Page 27 - Revista EAA - Edição 57
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vez mais comuns e abrangentes, como
o inédito projeto Drive Me, da Volvo
(leia box na página 28).
Lexus RX 450h do
CaRINA, o autônomo criado aqui
projeto Google´s
No Brasil, alguns projetos de automa- Self-Driving em testes
ção de veículos estão sendo realizados de rua, na Califórnia
por universidades como as federais
de Minas Gerais e do Espírito Santo (LRM) do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) - acre-
e pela USP de São Carlos (SP). A dita que o teste também tenha sido o primeiro do gênero realizado de maneira
UFMG foi pioneira no Brasil, inician- oficial na América Latina.
do o desenvolvimento de um veículo De acordo com o professor Denis Wolf, coordenador do trabalho, o proje-
autônomo em 2007; a UFES optou to CaRINA tem como objetivo o desenvolvimento de um veículo autônomo
por importar um veículo automatiza- inteligente, capaz de navegar em ambientes urbanos sem a necessidade de um
do no exterior e desenvolver o software condutor humano. Segundo ele, dentre os benefícios proporcionados por essa
de controle. Por sua vez, os pesquisa- tecnologia destacam-se a diminuição do número de acidentes em ruas e rodo-
dores da Escola de Engenharia da vias e o aumento da eficiência do trânsito em geral. O projeto também prevê o
USP-SC iniciaram os trabalhos nessa desenvolvimento de um sistema de auxílio ao motorista, que o alerte em casos
área em 2010 e hoje já realizam testes de situações de risco e assuma, automaticamente, o controle do veículo. “Uma
em ambientes urbanos com o projeto das principais características do nosso projeto é a utilização de software livre e de
CaRINA - Carro Robótico Inteligen- componentes de relativo baixo custo na automação. Desse modo, ela poderia ser
te para Navegação Autônoma. facilmente replicada, se necessário”, afirma o coordenador.
No início de outubro, o CaRINA 2
se tornou o primeiro carro autônomo Sistema em ação
do Brasil autorizado a trafegar por vias O projeto de veículo autônomo CaRINA 2 tem como base um Fiat Palio
públicas, percorrendo as ruas de São Weekend Adventure, com transmissão automatizada Dualogic. No veículo,
Carlos em um circuito preestabelecido foram instalados dois computado- Mercedes Benz S 500 Intelligent
de 5,5 km, que contou com o apoio das res conectados em rede, sensores do
Drive: a base para o funcionamento
autoridades de segurança e de trânsito GPS e de medição inercial (IMU),
das inúmeras funções dos sistemas
locais. O grupo de cientistas - forma- câmeras e lasers. Eles são usados para de assistência é um extenso sistema
do por dez alunos e quatro professores localização, navegação, detecção de de sensores, que proporciona ao
do Laboratório de Robótica Móvel obstáculos e tomada de decisão.
veículo uma visão de 360 graus
CÂMERA ESTÉREO
CÂMERA
SISTEMAS DE RADAR DE CURTO ALCANCE
SISTEMAS DE RADAR DE LONGO ALCANCE
CÂMERA
CÂMERA ESTÉREO
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