Charging, ambos
Duração da recarga nas diversas modalidades nos permite gerenciar o fluxo de energia de acordo com as tre sistemas de controle de recarga, também simplificará o da WEG pdf. Acesso em: dez. 2022.
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