Page 25 - Revista EAA - Edição 57
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lização do turbocompressor é reduzir a rotação de torque máximo do motor
                                             para regimes mais baixos, se obtendo, assim, uma resposta dinâmica mais rápi-
                                             da, e não, necessariamente, buscar potências específicas extremamente elevadas.
                                             “Para um dado nível de desempenho do veículo, um motor com torque mais
                                             elevado em rotações mais baixas permite alongar as relações de marcha do cam-
                                             bio, privilegiando-se assim o consumo de combustível e a redução da emissão
                                             de CO2.” O representante destaca ainda que os novos turbos foram otimizados
                                             com o aperfeiçoamento dos rotores de compressor, agora fresados; dos atua-
                                             dores, que passam a ser elétricos e mais precisos, o que contribui para reduzir
           dem funcionar com etanol hidratado,   o tempo de resposta; e, por fim, o sistema de mancais qualificados para novas
           sem risco na integridade mecânica.   gerações de óleos lubrificantes, que possuem viscosidade mais baixa, ajudando
           “As condições extremas de diluição de   na economia de combustível.
           etanol  hidratado  no  óleo  lubrificante   A R-Flow é outra tecnologia desenvolvida pela Honeywell que deve ser in-
           estão sendo atualmente investigadas   tegrada aos motores turbo flexíveis e mostrada pela primeira vez durante o 11º
           em diferentes motores, em condições   Simpósio SAE BRASIL de Powertrain, no ano passado. De acordo com o en-
           de operação específicas,” revela. Ain-  genheiro Paolo Di Martino, do Centro de Pesquisas da empresa instalado em
           da segundo o executivo, os turbos em
           desenvolvimento pela Garrett para o
           mercado brasileiro estão sendo qualifi-
           cados para a gasolina com 22% a 25%
           de etanol, 100% etanol e a mistura em
           qualquer proporção entre eles. Em
           meio às inovações, a geração NGT de
           turbos flex da Garrett utiliza carcaça
           de turbina de aço inox fundido e no-
           vas características aerodinâmicas dos
           rotores do compressor e da turbina.
           “Além de mais eficientes, os novos tur-
           bos possuem uma maior capacidade de
           vazão (bloqueio ou choke, em inglês)”,   Brno, na República Checa, a tecnolo-  Sistema R-Flow, da Honeywell:
           afirma Streck.                    gia R-Flow foi idealizada para assegu-  controle mais preciso da pressão
             Outro dado importante é que os   rar o controle mais preciso da pressão  do turbo para maior eficiência
           turbos para motores flex estão sendo   de superalimentação do motor, o que
           desenvolvidos para funcionar com   permite harmonizar eficiência tanto
           valor de pressão da ordem de 1 bar   em baixas quanto em altas rotações, com ganho efetivo em torque e potência.
           (com 1,2 bar de mais pressão máxima   Di Martino revelou que, para o Brasil, a nova tecnologia é destinada a motores a
           temporária), pelo fato de o etanol su-  gasolina, etanol e flex, e que já está em fase de testes em um dos motores a serem
           portar pressões ligeiramente mais al-  lançados no país para atender aos objetivos do programa Inovar-Auto.
           tas, em função de ser menos suscetível   Segundo o engenheiro, o R-Flow é constituído por dois discos – um móvel
           ao fenômeno da detonação (batida de   (rotor) e outro fixo (estator) –, montados próximos à flange da saída dos gases
           pino). Streck ainda explica que, com   da carcaça da turbina. Ambos têm orifícios axiais, dispostos ao redor do rotor da
           as novas características, o NGT10 de   turbina e, por intermédio da posição dos discos, controlam a pressão de super-
           nova geração, com rotor de compres-  alimentação. Em baixas rotações, quando as furações do rotor e do estator não
           sor de 38 mm e rotor de turbina de   coincidem, o sistema propicia ganho de torque, devido à melhor vedação dos ga-
           34 mm, um motor 1-litro atinge mais   ses. E por ser mais eficiente que um  wastegate (válvula de alívio) tradicional, em
           facilmente potências acima de 120 cv.   altas rotações possibilita aumento de potência ao motor. Por essas vantagens, de
             Entretanto, ele ressalva que um   acordo com a fábrica, ele funciona como um sistema de geometria variável, com
           dos principais objetivos atuais na uti-  eficiência em qualquer regime de rotação do motor.       n

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