Page 23 - Revista EAA - Edição 98
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O MiBI possui um grupo dedicado às tecnologias do hi-
drogênio e células a combustível e estamos trabalhando no
âmbito da SAE Brasil em parceria com o Sindipeças para le-
var informação às empresas brasileiras sobre os tipos de com-
ponentes, sistemas e equipamentos utilizados em eletrolisado-
res e sistemas de células a combustível. Esse é primeiro passo
para reindustrialização, ou seja, capacitar a indústria brasileira Toyota Mirai Fuel Cell
sobre novas tecnologias, novos componentes, sistemas e equi-
pamentos, os quais estão sendo produzidos e comercializados
globalmente. A nacionalização das tecnologias do hidrogênio
e célula a combustível é o caminho para a reindustrialização
dos parques nacionais, de forma a agregar valor na manufatura
e capacitar a engenharia nacional para a economia verde.
Outra iniciativa é o SAE BRASIL & Ballard Student
H Challenge, um desafio estudantil pioneiro no Brasil e no
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mundo. A ideia nasceu do grupo de Mentoria da Mobilidade
a Hidrogênio com o objetivo de transferir conhecimento e ex-
periência sobre sistemas de célula a combustível para aplicação
automotiva para universidades brasileiras e dar oportunidade
aos grupos estudantis envolvidos de trabalhar com tecnologia
de ponta e com engenheiros experientes da indústria nacio- Projeto Haru Oni no Chile, fonte Porsche: Barbara Frenkel,
diretora de compras da Porsche AG, e Michael Steiner,
nal e internacional. Capacitamos mais de 170 estudantes de
diretor de desenvolvimento e pesquisa da Porsche AG,
engenharia em 2020 sobre veículos elétricos a hidrogênio, tec-
abastecem um Porsche 911. “A Porsche tem como estratégia
nologia de célula a combustível, segurança do hidrogênio, fon-
um duplo E: eletromobilidade e eFuels”
tes de produção de hidrogênio, tendências internacionais da
mobilidade a hidrogênio, design, abastecimento de hidrogênio,
transformação energética e outros temas. Neste ano abrimos A Porsche, por exemplo, vai importar metanol verde e ga-
inscrições para novas equipes. O objetivo é desenvolver, cons- solina verde produzida pelo projeto chamado Haru Oni, em
truir e operar veículos do tipo Baja ou Fórmula SAE híbridos Magallanes, na Patagônia chilena. O Brasil também possui
a célula a combustível. A cooperação entre universidades e a todos os recursos e localidades para sediar esse tipo de projeto
indústria promove a capacitação de profissionais integrando- chamado “Power to X”. Devido ao seu imenso potencial de
-os no mercado simultaneamente ao seu período de formação energias renováveis, a produção dos e-combustíveis no Brasil
acadêmica. Ao envolver os estudantes e professores neste tema representa um tesouro ainda não explorado e uma nova opor-
estamos contribuindo para que a tecnologia se perpetue nas tunidade de negócios para o setor sucroalcooleiro e para as
novas gerações. A segunda competição presencial do Student biorrefinarias, onde se pode produzir hidrogênio verde ou de
H Challenge será realizada de 2 a 6 de agosto de 2023 no Es- baixo carbono de diversas formas e as quais emitem o CO
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porte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba. biológico ou natural, que é o tipo mais desejado no mundo para
Quando se fala de hidrogênio verde ou renovável, estamos produção de e-combustíveis, uma das opções para a descarbo-
falando não somente da molécula de H produzida a partir da nização da mobilidade global a caminho do carbono zero. n
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eletrólise da água e fontes de energia renovável, mas também
dos derivados, como a amônia verde e os combustíveis sintéti-
cos como e-metanol, e-querosene, HVO, e-gasolina produzi- * Monica Saraiva Panik é Formada em Comunicação Social pela
dos com hidrogênio verde/renovável e com o CO capturado FAAP e Business MBA em Marketing pela FGV. Trabalhou 18 anos
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da atmosfera. Muitas montadoras de veículos no mercado glo- para a indústria automotiva no Brasil e 11 anos em empresas de
bal estão buscando regiões no mundo onde possam investir na tecnologias de célula a combustível na Alemanha. Foi Gerente do Projeto
produção e exportação de combustíveis a base de hidrogênio “Ônibus a Célula a Combustível para Transporte Urbano no Brasil”.
verde/renovável para uso em motores a combustão, com o ob- É Diretora da ABH2, Mentora da SAE Brasil, Curadora da BW e
jetivo de atingir suas metas intermediárias de descarbonização, Consultora da FIEC e outras instituições. Foi nomeada “Remarkable
até o início da produção em massa de veículos emissão zero, Women in the field of transport” pela GIZ e BMZ no âmbito da TUMI
movidos a célula a combustível. (Transformative Urban Mobility Initiative).
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