Page 21 - Revista EAA - Edição 91
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Figura 1: contribuição das frentes para a
de voo. No tocante ao aeródromo, adequações de layout po-
redução de emissões de CO2 na aviação
dem disponibilizar um número suficiente de portas e ter- internacional (Icao,2018)
minais para agilizar o fluxo de passageiros, o que evita que
aeronaves fiquem orbitando à espera de seu posicionamen-
to para aterrisagem. desses combustíveis tem apresentado redução das emissões
de ciclo para o CO entre 60% e 80% quando comparada
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MEDIDAS DE MERCADO: a principal ação global ao querosene fóssil.
está ligada à implantação do programa Corsia (Carbon O benefício geral das frentes não se limita à emissão de
Offsetting and Reduction Scheme for International Avia- CO , mas também de microparticulados, óxidos de nitro-
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tion) pela Icao. O Corsia será implementado em três fa- gênio, vapor d’água e nebulosidade induzida.
ses, precedidas por um período de linha de base, de 2019 A aviação comercial é, e continuará sendo por muitos
a 2020, para as emissões de CO2. A fase-piloto, de 2021 anos, uma indústria que necessita de combustível líquido
a 2023, e a primeira fase, de 2024 a 2026, são voluntárias. e com alta densidade energética, tendo usado o querosene
Na segunda fase, de 2027 a 2035, será aplicada a todos os fóssil como solução por décadas. De acordo com a Iata, em
Estados-membros. Algumas isenções foram provisionadas 2019, as despesas com combustível de aviação atingiram
no Corsia, relacionadas a aspecto socioeconômico, impacto 23,7% das despesas operacionais de suas operadoras asso-
marginal de emissões e finalidades humanitárias. ciadas, (IATA, 2020). No entanto a disponibilidade mun-
dial do SAF é extremamente baixa. Em 2019, representou
TECNOLOGIA: aprimoramentos relacionados ao proje- aproximadamente 0,1% do querosene de aviação consumi-
to da aeronave, vinculados ao uso de materiais mais aero- do globalmente (300 milhões de toneladas). O SAF ainda
dinâmicos e leves; motores com alta taxa de by-pass, que é mais caro que seu equivalente fóssil, mesmo tendo sua
colabora para melhorar a eficiência da aeronave, tecnolo- mistura limitada em até 50%, para cinco das sete tecnolo-
gia fly-by-wire que permite um melhor controle e geren- gias homologadas pela norma ASTM D7566.
ciamento da aeronave. Nesta frente, a ação mais relevante, Destaca-se que seu preço ainda não é competitivo e
com importante impacto nas emissões, é o uso de combus- sua escala de produção está limitada a algumas poucas
tível sustentável de aviação ou SAF (em inglês, Sustainable regiões do planeta. A figura a seguir, publicada no re-
Aviation Fuel). O SAF é um combustível sintético (não latório The Waypoint 2050 pelo Air Transportation Ac-
oriundo de petróleo), produzido a partir de fontes renová- tion Group (Atag), apresenta as principais iniciativas em
veis ou residuais, pode se tornar sustentável ao atender cri- produção de SAF no mundo, nota-se que os volumes
térios nacionais ou internacionais definidos através de es- ainda são pequenos se comparados com o uso global de
quemas de certificação da sustentabilidade. A vasta maioria querosene de aviação.
julho/agosto/setembro 21