Page 24 - Revista EAA - Edição 57
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TECNOLOGIA            CAPA






            BMW 320i ActiveFlex

            A alemã BMW apresentou – em dezembro – o 320i ActiveFlex, versão de
            seu sedã médio equipada com o primeiro motor turboalimentado e flexível
            em etanol E100 e gasolina do mundo. Já disponível nas concessionárias, o
            320i ActiveFlex será um dos modelos que a marca produzirá na planta de
            Araquari (SC), que entra em operação em outubro deste ano.
              O conceito de propulsão do BMW 320i ActiveFlex se baseia no motor de
            quatro cilindros e 2 litros, com tecnologia BMW TwinPower Turbo, já conhe-
            cido no mercado brasileiro por equipar o BMW 320i e 328i.             Em relação à corrosão, ele pondera
              Os elementos que constituem a tecnologia BMW ActiveFlex incluem,   que a especificação final de cada turbo
            além das modificações no tanque de combustível  e no sistema de alimen-  depende dos resultados dos testes de
            tação, um sensor de combustível localizado na parte inferior da carroceria,   durabilidade veicular para cada mo-
            próximo ao motor. Esse sensor determina a porcentagem de etanol na   tor.  “Entretanto, pode ser necessária
            mistura existente no tanque e enviada pela bomba de combustível, antes de   a utilização de tratamento superficial
            chegar ao sistema de injeção. De acordo com a fábrica, a tecnologia permite   nos rotores do compressor e materiais
            que a proporção de mistura entre os combustíveis não afete o desempenho,   resistentes à alta temperatura nas car-
            fazendo com que o motor ofereça a mesma potência de 184 cv entre 5.000   caças da turbina e do compressor.”
            e 6.250 rpm, e torque máximo de 27,5 kgfm  de 1.250 a 4.500 rpm, com   A Garrett apresentou na Automec
            qualquer proporção de gasolina e etanol.                           2013 os turbos NGT10 e NGT12,
              Para reduzir ao mínimo os riscos da diluição do óleo lubrificante do motor   destinados a motores flex de dois,
            (e do turbocompressor) pelo etanol, a tecnologia BMW ActiveFlex dispõe de   três e quatro cilindros, cilindrada en-
            um processo efetivo para a recuperação desse combustível. Para isso, um   tre 0,9 e 1,4 litro. De acordo com
            fluxo de ar novo e limpo é conduzido diretamente do cárter, após absorver   Christian Streck, gerente de negócios
            o vapor do etanol que se desprende do óleo aquecido, para trás do filtro   e de engenharia da Honeywell Turbo
            de ar e o direciona para o coletor de admissão. Dessa maneira, segundo a   Technologies, as análises de risco e
            fabricante, mesmo as menores quantidades de etanol são separadas do óleo   testes realizados indicam que turbos
            e da mistura ar-combustível.                                       projetados para motores a gasolina po-


































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