Page 17 - Revista EAA - Edição 91
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Figura 2:
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                                                                                               Ciclo de Vida
                                                                                               [Mahle].


















             Nesse método de avaliação, devem ser consideradas to-  enquanto os BEVs têm menor impacto durante a operação
           das as fases de vida de um produto, do berço ao túmulo, sob   e maior impacto durante a produção.
           o aspecto de emissão de GEE, isto é, desde a extração da   Apesar do menor impacto de emissões dos BEVs du-
           matéria-prima, passando pela manufatura, uso, reciclagem   rante a operação do veículo, esse valor é significativo e de-
           até o descarte final de resíduos (figura 2).        pende de qual fonte de energia é utilizada para a geração da
             No caso de veículos e fontes de energia, devemos consi-  eletricidade utilizada para carregar as baterias.
           derar todos os passos para a produção da energia, seja com-
           bustível líquido ou gasoso, seja energia elétrica, até seu uso
           nos veículos, assim como também a instalação da infraes-
           trutura de abastecimento e a produção do veículo.
           Matrizes energéticas

           A geração de energia em cada país é diferente e segue as
           particularidades do país em questão. Apesar do grande in-
                                                               Tabela 1: emissões de CO2 em função da geração de MWh1.
           vestimento feito em fontes renováveis de energia e políti-
           cas públicas existentes em todas as partes do globo, ainda
           há diferenças significativas entre países, por exemplo, grande   A figura 3 apresenta as emissões equivalente do BEV em
           parte da geração de energia da China é baseada na queima   gCO e/km considerando a matriz energética de diferentes
                                                                   2
           de carvão, com alta emissão de GEE, já a França é o país que   países europeus. Nessa figura o valor de referência é dado pelo
           mais depende da geração de energia nuclear no mundo, o   ICEV-G (combustão gasolina). Nota-se que quando o veícu-
           que faz com que tenha um baixo nível de emissões de GEE.  lo elétrico é carregado considerando o valor médio do impacto
             O Brasil possui uma matriz energética baseada em hi-  de CO na geração de energia em toda a Europa, o CO e/km
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           droelétricas, o que faz com que a pegada de carbono durante   é reduzido para 45% (EU28 BEV) do que seria gerado pelo
           a geração de energia seja muito menor do que a de muitos   MCI a gasolina, entretanto, quando a geração de energia é
           outros países. A tabela 1 apresenta valores referentes às emis-  separada por cada país, a redução de CO e/km varia.
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           sões de CO  para cada MWh gerado em diferentes regiões.
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           Life Cycle Analysis - LCA,                          - mercado europeu
           exemplo de comparação de                            A figura 3 deixa claro que a matriz de produção energética
           tecnologias com foco em GEE                         na Europa varia em cada país. A Alemanha, que é a maior

           A comparação de emissões de Gases de Efeito Estufa   economia da Europa, gera significativamente mais CO
                                                                                                               2
           (GEE) entre veículos movidos por motores de combustão   durante a geração de energia do que a média europeia, en-
           interna (MCI) e veículos movidos a bateria (BEV) não é   quanto os países nórdicos possuem matriz energética mais
           simples por diversos motivos, sendo um dos principais o   limpa do que a dos demais países naquela região.
           fato de que os MCI provocam aproximadamente 80% do    A figura 4 compara um Volvo XC40 MCI e BEV con-
           impacto total de emissões durante a operação do veículo,   siderando três diferentes cenários de geração de energia.

           julho/agosto/setembro                                                                            17
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