Page 51 - Revista EAA - Edição 57
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Williams e Toops do ORNL e
Sumário Giovanni Cavataio da Ford Motor
v DOC (catalisador) Co., foram eleitos Pesquisadores do
u alta concentração de Na e K Ano pela National Biodiesel Board
D Deposição de Ca somente em interface de no Biodiesel Technical Workshop
banho
u Observado impacto mínimo na reatividade de 2012, pelas pesquisas similares de
apenas efeitos das impurezas, especificamente
Na, Ka e Ca (sódio, potássio e cálcio).
v SCR (redução catalítica) Uma questão era se 5 ppm de sódio
u Entrada incorreu em decréscimo de 10%-20% mais potássio para o B100 seria ade-
em reatividade
u Menos metais observados em amostras de SCR quado para aplicações severas; a res-
do que de DOC posta foi sim.
u Contudo, a natureza química dos catalíticos Williams e Toops estão – ago-
mudou significativamente na entrada ra – em uma nova equipe estudando
D Na e K intercambiados/cobre (Cu) deslocado os mesmos itens exceto em um mo-
dos centros ativos de zeolita
D Formação dióxido de cobre na superfície tor Cummins de caminhão pesado,
no qual a configuração de pós-trata-
v DPF (filtro de particulados) mento consiste em um catalisador de
u Sem impacto nas propriedades mecânicas do diesel, filtro de particulados e redução
SiC catalítica seletiva à base de ureia, dis-
u Sem difusão de elementos de cinzas no SiC
u Sulfato era a forma dominante de cinzas postos nessa ordem.
“De modo que a redução catalí-
tica fique mais protegida” no sistema
soluções, a GM trabalhou com fornecedores para desenvolver contramedidas do Cummins do que estava no teste
– neste caso, um meio filtrante de alta coalescência (capacidade filtrante) para do F-250 para o qual a configuração
separar a água. foi catalisador, redução catalítica e
A bomba de combustível é outra fonte de preocupação, mesmo que a elevada filtro de particulados, comentou To-
lubricidade do biodiesel lhe seja benéfica, disse Lopes. A situação se torna pro- ops. “Esta proteção é especialmente
blemática se o biodiesel envelhecer demais. Ele é naturalmente instável e tende importante devido aos requisitos de
a se oxidar com o tempo, o que pode resultar na formação de ácidos e gomas – durabilidade de longo prazo para sis-
estas últimas capazes de levar peças móveis da bomba a agarrar. temas de veículos pesados.”
Em relação aos padrões, o Comitê
Avanços em pós-tratamento de Normas de Sistemas de Alimenta-
A GM e outras fabricantes estão trabalhando para aprimorar ou, ao mesmo ção da SAE International patrocinou
tempo, criar novas contramedidas para os diesel baseados em biocombustíveis, uma série de workshops e discussões
mas elas prefeririam lidar com um combustível que não as requeresse. Isso nunca sobre biodiesel de 2005 a 2011 como
poderá acontecer, de maneira que fabricantes e fornecedores de autopeças e de parte de sua revisão da SAE J1681 –
combustíveis, grupos comerciais, universidades e laboratórios nacionais conti- Sub-rogados da Gasolina, Álcool e
nuam a trabalhar, algumas vezes em parceria, procurando entender melhor as Diesel para Testes de Materiais, de
limitações e os efeitos do biodiesel. acordo com Phil Yaccarino, da GM,
Nos laboratórios nacionais, o impacto do combustível nos sistemas pós- presidente do comitê. O documento
-tratamento é uma área de grande concentração. Por exemplo, o National Re- revisado ainda não foi terminado.
newable Energy Laboratory (NREL) está conduzindo um estudo colaborativo Vários outros documentos,
entre fabricantes, laboratórios e a indústria do biodiesel para “investigar como as como o SAE J2260, Tubulação
impurezas como sódio e potássio podem afetar a durabilidade do catalisador”, Não Metálica de Sistemas de
disse Aaron Williams, engenheiro sênior do NREL, no Estado do Colorado. Alimentação com Uma ou Mais
“O NREL está realizando também estudos para entender as implicações de ar- Camadas, estão sendo revisados para
mazenagem de biodiesel de longo prazo.” incluir o biodiesel também. n
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