Page 24 - Revista EAA - Edição 57
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TECNOLOGIA CAPA
BMW 320i ActiveFlex
A alemã BMW apresentou – em dezembro – o 320i ActiveFlex, versão de
seu sedã médio equipada com o primeiro motor turboalimentado e flexível
em etanol E100 e gasolina do mundo. Já disponível nas concessionárias, o
320i ActiveFlex será um dos modelos que a marca produzirá na planta de
Araquari (SC), que entra em operação em outubro deste ano.
O conceito de propulsão do BMW 320i ActiveFlex se baseia no motor de
quatro cilindros e 2 litros, com tecnologia BMW TwinPower Turbo, já conhe-
cido no mercado brasileiro por equipar o BMW 320i e 328i. Em relação à corrosão, ele pondera
Os elementos que constituem a tecnologia BMW ActiveFlex incluem, que a especificação final de cada turbo
além das modificações no tanque de combustível e no sistema de alimen- depende dos resultados dos testes de
tação, um sensor de combustível localizado na parte inferior da carroceria, durabilidade veicular para cada mo-
próximo ao motor. Esse sensor determina a porcentagem de etanol na tor. “Entretanto, pode ser necessária
mistura existente no tanque e enviada pela bomba de combustível, antes de a utilização de tratamento superficial
chegar ao sistema de injeção. De acordo com a fábrica, a tecnologia permite nos rotores do compressor e materiais
que a proporção de mistura entre os combustíveis não afete o desempenho, resistentes à alta temperatura nas car-
fazendo com que o motor ofereça a mesma potência de 184 cv entre 5.000 caças da turbina e do compressor.”
e 6.250 rpm, e torque máximo de 27,5 kgfm de 1.250 a 4.500 rpm, com A Garrett apresentou na Automec
qualquer proporção de gasolina e etanol. 2013 os turbos NGT10 e NGT12,
Para reduzir ao mínimo os riscos da diluição do óleo lubrificante do motor destinados a motores flex de dois,
(e do turbocompressor) pelo etanol, a tecnologia BMW ActiveFlex dispõe de três e quatro cilindros, cilindrada en-
um processo efetivo para a recuperação desse combustível. Para isso, um tre 0,9 e 1,4 litro. De acordo com
fluxo de ar novo e limpo é conduzido diretamente do cárter, após absorver Christian Streck, gerente de negócios
o vapor do etanol que se desprende do óleo aquecido, para trás do filtro e de engenharia da Honeywell Turbo
de ar e o direciona para o coletor de admissão. Dessa maneira, segundo a Technologies, as análises de risco e
fabricante, mesmo as menores quantidades de etanol são separadas do óleo testes realizados indicam que turbos
e da mistura ar-combustível. projetados para motores a gasolina po-
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