Page 17 - Revista EAA - Edição 91
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Figura 2:
Análise de
Ciclo de Vida
[Mahle].
Nesse método de avaliação, devem ser consideradas to- enquanto os BEVs têm menor impacto durante a operação
das as fases de vida de um produto, do berço ao túmulo, sob e maior impacto durante a produção.
o aspecto de emissão de GEE, isto é, desde a extração da Apesar do menor impacto de emissões dos BEVs du-
matéria-prima, passando pela manufatura, uso, reciclagem rante a operação do veículo, esse valor é significativo e de-
até o descarte final de resíduos (figura 2). pende de qual fonte de energia é utilizada para a geração da
No caso de veículos e fontes de energia, devemos consi- eletricidade utilizada para carregar as baterias.
derar todos os passos para a produção da energia, seja com-
bustível líquido ou gasoso, seja energia elétrica, até seu uso
nos veículos, assim como também a instalação da infraes-
trutura de abastecimento e a produção do veículo.
Matrizes energéticas
A geração de energia em cada país é diferente e segue as
particularidades do país em questão. Apesar do grande in-
Tabela 1: emissões de CO2 em função da geração de MWh1.
vestimento feito em fontes renováveis de energia e políti-
cas públicas existentes em todas as partes do globo, ainda
há diferenças significativas entre países, por exemplo, grande A figura 3 apresenta as emissões equivalente do BEV em
parte da geração de energia da China é baseada na queima gCO e/km considerando a matriz energética de diferentes
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de carvão, com alta emissão de GEE, já a França é o país que países europeus. Nessa figura o valor de referência é dado pelo
mais depende da geração de energia nuclear no mundo, o ICEV-G (combustão gasolina). Nota-se que quando o veícu-
que faz com que tenha um baixo nível de emissões de GEE. lo elétrico é carregado considerando o valor médio do impacto
O Brasil possui uma matriz energética baseada em hi- de CO na geração de energia em toda a Europa, o CO e/km
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droelétricas, o que faz com que a pegada de carbono durante é reduzido para 45% (EU28 BEV) do que seria gerado pelo
a geração de energia seja muito menor do que a de muitos MCI a gasolina, entretanto, quando a geração de energia é
outros países. A tabela 1 apresenta valores referentes às emis- separada por cada país, a redução de CO e/km varia.
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sões de CO para cada MWh gerado em diferentes regiões.
2 Life Cycle Analysis
Life Cycle Analysis - LCA, - mercado europeu
exemplo de comparação de A figura 3 deixa claro que a matriz de produção energética
tecnologias com foco em GEE na Europa varia em cada país. A Alemanha, que é a maior
A comparação de emissões de Gases de Efeito Estufa economia da Europa, gera significativamente mais CO
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(GEE) entre veículos movidos por motores de combustão durante a geração de energia do que a média europeia, en-
interna (MCI) e veículos movidos a bateria (BEV) não é quanto os países nórdicos possuem matriz energética mais
simples por diversos motivos, sendo um dos principais o limpa do que a dos demais países naquela região.
fato de que os MCI provocam aproximadamente 80% do A figura 4 compara um Volvo XC40 MCI e BEV con-
impacto total de emissões durante a operação do veículo, siderando três diferentes cenários de geração de energia.
julho/agosto/setembro 17