Page 20 - Revista EAA - Edição 98
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TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
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Veículos a e acordo com a Agência Internacional de Ener-
gias Renováveis (Irena), a transição energética em
hidrogênio: Dcurso não é somente uma substituição de com-
bustível, mas é uma mudança para um sistema diferente
desafios e com rupturas políticas, técnicas, ambientais e econômicas
proporcionais. A Irena considera que a década de 2020
oportunidades pode se tornar a era de uma grande corrida pela lideran-
ça em tecnologia, já que os custos provavelmente cairão
para o Brasil acentuadamente com a ampliação do conhecimento e
da infraestrutura necessária. O hidrogênio verde/reno-
vável se tornará competitivo mais cedo em países como
a China (graças aos seus eletrolisadores de baixo custo),
O país está em um momento especial ou Brasil e Índia (com energias renováveis baratas e pre-
porque o mercado já entende que o ços de gás relativamente altos). As estimativas apontam
hidrogênio pode ser produzido através para um potencial de mercado de US$ 50 bilhões a 60
de diversas fontes, inclusive etanol, e não bilhões para eletrolisadores e de US$ 21 bilhões a 25
compete com os biocombustíveis bilhões para células a combustível em meados do século.
A inovação e as tecnologias emergentes podem mudar o
cenário atual de manufatura.
Monica Saraiva Panik* Nos últimos 25 anos, a indústria de componentes para
veículos que utilizam o hidrogênio como fonte de energia
se desenvolveu, cresceu e se consolidou.
20 abril/maio/junho