Page 21 - Revista EAA - Edição 91
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Figura 1: contribuição das frentes para a
           de voo. No tocante ao aeródromo, adequações de layout po-
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           dem disponibilizar um número suficiente de portas e ter-  internacional (Icao,2018)
           minais para agilizar o fluxo de passageiros, o que evita que
           aeronaves fiquem orbitando à espera de seu posicionamen-
           to para aterrisagem.                                desses combustíveis tem apresentado redução das emissões
                                                               de ciclo para o CO entre 60% e 80% quando comparada
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           MEDIDAS  DE MERCADO: a principal ação global        ao querosene fóssil.
           está  ligada  à  implantação  do  programa  Corsia  (Carbon   O benefício geral das frentes não se limita à emissão de
           Offsetting and Reduction Scheme for International Avia-  CO , mas também de microparticulados, óxidos de nitro-
                                                                  2
           tion) pela Icao. O Corsia será implementado em três fa-  gênio, vapor d’água e nebulosidade induzida.
           ses, precedidas por um período de linha de base, de 2019   A aviação comercial é, e continuará sendo por muitos
           a 2020, para as emissões de CO2. A fase-piloto, de 2021   anos, uma indústria que necessita de combustível líquido
           a 2023, e a primeira fase, de 2024 a 2026, são voluntárias.   e com alta densidade energética, tendo usado o querosene
           Na segunda fase, de 2027 a 2035, será aplicada a todos os   fóssil como solução por décadas. De acordo com a Iata, em
           Estados-membros. Algumas isenções foram provisionadas   2019, as despesas com combustível de aviação atingiram
           no Corsia, relacionadas a aspecto socioeconômico, impacto   23,7% das despesas operacionais de suas operadoras asso-
           marginal de emissões e finalidades humanitárias.    ciadas, (IATA, 2020). No entanto a disponibilidade mun-
                                                               dial do SAF é extremamente baixa. Em 2019, representou
           TECNOLOGIA: aprimoramentos relacionados ao proje-   aproximadamente 0,1% do querosene de aviação consumi-
           to da aeronave, vinculados ao uso de materiais mais aero-  do globalmente (300 milhões de toneladas). O SAF ainda
           dinâmicos e leves; motores com alta taxa de by-pass, que   é mais caro que seu equivalente fóssil, mesmo tendo sua
           colabora para melhorar a eficiência da aeronave, tecnolo-  mistura limitada em até 50%, para cinco das sete tecnolo-
           gia fly-by-wire que permite um melhor controle e geren-  gias homologadas pela norma ASTM D7566.
           ciamento da aeronave. Nesta frente, a ação mais relevante,   Destaca-se que seu preço ainda não é competitivo e
           com importante impacto nas emissões, é o uso de combus-  sua escala de produção está limitada a algumas poucas
           tível sustentável de aviação ou SAF (em inglês, Sustainable   regiões do planeta. A figura a seguir, publicada no re-
           Aviation Fuel). O SAF é um combustível sintético (não   latório The Waypoint 2050 pelo Air Transportation Ac-
           oriundo de petróleo), produzido a partir de fontes renová-  tion Group (Atag), apresenta as principais iniciativas em
           veis ou residuais, pode se tornar sustentável ao atender cri-  produção de SAF no mundo, nota-se que os volumes
           térios nacionais ou internacionais definidos através de es-  ainda são pequenos se comparados com o uso global de
           quemas de certificação da sustentabilidade. A vasta maioria   querosene de aviação.

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