Page 24 - Revista EAA - Edição 91
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COMBUSTÍVEIS DO FUTURO
ISTOCKPHOTOS
O biogás na
descarbonização
da mobilidade
A busca pela redução das emissões de carbono
das grandes cadeias agroindustriais do País
indica que o segmento de transportes pesados
deverá viver uma significativa transformação
nos próximos anos
Alessandro Gardemann*
volume potencial de produção de biogás no Brasil Enquanto o biogás pode ser utilizado para gerar energia
já rendeu a expressão “pré-sal caipira”, que chama a elétrica, térmica ou mecânica, o biometano tem aplicação na
O atenção para as enormes “reservas” de um combus- indústria e nos transportes, substituindo energéticos como
tível 100% renovável e que pode ser totalmente equivalente diesel, óleo combustível, GLP e o gás natural fóssil. Cada
ao gás natural fóssil, com a vantagem de ser muito mais um desses setores tem sua estratégia de descarbonização e,
acessível do que este, que fica armazenado em áreas ultra- diferentemente do setor elétrico brasileiro, que tem gran-
profundas a quilômetros de distância da costa. de participação de fontes renováveis, o setor de transportes
Diferentemente do gás de origem fóssil, o biogás que ainda é extremamente dependente de combustíveis fósseis.
não é aproveitado é lançado na atmosfera, desperdiçando- Além de reduzir as emissões de gases de efeito estufa,
-se um valioso ativo energético e ainda contribuindo para a o uso do biometano em frotas pesadas substituindo o die-
emissão de gases de efeito estufa. sel também reduz significativamente a emissão de material
O biogás é produzido por meio do processo de biodigestão particulado e outros poluentes que causam sérios danos à
anaeróbia de resíduos orgânicos da agropecuária, da indústria saúde, principalmente em grandes metrópoles.
e do saneamento, sendo uma mistura de gases contendo, prin- Em alguns estados, a solução já está pronta, com in-
cipalmente, metano (CH ) e gás carbônico (CO ), além de ou- fraestrutura de gasodutos e postos de abastecimento com
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tros componentes em menor quantidade. Ao passar por uma GNV. Segundo o BNDES (2021), a frota de veículos a gás
etapa de purificação para a remoção do CO , o biogás chega a no Brasil é de aproximadamente 1,9 milhão. Os veículos le-
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composições acima de 90% de metano, passando a ser chama- ves respondem, virtualmente, por todo esse montante, con-
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do de biometano ou gás natural renovável, que é equivalente e sumindo cerca de 5,4 milhões de m ao dia de gás natural
intercambiável ao gás natural de origem fóssil. veicular.
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