Page 18 - Revista EAA - Edição 91
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COMBUSTÍVEIS DO FUTURO

















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                                                                          emitidos pelo Volvo XC40 MCI e BEV com
                                                                          diferentes fontes de energia .
                                                                                                3
          Figura 3: CO2e/km em diversos países. A linha preta
          horizontal representa as emissões esperadas em 2030 .  composição, enquanto o etanol, além de liberar menos CO
                                                    2
                                                                                                              2
                                                             durante a combustão – cada litro de E100 gera 1,44 kg de
            Nessa análise fica muito evidente que a pegada de car-  CO , enquanto o E27 gera 2,16kg – também absorve CO
                                                                 2                                            2
          bono da matriz energética elétrica tem um impacto mui-  durante a sua produção pela fotossíntese da cana-de-açúcar.
          to considerável nas emissões de GEE e, portanto, reforça   A figura 5 compara diferentes combustíveis para um mes-
          ainda mais que essa análise no contexto regional é muito   mo veículo, considerando o mercado brasileiro. Nessa simula-
          importante para garantir que a decisão por uma determi-  ção, o BEV gerou menos CO e do que o MCI etanol apenas
                                                                                     2
          nada rota tecnológica seja de fato efetiva na redução dos   depois de aproximadamente 80 mil quilômetros. Quando o
          impactos ambientais do transporte.                 BEV é importado, a quantidade total de CO e emitido foi
                                                                                                   2
          Life Cycle Analysis                                maior do que o MCI etanol mesmo após 200 mil quilômetros.
                                                                Essa metodologia de análise realizada para veículos le-
          - mercado brasileiro                               ves como exemplo pode ser aplicada para outras classes de
          O Brasil possui características únicas que reduzem o im-  veículos e até outros modais, seguindo a mesma lógica.
          pacto de emissões de CO referente à geração de energia,   Em função da necessidade contínua de redução das
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          no contexto da energia elétrica ou pela grande disponibili-  emissões de GEE, esse tipo de análise permitirá a cada país
          dade de biocombustíveis.                           avaliar as tecnologias disponíveis e a matriz energética de
            Por um lado, a matriz energética baseada principalmen-  cada região, adotando a melhor alternativa, seguindo os cri-
          te em hidroelétricas reduz de forma significativa o nível de   térios de emissão de gases, econômicos e sociais, ressaltan-
          emissões, mas o combustível utilizado no Brasil também   do que todas as rotas tecnológicas adotadas devem seguir
          tem um impacto positivo no MCI. A gasolina vendida hoje   tais premissas, pois garantirá uma transição energética para
          no Brasil contém 27% de etanol anidro adicionado a sua   baixo carbono, com segurança energética local e impacto
                                                             socioambiental positivo. n

                                                             REFERÊNCIAS
                                                             [1]  Tomanik E., Policarpo E., Rovai F. Life Cycle Assessment
                                                             of Vehicular Electrification. SAE tech paper 2021-36-0042
                                                             (a ser publicado).
                                                             [2]  Siebel T. Life Cycle Assessments – Controversial, but without
                                                             alternative. MTZ worldwide 04/2021.
                                                             [3]  Volvo: Carbon footprint report. Battery electric XC40
                                                             Recharge and the XC40 ICE. Disponível em: https://group.
                                                             volvocars.com/news/sustainability/2020/~/media/ccs/Volvo_
                                                             carbonfootprintreport.pdf. Acesso em: 6 ago. 2021.


                                                                    *Erich Policarpo é engenheiro de desenvolvimento de motores na
                                                              AVL GmbH e membro da Comissão de Motores Otto da SAE BRASIL.
         Figura 5: emissões totais de CO2e para um mesmo veículo    *Everton Silva é executivo de P&D na MAHLE Metal Leve e
         considerando diferentes combustíveis1.                            mentor em Tecnologia e Inovação da SAE BRASIL.
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