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TECNOLOGIA




           Reduzindo peso com ferro







           A GREDE LANÇA FERRO FUNDIDO
           DÚCTIL DE ALTA RESISTÊNCIA
           NA ÁREA DE MATERIAIS
           ULTRALEVES PARA APLICAÇÕES
           EM CHASSIS DE VEÍCULOS
           COMERCIAIS E MOTORES


           TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO AUTORIZADA
           DE “LIGHTWEIGHTING WITH IRON”,
           MATÉRIA PUBLICADA NA REVISTA
           AUTOMOTIVE ENGINEERING
           INTERNATIONAL ONLINE, VOL. 121,
           N° 8, 5 DE NOVEMBRO DE 2013, TEXTO
           JEFFREY W. NICHOLS* E TRADUÇÃO
           BOB SHARP


           Materiais leves de custo competitivo  Avançadas ligas de ferro fundido   Comparativos de propriedades
           é um significativo e relativo objetivo  dúctil de ultra-alta resistência   mecânicas e custo
           de fabricantes e fornecedores de com-  com a SiboDur proporcionam   Utilizando-se tipicamente fundido
           ponentes para veículos comerciais. O  excepcional relação resistência/  de alumínio vs. fundido de ferro,
           foco expandiu-se de maneira impor-  custo, como também              reduzir-se-á a massa do componen-
           tante em todas as áreas dos segmen-  consolidação de peças em só    te à metade. A maioria das aplica-
           tos de veículos comerciais, impactan-  unidade. Na foto, uma manga de   ções utiliza alumínio série A300,
           do tanto para aplicações em motores  eixo dianteira em SiboDur      particularmente ligas hipoeutéticas:
           quanto chassis. O principal desafio                                 A356, nominalmente 7% silício,
           ao determinar o material leve ideal                                 0,35% magnésio; e A357, nominal-
           é multifacetado em um esforço para                                  mente 7% silício, 0,55 magnésio. O
           atender a todos os imperativos critérios de carga, ao mesmo tempo conseguindo   silício dá boa fluidez à liga ao ser
           economia de massa em uma solução custo/competitiva de nível mundial.  fundida, permitindo que partes finas
             A Grade Holdings apresenta uma análise comparativa de opções de ma-  sejam fundidas com êxito. O magné-
           teriais leves tanto em resistência quanto em custo. Comparações adicionais   sio provê resistência por meio de tra-
           qualificam o valor de desempenho aprimorado de materiais de ferro fundido   tamento térmico, que também acres-
           dúcteis de ultra-alta resistência como as ligas SiboDur, que oferecem solução   centa custo considerável ao processo
           leve e de baixo custo versus materiais tradicionais não ferrosos, como o alumí-  de manufatura como um todo ao se
           nio fundido.                                                        tentar oferecer ductilidade razoável.
             Tendências industriais, em geral, revelam que materiais de baixa densidade   O alumínio de uso geral é o A356-
           como alumínio, magnésio e compósitos derivados começaram a substituir fer-  -T6, de baixo custo, comumente usa-
           ro e aço. Esses materiais fazem sentido quando se olha simplesmente valores   do em muitas aplicações industriais.
           de densidade de massa e são tipicamente os primeiros materiais considerados   Valores de resistência comparati-
           quando se pensa em reduzir massa. Contudo, pode haver outros caminhos de   vos dos materiais alumínio fundido,
           custo e projeto ao se ponderar diferenças de módulos, resistência do material,   ferro fundido dúctil, SiboDur fundi-
           ductilidade e rigidez.                                              do e ferro fundido dúctil austempe-

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