Page 23 - Revista EAA - Edição 57
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O BorgWarner B01
                      possui mancais mais
                       robustos e melhor a
                        dissipação de calor

           caras) opções de modelos importados
           oferecidas regularmente.
             Entretanto, visto que, atualmente,
           88,5% dos automóveis vendidos aqui
           são flexíveis em combustível, para en-
           trar na corrida por esse novo eldorado
           automobilístico brasileiro as multina-
           cionais de turbocompressores tiveram
           de submeter o desenvolvimento de     De acordo com Arnaldo Iezzi Jr., diretor-geral da BorgWarner do Brasil, de
           seus produtos ao uso do etanol, antes   uma forma geral, os principais desafios para o turbo aplicado em motores flex
           mesmo de anunciarem os investimen-  são a alta diluição do óleo no sistema de mancais, o corrosivo gás de escapa-
           tos para o explosivo aumento da pro-  mento em contato com o estágio da turbina e a corrosão do alumínio no lado
           dução que projetam.               do compressor por conta da composição do blow-by. “A BorgWarner desenvol-
                                             veu um sistema de mancais mais robusto, com desenho e tolerâncias diferentes,
           Desenvolvimento acelerado         além de melhorar a dissipação de ca-
           Na expectativa do início de forneci-  lor na carcaça central, o que mantém a
           mento de turbocompressores para os   viscosidade do óleo em níveis aceitá-  O NGT12 é mais compacto
           motores de três cilindros flex a partir   veis”, afirma o executivo.        e tem carcaça de aço inox
           do próximo ano, o Grupo BorgWarner
           anunciou recentemente o aporte, até
           2017, de mais de R$ 100 milhões na
           implantação da linha de turbocom-
           pressores para motores flex, melhoria
           dos processos produtivos e expansão
           da capacidade. A multinacional de
           origem americana já testa uma nova
           tecnologia de motores compactos e
           está trabalhando com três fabrican-
           tes em testes de engenharia avançada
           para a produção de programas e plata-
           formas de motores flexíveis turbo. Em
           agosto, a empresa apresentou o turbo-
           compressor B01, voltado a veículos de
           passeio e projetado para motores entre
           0,8 e 1,4 litro. O início da produção
           do B01 está previsto ainda para este
           ano, na nova unidade de Itatiba (SP).

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