Page 23 - Revista EAA - Edição 98
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O MiBI possui um grupo dedicado às tecnologias do hi-
           drogênio e células a combustível e estamos trabalhando no
           âmbito da SAE Brasil em parceria com o Sindipeças para le-
           var informação às empresas brasileiras sobre os tipos de com-
           ponentes, sistemas e equipamentos utilizados em eletrolisado-
           res e sistemas de células a combustível. Esse é primeiro passo
           para reindustrialização, ou seja, capacitar a indústria brasileira   Toyota Mirai Fuel Cell
           sobre novas tecnologias, novos componentes, sistemas e equi-
           pamentos, os quais estão sendo produzidos e comercializados
           globalmente. A nacionalização das tecnologias do hidrogênio
           e célula a combustível é o caminho para a reindustrialização
           dos parques nacionais, de forma a agregar valor na manufatura
           e capacitar a engenharia nacional para a economia verde.
             Outra  iniciativa  é  o  SAE  BRASIL  &  Ballard  Student
           H  Challenge, um desafio estudantil pioneiro no Brasil e no
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           mundo. A ideia nasceu do grupo de Mentoria da Mobilidade
           a Hidrogênio com o objetivo de transferir conhecimento e ex-
           periência sobre sistemas de célula a combustível para aplicação
           automotiva para universidades brasileiras e dar oportunidade
           aos grupos estudantis envolvidos de trabalhar com tecnologia
           de ponta e com engenheiros experientes da indústria nacio-  Projeto Haru Oni no Chile, fonte Porsche: Barbara Frenkel,
                                                               diretora de compras da Porsche AG, e Michael Steiner,
           nal e internacional.  Capacitamos mais de 170 estudantes de
                                                               diretor de desenvolvimento e pesquisa da Porsche AG,
           engenharia em 2020 sobre veículos elétricos a hidrogênio, tec-
                                                               abastecem um Porsche 911. “A Porsche tem como estratégia
           nologia de célula a combustível, segurança do hidrogênio, fon-
                                                               um duplo E: eletromobilidade e eFuels”
           tes de produção de hidrogênio, tendências internacionais da
           mobilidade a hidrogênio, design, abastecimento de hidrogênio,
           transformação energética e outros temas. Neste ano abrimos   A Porsche, por exemplo, vai importar metanol verde e ga-
           inscrições para novas equipes. O objetivo é desenvolver, cons-  solina verde produzida pelo projeto chamado Haru Oni, em
           truir e operar veículos do tipo Baja ou Fórmula SAE híbridos   Magallanes, na Patagônia chilena. O Brasil também possui
           a célula a combustível. A cooperação entre universidades e a   todos os recursos e localidades para sediar esse tipo de projeto
           indústria promove a capacitação de profissionais integrando-  chamado “Power to X”. Devido ao seu imenso potencial de
           -os no mercado simultaneamente ao seu período de formação   energias renováveis, a produção dos e-combustíveis no Brasil
           acadêmica. Ao envolver os estudantes e professores neste tema   representa um tesouro ainda não explorado e uma nova opor-
           estamos contribuindo para que a tecnologia se perpetue nas   tunidade de negócios para o setor sucroalcooleiro e para as
           novas gerações. A segunda competição presencial do Student   biorrefinarias, onde se pode produzir hidrogênio verde ou de
           H  Challenge será realizada de 2 a 6 de agosto de 2023 no Es-  baixo carbono de diversas formas e as quais emitem o CO
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           porte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba.  biológico ou natural, que é o tipo mais desejado no mundo para
             Quando se fala de hidrogênio verde ou renovável, estamos   produção de e-combustíveis, uma das opções para a descarbo-
           falando não somente da molécula de H  produzida a partir da   nização da mobilidade global a caminho do carbono zero. n
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           eletrólise da água e fontes de energia renovável, mas também
           dos derivados, como a amônia verde e os combustíveis sintéti-
           cos como e-metanol, e-querosene, HVO, e-gasolina produzi-  * Monica Saraiva Panik é Formada em Comunicação Social pela
           dos com hidrogênio verde/renovável e com o CO  capturado   FAAP e Business MBA em Marketing pela FGV. Trabalhou 18 anos
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           da atmosfera. Muitas montadoras de veículos no mercado glo-  para a indústria automotiva no Brasil e 11 anos em empresas de
           bal estão buscando regiões no mundo onde possam investir na   tecnologias de célula a combustível na Alemanha. Foi Gerente do Projeto
           produção e exportação de combustíveis a base de hidrogênio   “Ônibus a Célula a Combustível para Transporte Urbano no Brasil”.
           verde/renovável para uso em motores a combustão, com o ob-  É Diretora da ABH2, Mentora da SAE Brasil, Curadora da BW e
           jetivo de atingir suas metas intermediárias de descarbonização,   Consultora da FIEC e outras instituições. Foi nomeada “Remarkable
           até o início da produção em massa de veículos emissão zero,   Women in the field of transport” pela GIZ e BMZ no âmbito da TUMI
           movidos a célula a combustível.                     (Transformative Urban Mobility Initiative).

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