Page 25 - Revista EAA - Edição 98
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Rotas tecnológicas                                    Dessa forma, é essencial abordar a descarbonização
           para a descarbonização                              dos veículos comerciais pesados, para diminuir efetiva-
           do setor de transportes                             mente as emissões do segmento de transporte. Em curto

           Sustentabilidade e redução de emissões de Gases de Efei-  prazo, aumentar a eficiência dos veículos existentes é um
           to Estufa (GEE) são fortes direcionadores em todas as   passo importante nessa direção, no entanto, o objetivo fi-
           discussões técnicas e econômicas no mundo atual. Du-  nal a longo prazo visando a neutralidade climática no seg-
           rante a COP 21, realizada em Paris, as nações associadas à   mento de transporte deve ser o uso de fontes de energia
           Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças   renováveis ou livres de carbono.
           Climáticas (UNFCCC) firmaram um acordo histórico      Como ilustrado na figura 1, o ciclo de condução e o
           visando o combate às mudanças climáticas, através do re-  tipo de carga determinam qual a solução mais adequada
           forço de ações para um futuro sustentável. Desde então,   para descarbonização dos diferentes tipos de veículos. Os
           quase 200 países, incluindo o Brasil, já assinaram o Acor-  veículos elétricos a bateria (VEB) são uma boa solução
           do de Paris, com o objetivo comum de fortalecer a res-  para carros de passageiros e veículos comerciais de peque-
           posta global à ameaça das mudanças climáticas, buscando   no porte e curto alcance. No entanto, a aplicação dessa
           limitar o aquecimento global abaixo de 2°C em relação   mesma tecnologia em caminhões pesados e equipamentos
           aos níveis pré-industriais.                         fora de estrada apresenta desvantagens devido ao curto
             De acordo com o Sistema de Estimativas de Emissões   alcance, longos períodos de carregamento e alto peso do
           e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG), o Bra-  sistema de baterias.
           sil gerou uma emissão de 2,4 bilhões de toneladas equi-  O hidrogênio (H ) surge como alternativa atraente de
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           valentes de CO  em 2021. Isoladamente, o segmento de   armazenamento de energia para aplicações em que alta
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           transporte rodoviário foi responsável pela emissão de 190   densidade energética e rápido reabastecimento são fun-
           milhões de toneladas de CO eq, dos quais 106 milhões   damentais. Ele é um combustível livre de carbono que
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           (56%) podem ser atribuídos a veículos comerciais pesados,   pode ser produzido sem emissão de GEE usando fontes
           incluindo caminhões e ônibus.                       de energia renováveis.

           abril/maio/junho                                                                                 25
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