Page 22 - Revista EAA - Edição 91
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COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOSOMBUSTÍVEIS DO FUTURO
C
F Sustainable Aviation Fuel
Short-term deployment ramp-up of SAF
tível para o combate à mudança climática global.
A aviação civil brasileira tem volume de operações, consu-
mo de combustível e números de desempenho operacional re-
presentativos. A tradição de produção de etanol e biodiesel no
Brasil posiciona nosso País como o segundo maior produtor
mundial de biocombustíveis, detendo mão de obra e compe-
tências necessárias a essa produção. Rotas tecnológicas já estão
disponíveis para produção de SAF, e as dimensões territoriais
Figura 2: previsão de curto prazo www.aviationbenefits.org | 10 brasileiras suportam uma grande capacidade de produção de
para a produção de SAF (fonte Atag – The Waypoint 2050). bioenergia, sem impactar a matriz de
produção atual.
Temos todos os ingredientes, mas
não conseguimos ainda desenvolver
esta indústria. Dentro das discussões
do Programa Combustível do Futuro,
lideradas pelo Ministério de Minas e
Energias, a possível criação de um am-
biente regulatório, de investimento e
legal, através de uma política nacional
para os combustíveis sustentáveis de
aviação, deve ser o catalisador dessas
virtudes listadas no parágrafo anterior.
Um ambiente com estabilidade insti-
tucional, com marco regulatório esta-
belecido, clareza de metas e objetivos
Figura 3: criado pela Senasa para a publicação Clean Skies for proporcionará aos projetos de plantas
Tomorrow – World Economic Forum. de produção de SAF um cenário favo-
rável aos investimentos. Pelo lado dos
Há um consenso entre os atores da cadeia internacional consumidores finais, uma política nacional que evite distorções
da aviação de que a grande ação alavancadora para o cres- mercadológicas entre os consumidores e proteja sua sustentabi-
cimento da produção de SAF, e consequentemente tornar lidade econômica, visto que o preço do combustível é a maior
seu preço mais competitivo, está ligada à criação de políticas linha de custo da indústria, trará o cenário necessário para o am-
públicas de longo prazo, completas, que evitem oligopólios e plo suporte a esse novo mercado. n
gargalos logísticos. Não há uma solução única para cada país.
REFERÊNCIAS:
Existem países que estão privilegiando a criação de
– Atag (2008). Atag – Climate change. Acesso em: 2 set. 2020.
mandatos (misturas obrigatórias), a exemplo de países eu-
Disponível em: https://www.atag.org/our-activities/climate-
ropeus. Isso ganhou força recentemente com a proposta do
-change.html (Atag – Air Transport Action Group).
programa ReFUEL EU Aviation, que propõe para 2025
– Iata (2020). Iata Fuel Fact Sheet. Acesso em: 4 set. 2020. Dis-
uma mistura de 2% de SAF, chegando a 2050 com 63%. A
ponível em: https://www.iata.org/contentassets/ebdba50e-
figura a seguir exemplifica algumas ações europeias.No en- 57194019930d72722413edd4/fact-sheet-fuel.pdf (Iata – Inter-
tanto, está em discussão nos Estados Unidos uma proposta national Air Transport Association).
(pelos congressistas Schneider e Kildeee Brownley) para a – Icao (2018). Icao Annex 16, Environmental Protection – Vo-
criação de uma lei que introduziria uma política de crédito lume IV – Carbon Offsetting and Reduction Scheme for Inter-
tributário, equivalente a entre 1,50 e 2,00 dólares para o national Aviation (Corsia). Icao – International Civil Aviation
Organization, Montreal.
SAF que comprovasse ter uma redução de pelo menos 50%
nas emissões de ciclo do CO . Conforme o patamar de re-
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dução subir, acima do mínimo, o valor do crédito aumenta. *Pedro Scorza é Diretor de Biocombustíveis de Aviação na Ubrabio &
Hoje é claro que as empresas aéreas necessitarão de Assessor Técnico para Combustíveis Renováveis na Gol Transportes Aéreos.
grandes volumes de mistura do SAF com o combustível Marcelo de Freitas Gonçalves é engenheiro de P&D da Embraer e
fóssil para atingir as metas, sendo esse um caminho fac- da SAE BRASIL para combustíveis sustentáveis para aviação
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