Page 22 - Revista EAA - Edição 57
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TECNOLOGIA            CAPA




           Turbos flexíveis






           ADOTANDO NOVOS DESENHOS E MATERIAIS, FABRICANTES
           DE TURBOCOMPRESSORES BUSCAM SOLUÇÕES PARA
           ADEQUÁ-LOS À OPERAÇÃO COM ETANOL E GASOLINA,
           VISANDO A NOVA GERAÇÃO DE MOTORES QUE ESTÁ
           CHEGANDO AO BRASIL          FABIO OMETTO


           Os primeiros modelos produzidos no Brasil dentro do Programa de Incentivo   tomóveis mais seguros e econômicos
           à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Au-  no país, o Inovar-Auto deverá resultar
           tomotores, o Inovar-Auto, só devem chegar às nossas ruas no ano que vem, mas   em profundas alterações no mercado
           a indústria nacional já acelera para dar conta das futuras demandas do novo   nacional. Segundo José Rubens Vicari,
           regime automobilístico.                                             diretor-geral da Honeywell, detentora
             Por meio de benefícios em relação ao Imposto sobre Produtos Industrializa-  da marca Garrett, o programa mudará
           dos (IPI) para as empresas que investirem na pesquisa e desenvolvimento de au-  o perfil dos veículos brasileiros. “Pela
                                                                               superior eficiência e preservação am-
                                                                               biental dos motores turboalimentados,
                                                                               o mercado deverá ter preferência por
                                                                               modelos equipados com motores 1,0,
                                                                               1,2 e 1,4-litro, que apresentarão nível
                                                                               de potência e desempenho correspon-
                                                                               dentes aos 2-litros.”
                                                                                  Para as fabricantes de turbocom-
                                                                               pressores instaladas no Brasil – cuja
                                                                               produção abastece as linhas de veí-
                                                                               culos a diesel feitos aqui e em outros
                                                                               mercados, e as de modelos a gasolina
                                                                               comercializados apenas em outros pa-
                                                                               íses – será a oportunidade de fincar de
                                                                               vez os pés no segmento local de au-
                                                                               tomóveis e comerciais leves, que en-
                                                                               cerrou o ano passado com 3,5 milhões
                                                                               de unidades vendidas. Até o momen-
                                                                               to, a participação das versões turbo
                                                                               no mercado brasileiro não passou de
                                                                               breves e pontuais séries de carros na-
                                                                               cionais – como os Fiat Uno, Tempra e
                                                                               Marea, e os VW Gol e Parati na dé-
                                                                               cada de 1990 e começo da de 2000,
                                                                               respectivamente –, ou de exclusivas (e

                                                                                                                FOTOS DIVULGAÇÃO

                                                                               Nova geração de turbos da
                                                                               Garrett, que inclui o NGT10

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