Page 25 - Revista EAA - Edição 98
P. 25
Rotas tecnológicas Dessa forma, é essencial abordar a descarbonização
para a descarbonização dos veículos comerciais pesados, para diminuir efetiva-
do setor de transportes mente as emissões do segmento de transporte. Em curto
Sustentabilidade e redução de emissões de Gases de Efei- prazo, aumentar a eficiência dos veículos existentes é um
to Estufa (GEE) são fortes direcionadores em todas as passo importante nessa direção, no entanto, o objetivo fi-
discussões técnicas e econômicas no mundo atual. Du- nal a longo prazo visando a neutralidade climática no seg-
rante a COP 21, realizada em Paris, as nações associadas à mento de transporte deve ser o uso de fontes de energia
Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças renováveis ou livres de carbono.
Climáticas (UNFCCC) firmaram um acordo histórico Como ilustrado na figura 1, o ciclo de condução e o
visando o combate às mudanças climáticas, através do re- tipo de carga determinam qual a solução mais adequada
forço de ações para um futuro sustentável. Desde então, para descarbonização dos diferentes tipos de veículos. Os
quase 200 países, incluindo o Brasil, já assinaram o Acor- veículos elétricos a bateria (VEB) são uma boa solução
do de Paris, com o objetivo comum de fortalecer a res- para carros de passageiros e veículos comerciais de peque-
posta global à ameaça das mudanças climáticas, buscando no porte e curto alcance. No entanto, a aplicação dessa
limitar o aquecimento global abaixo de 2°C em relação mesma tecnologia em caminhões pesados e equipamentos
aos níveis pré-industriais. fora de estrada apresenta desvantagens devido ao curto
De acordo com o Sistema de Estimativas de Emissões alcance, longos períodos de carregamento e alto peso do
e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG), o Bra- sistema de baterias.
sil gerou uma emissão de 2,4 bilhões de toneladas equi- O hidrogênio (H ) surge como alternativa atraente de
2
valentes de CO em 2021. Isoladamente, o segmento de armazenamento de energia para aplicações em que alta
2
transporte rodoviário foi responsável pela emissão de 190 densidade energética e rápido reabastecimento são fun-
milhões de toneladas de CO eq, dos quais 106 milhões damentais. Ele é um combustível livre de carbono que
2
(56%) podem ser atribuídos a veículos comerciais pesados, pode ser produzido sem emissão de GEE usando fontes
incluindo caminhões e ônibus. de energia renováveis.
abril/maio/junho 25