Page 22 - Revista EAA - Edição 91
P. 22

COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOSOMBUSTÍVEIS DO FUTURO
           C
     F  Sustainable Aviation Fuel
    Short-term deployment ramp-up of SAF

                                                             tível para o combate à mudança climática global.
                                                                A aviação civil brasileira tem volume de operações, consu-
                                                             mo de combustível e números de desempenho operacional re-
                                                             presentativos. A tradição de produção de etanol e biodiesel no
                                                             Brasil posiciona nosso País como o segundo maior produtor
                                                             mundial de biocombustíveis, detendo mão de obra e compe-
                                                             tências necessárias a essa produção. Rotas tecnológicas já estão
                                                             disponíveis para produção de SAF, e as dimensões territoriais
          Figura 2: previsão de curto prazo      www.aviationbenefits.org | 10  brasileiras suportam uma grande capacidade de produção de
          para a produção de SAF (fonte Atag – The Waypoint 2050).              bioenergia, sem impactar a matriz de
                                                                                produção atual.
                                                                                   Temos todos os ingredientes, mas
                                                                                não conseguimos ainda desenvolver
                                                                                esta indústria. Dentro das discussões
                                                                                do Programa Combustível do Futuro,
                                                                                lideradas pelo Ministério de Minas e
                                                                                Energias, a possível criação de um am-
                                                                                biente  regulatório,  de  investimento  e
                                                                                legal, através de uma política nacional
                                                                                para os combustíveis sustentáveis de
                                                                                aviação, deve ser o catalisador dessas
                                                                                virtudes listadas no parágrafo anterior.
                                                                                Um ambiente com estabilidade insti-
                                                                                tucional, com marco regulatório esta-
                                                                                belecido, clareza de metas e objetivos
                            Figura 3: criado pela Senasa para a publicação Clean Skies for   proporcionará  aos  projetos de  plantas
                                               Tomorrow – World Economic Forum.  de produção de SAF um cenário favo-

                                                                                rável aos investimentos. Pelo lado dos
            Há um consenso entre os atores da cadeia internacional   consumidores finais, uma política nacional que evite distorções
          da aviação de que a grande ação alavancadora para o cres-  mercadológicas entre os consumidores e proteja sua sustentabi-
          cimento da produção de SAF, e consequentemente tornar   lidade econômica, visto que o preço do combustível é a maior
          seu preço mais competitivo, está ligada à criação de políticas   linha de custo da indústria, trará o cenário necessário para o am-
          públicas de longo prazo, completas, que evitem oligopólios e   plo suporte a esse novo mercado. n
          gargalos logísticos. Não há uma solução única para cada país.
                                                             REFERÊNCIAS:
            Existem países que estão privilegiando a criação de
                                                             – Atag (2008). Atag – Climate change. Acesso em: 2 set. 2020.
          mandatos (misturas obrigatórias), a exemplo de países eu-
                                                             Disponível em: https://www.atag.org/our-activities/climate-
          ropeus. Isso ganhou força recentemente com a proposta do
                                                             -change.html (Atag – Air Transport Action Group).
          programa ReFUEL EU Aviation, que propõe para 2025
                                                             – Iata (2020). Iata Fuel Fact Sheet. Acesso em: 4 set. 2020. Dis-
          uma mistura de 2% de SAF, chegando a 2050 com 63%. A
                                                             ponível  em:  https://www.iata.org/contentassets/ebdba50e-
          figura a seguir exemplifica algumas ações europeias.No en-  57194019930d72722413edd4/fact-sheet-fuel.pdf  (Iata  –  Inter-
          tanto, está em discussão nos Estados Unidos uma proposta   national Air Transport Association).
          (pelos congressistas Schneider e Kildeee Brownley) para a   – Icao (2018). Icao Annex 16, Environmental Protection – Vo-
          criação de uma lei que introduziria uma política de crédito   lume IV – Carbon Offsetting and Reduction Scheme for Inter-
          tributário, equivalente a entre 1,50 e 2,00 dólares para o   national Aviation (Corsia). Icao – International Civil Aviation
                                                             Organization, Montreal.
          SAF que comprovasse ter uma redução de pelo menos 50%
          nas emissões de ciclo do CO . Conforme o patamar de re-
                                  2
          dução subir, acima do mínimo, o valor do crédito aumenta.  *Pedro Scorza é Diretor de Biocombustíveis de Aviação na Ubrabio &
            Hoje é claro que as empresas aéreas necessitarão de   Assessor Técnico para Combustíveis Renováveis na Gol Transportes Aéreos.
          grandes volumes de mistura do SAF com o combustível     Marcelo de Freitas Gonçalves é engenheiro de P&D da Embraer e
          fóssil para atingir as metas, sendo esse um caminho fac-   da SAE BRASIL para combustíveis sustentáveis para aviação
          22 22                                                                             julho/agosto/setembroo/setembro
                                                                                            julho/agost
   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27