Page 21 - Revista EAA - Edição 98
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Foto 1 – Student H2 Challenges
Hoje todas as empresas tradicionais do setor de autope-
ças, como Bosch, Mahle, Schaeffler, Mann+Hummel, Valeo
e outras, produzem componentes e sistemas para veículos
híbridos, elétricos, veículos a célula a combustível e motores
a combustão movidos a hidrogênio.
Além disso, uma pesquisa feita pelo Programa das Na-
ções Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) do Panamá,
indica que em 2021 havia mais de 51 mil veículos movidos
a célula a combustível rodando pelo mundo. O país com o
maior número de veículos é a Coréia do Sul, onde está a
Hyundai, em segundo lugar vem os Estados Unidos, prin-
cipalmente com a Califórnia, onde todas as montadoras
globais possuem diferentes modelos rodando desde 2001 e
o estado oferece incentivos para a compra e leasing desses FOTOS: DIVULGAÇÃO
veículos. Em terceiro lugar vem a China, em quarto o Ja-
pão, onde está a Toyota, e em quinto a Alemanha, onde estão
Mercedes-Benz, BMW, Volkswagen e Porsche. EDP Pecém, no Ceará
Se considerarmos o setor de veículos de passeio, o país
que mais tem veículos continua sendo a Coreia do Sul, se-
guida dos Estados Unidos (Califórnia), Japão e Alemanha. bustível em autonomia (a mesma que um veículo convencio-
No setor de ônibus urbanos, a China aparece em primeiro nal), tempo de abastecimento (de três a cinco minutos) e custo.
lugar, depois a Coreia do Sul, o Japão, os Estados Unidos e Quanto à produção de hidrogênio verde/renovável, a
a Alemanha. E no setor de caminhões pesados, em primei- EDP Energias de Portugal já começou a operar a sua plan-
ro aparece a China, depois a Suíça ‒ devido aos incentivos ta de eletrólise da água, produzindo a primeira molécula na
de isenção de pedágio e outros para esse tipo de veículos sua planta piloto de 1,5 MW no Complexo do Pecém, no
‒, em terceiro lugar vem os Estados Unidos (Califórnia) e Ceará, com um investimento de R$ 41,9 milhões. A EDP
em quarto a Dinamarca, seguida pela Suécia. A Toyota é a vai escalonar a planta para 150 MW e iniciar a produção de
montadora que comercializou o maior número de veículos. hidrogênio em grande escala a partir de 2027. Dentre as de-
Em novembro de 2022, as vendas globais totalizaram 21.475 mais empresas que assinaram memorandos de entendimen-
unidades do Mirai Fuel Cell e os mercados mais contem- tos com o estado do Ceará, a Casa dos Ventos anunciou o
plados foram os Estados Unidos, com 11.368 unidades, e o início de operação para 2026, a Fortescue em 2028 e a AES
Japão, com 7.435, e o resto do mundo com 2.622. Brasil em 2029. Ou seja, haverá hidrogênio verde/renovável
O Brasil está em um momento muito especial porque hoje no Brasil em escala a partir de 2026 e os estados produtores
o mercado já entende que o hidrogênio pode ser produzido deverão ser os primeiros a substituir as suas frotas por veícu-
através de diversas fontes, inclusive etanol, portanto não com- los movidos a hidrogênio e/ou derivados.
pete com os biocombustíveis, e sim abre novas oportunidades O Brasil pode se tornar um dos países líderes na pro-
de negócios para esse setor. O mercado entende também que dução, uso doméstico e exportação de hidrogênio verde/re-
um veículo a célula a combustível não compete com veículos novável e seus derivados, porque possui inúmeras vantagens
elétricos porque ele é um veículo elétrico que gera sua própria competitivas que o destacam no mercado global, como sua
eletricidade através do hidrogênio, e que quanto maior o porte, matriz elétrica acima de 90% renovável (atingiu 92% em
maior é a vantagem para os veículos movidos a célula a com- 2022), inúmeras fontes de energia renovável em abundân-
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