Page 24 - Revista EAA - Edição 91
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COMBUSTÍVEIS DO FUTURO





     ISTOCKPHOTOS




















          O biogás na

          descarbonização

          da mobilidade



          A busca pela redução das emissões de carbono
          das grandes cadeias agroindustriais do País
          indica que o segmento de transportes pesados
          deverá viver uma significativa transformação
          nos próximos anos


          Alessandro Gardemann*


                volume potencial de produção de biogás no Brasil   Enquanto o biogás pode ser utilizado para gerar energia
                já rendeu a expressão “pré-sal caipira”, que chama a  elétrica, térmica ou mecânica, o biometano tem aplicação na
         O atenção para as enormes “reservas” de um combus-  indústria e nos transportes, substituindo energéticos como
          tível 100% renovável e que pode ser totalmente equivalente  diesel, óleo combustível, GLP e o gás natural fóssil. Cada
          ao gás natural fóssil, com a vantagem de ser muito mais  um desses setores tem sua estratégia de descarbonização e,
          acessível do que este, que fica armazenado em áreas ultra-  diferentemente do setor elétrico brasileiro, que tem gran-
          profundas a quilômetros de distância da costa.     de participação de fontes renováveis, o setor de transportes
            Diferentemente do gás de origem fóssil, o biogás que  ainda é extremamente dependente de combustíveis fósseis.
          não é aproveitado é lançado na atmosfera, desperdiçando-  Além de reduzir as emissões de gases de efeito estufa,
          -se um valioso ativo energético e ainda contribuindo para a  o uso do biometano em frotas pesadas substituindo o die-
          emissão de gases de efeito estufa.                 sel também reduz significativamente a emissão de material
            O biogás é produzido por meio do processo de biodigestão  particulado e outros poluentes que causam sérios danos à
          anaeróbia de resíduos orgânicos da agropecuária, da indústria  saúde, principalmente em grandes metrópoles.
          e do saneamento, sendo uma mistura de gases contendo, prin-  Em alguns estados, a solução já está pronta, com in-
          cipalmente, metano (CH ) e gás carbônico (CO ), além de ou-  fraestrutura de gasodutos e postos de abastecimento com
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          tros componentes em menor quantidade. Ao passar por uma  GNV. Segundo o BNDES (2021), a frota de veículos a gás
          etapa de purificação para a remoção do CO , o biogás chega a  no Brasil é de aproximadamente 1,9 milhão. Os veículos le-
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          composições acima de 90% de metano, passando a ser chama-  ves respondem, virtualmente, por todo esse montante, con-
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          do de biometano ou gás natural renovável, que é equivalente e  sumindo cerca de 5,4 milhões de m ao dia de gás natural
          intercambiável ao gás natural de origem fóssil.    veicular.
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