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TECNOLOGIA
Reduzindo peso com ferro
A GREDE LANÇA FERRO FUNDIDO
DÚCTIL DE ALTA RESISTÊNCIA
NA ÁREA DE MATERIAIS
ULTRALEVES PARA APLICAÇÕES
EM CHASSIS DE VEÍCULOS
COMERCIAIS E MOTORES
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO AUTORIZADA
DE “LIGHTWEIGHTING WITH IRON”,
MATÉRIA PUBLICADA NA REVISTA
AUTOMOTIVE ENGINEERING
INTERNATIONAL ONLINE, VOL. 121,
N° 8, 5 DE NOVEMBRO DE 2013, TEXTO
JEFFREY W. NICHOLS* E TRADUÇÃO
BOB SHARP
Materiais leves de custo competitivo Avançadas ligas de ferro fundido Comparativos de propriedades
é um significativo e relativo objetivo dúctil de ultra-alta resistência mecânicas e custo
de fabricantes e fornecedores de com- com a SiboDur proporcionam Utilizando-se tipicamente fundido
ponentes para veículos comerciais. O excepcional relação resistência/ de alumínio vs. fundido de ferro,
foco expandiu-se de maneira impor- custo, como também reduzir-se-á a massa do componen-
tante em todas as áreas dos segmen- consolidação de peças em só te à metade. A maioria das aplica-
tos de veículos comerciais, impactan- unidade. Na foto, uma manga de ções utiliza alumínio série A300,
do tanto para aplicações em motores eixo dianteira em SiboDur particularmente ligas hipoeutéticas:
quanto chassis. O principal desafio A356, nominalmente 7% silício,
ao determinar o material leve ideal 0,35% magnésio; e A357, nominal-
é multifacetado em um esforço para mente 7% silício, 0,55 magnésio. O
atender a todos os imperativos critérios de carga, ao mesmo tempo conseguindo silício dá boa fluidez à liga ao ser
economia de massa em uma solução custo/competitiva de nível mundial. fundida, permitindo que partes finas
A Grade Holdings apresenta uma análise comparativa de opções de ma- sejam fundidas com êxito. O magné-
teriais leves tanto em resistência quanto em custo. Comparações adicionais sio provê resistência por meio de tra-
qualificam o valor de desempenho aprimorado de materiais de ferro fundido tamento térmico, que também acres-
dúcteis de ultra-alta resistência como as ligas SiboDur, que oferecem solução centa custo considerável ao processo
leve e de baixo custo versus materiais tradicionais não ferrosos, como o alumí- de manufatura como um todo ao se
nio fundido. tentar oferecer ductilidade razoável.
Tendências industriais, em geral, revelam que materiais de baixa densidade O alumínio de uso geral é o A356-
como alumínio, magnésio e compósitos derivados começaram a substituir fer- -T6, de baixo custo, comumente usa-
ro e aço. Esses materiais fazem sentido quando se olha simplesmente valores do em muitas aplicações industriais.
de densidade de massa e são tipicamente os primeiros materiais considerados Valores de resistência comparati-
quando se pensa em reduzir massa. Contudo, pode haver outros caminhos de vos dos materiais alumínio fundido,
custo e projeto ao se ponderar diferenças de módulos, resistência do material, ferro fundido dúctil, SiboDur fundi-
ductilidade e rigidez. do e ferro fundido dúctil austempe-
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