Page 20 - Revista EAA - Edição 91
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COMBUSTÍVEIS DO FUTURO
ISTOCKPHOTOS
Emissões da aviação civil:
uma discussão nacional necessária
A tradição de produtor mundial de biocombustíveis do Brasil o coloca em posição de
destaque para a eventual produção de bioenergia, sem impactar a matriz de produção atual
Marcelo de Freitas Gonçalves e Pedro Scorza*
indústria da aviação está unida globalmente por Para atender a essas metas, foram criadas quatro fren-
meio das suas principais instituições que repre- tes com o intuito de organizar as ações, sendo elas defini-
A sentam o setor para atuar na redução das emis- das como operações, infraestrutura, medidas de mercado
sões de gases do efeito estufa. Três grandes metas para a e tecnologia:
redução de CO na aviação internacional foram defini-
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das (Atag, 2008): OPERAÇÕES: redução do peso no interior de aeronaves,
como assentos leves; adoção de procedimentos operacionais
● Incrementar a média na eficiência de combustível em que economizam combustível de aviação, como a descida
1,5% ao ano de 2009 a 2020; contínua em aeroportos, uso de um único motor em opera-
ção terrestre, entre outros.
● Emissões líquidas de CO estáveis nos níveis de 2020,
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buscando um crescimento neutro em carbono; INFRAESTRUTURA: está relacionada a melhorias na
gestão de tráfego aéreo (conhecido pela sigla em inglês
● Redução das emissões de CO em 50% até 2050, tendo ATM) e otimização de trajetória, para a redução do com-
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os níveis de 2005 como referência. bustível. Essas ações conferem maior segurança e eficiência
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