Page 15 - Revista EAA - Edição 91
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Figura 4: dados históricos da distribuição de biocombustíveis e as emissões GEE evitadas.
CO , quer seja o CH emitido
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pelos aterros sanitários, que
podem ser destinados a biodi-
gestores, eliminando em mais
de 90% a emissão desses gases,
passando a ganhar prioridade
nas políticas do MME.
ANOS 2020
Nos dias atuais, presenciamos
uma discussão ampla com
relação ao futuro sustentável
para a mobilidade, atraindo a
atenção global, que apostou
fortemente na eletrificação e
no uso do hidrogênio como Figura 5: emissões totais de CO2 equivalente
alternativas para a descarbonização, porém o Brasil traz nos transportes nacionais em 2019.
para a discussão de alternativas globais o uso sustentável
dos biocombustíveis, que é uma alternativa em países como
Estados Unidos, Indonésia, Índia, entre outros. e temos hoje um patrimônio ativado que já é responsável
Nestas últimas décadas, o Brasil vem colaborando para pela redução de 35% das emissões de GEE. Os novos mar-
a descarbonização nos transportes de forma significativa, cos legais em discussão entre governo e sociedade devem
evitando a emissão de aproximadamente 850 MtCO eq trazer uma perspectiva positiva de crescimento das fontes
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com a substituição de combustíveis fósseis pelos biocom- renováveis em detrimento das fontes fósseis, sempre consi-
bustíveis, equivalente a mais de quatro anos de emissões derando a cadeia completa do poço à roda (W2W). n
totais de todos os modais de transporte nacional.
Estamos em um momento de grande relevância para as *Erwin Franieck é Diretor-Presidente do Instituto
escolhas de alternativas para a mobilidade descarbonizada, de Ciências e Tecnologia SAE4MOBILITY.
julho/agosto/setembro 15