Page 22 - Revista EAA - Edição 57
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TECNOLOGIA CAPA
Turbos flexíveis
ADOTANDO NOVOS DESENHOS E MATERIAIS, FABRICANTES
DE TURBOCOMPRESSORES BUSCAM SOLUÇÕES PARA
ADEQUÁ-LOS À OPERAÇÃO COM ETANOL E GASOLINA,
VISANDO A NOVA GERAÇÃO DE MOTORES QUE ESTÁ
CHEGANDO AO BRASIL FABIO OMETTO
Os primeiros modelos produzidos no Brasil dentro do Programa de Incentivo tomóveis mais seguros e econômicos
à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Au- no país, o Inovar-Auto deverá resultar
tomotores, o Inovar-Auto, só devem chegar às nossas ruas no ano que vem, mas em profundas alterações no mercado
a indústria nacional já acelera para dar conta das futuras demandas do novo nacional. Segundo José Rubens Vicari,
regime automobilístico. diretor-geral da Honeywell, detentora
Por meio de benefícios em relação ao Imposto sobre Produtos Industrializa- da marca Garrett, o programa mudará
dos (IPI) para as empresas que investirem na pesquisa e desenvolvimento de au- o perfil dos veículos brasileiros. “Pela
superior eficiência e preservação am-
biental dos motores turboalimentados,
o mercado deverá ter preferência por
modelos equipados com motores 1,0,
1,2 e 1,4-litro, que apresentarão nível
de potência e desempenho correspon-
dentes aos 2-litros.”
Para as fabricantes de turbocom-
pressores instaladas no Brasil – cuja
produção abastece as linhas de veí-
culos a diesel feitos aqui e em outros
mercados, e as de modelos a gasolina
comercializados apenas em outros pa-
íses – será a oportunidade de fincar de
vez os pés no segmento local de au-
tomóveis e comerciais leves, que en-
cerrou o ano passado com 3,5 milhões
de unidades vendidas. Até o momen-
to, a participação das versões turbo
no mercado brasileiro não passou de
breves e pontuais séries de carros na-
cionais – como os Fiat Uno, Tempra e
Marea, e os VW Gol e Parati na dé-
cada de 1990 e começo da de 2000,
respectivamente –, ou de exclusivas (e
FOTOS DIVULGAÇÃO
Nova geração de turbos da
Garrett, que inclui o NGT10
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