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Williams e Toops do ORNL e
            Sumário                                                            Giovanni Cavataio da Ford Motor
            v DOC (catalisador)                                                Co., foram eleitos Pesquisadores do
              u alta concentração de Na e K                                    Ano pela National Biodiesel Board
               D Deposição de Ca somente em interface de                       no Biodiesel Technical Workshop
                 banho
              u Observado impacto mínimo na reatividade                        de 2012, pelas pesquisas similares de
                apenas                                                         efeitos das impurezas, especificamente
                                                                               Na, Ka e Ca (sódio, potássio e cálcio).
            v SCR (redução catalítica)                                         Uma questão era se 5 ppm de sódio
              u Entrada incorreu em decréscimo de 10%-20%                      mais potássio para o B100 seria ade-
                em reatividade
              u Menos metais observados em amostras de SCR                     quado para aplicações severas; a res-
                do que de DOC                                                  posta foi sim.
              u Contudo, a natureza química dos catalíticos                       Williams e Toops estão – ago-
                mudou significativamente na entrada                            ra – em uma nova equipe estudando
               D Na e K intercambiados/cobre (Cu) deslocado                    os mesmos itens exceto em um mo-
                 dos centros ativos de zeolita
               D Formação dióxido de cobre na superfície                       tor Cummins de caminhão pesado,
                                                                               no qual a configuração de pós-trata-
            v DPF (filtro de particulados)                                     mento consiste em um catalisador de
              u Sem impacto nas propriedades mecânicas do                      diesel, filtro de particulados e redução
                SiC                                                            catalítica seletiva à base de ureia, dis-
              u Sem difusão de elementos de cinzas no SiC
              u Sulfato era a forma dominante de cinzas                        postos nessa ordem.
                                                                                  “De modo que a redução catalí-
                                                                               tica fique mais protegida” no sistema
           soluções, a GM trabalhou com fornecedores para desenvolver contramedidas   do Cummins do que estava no teste
           – neste caso, um meio filtrante de alta coalescência (capacidade filtrante) para   do F-250 para o qual a configuração
           separar a água.                                                     foi catalisador, redução catalítica e
             A bomba de combustível é outra fonte de preocupação, mesmo que a elevada   filtro de particulados, comentou To-
           lubricidade do biodiesel lhe seja benéfica, disse Lopes. A situação se torna pro-  ops.  “Esta  proteção  é  especialmente
           blemática se o biodiesel envelhecer demais. Ele é naturalmente instável e tende   importante devido aos requisitos de
           a se oxidar com o tempo, o que pode resultar na formação de ácidos e gomas –   durabilidade de longo prazo para sis-
           estas últimas capazes de levar peças móveis da bomba a agarrar.     temas de veículos pesados.”
                                                                                  Em relação aos padrões, o Comitê
           Avanços em pós-tratamento                                           de Normas de Sistemas de Alimenta-
           A GM e outras fabricantes estão trabalhando para aprimorar ou, ao mesmo   ção da SAE International patrocinou
           tempo, criar novas contramedidas para os diesel baseados em biocombustíveis,   uma série de workshops e discussões
           mas elas prefeririam lidar com um combustível que não as requeresse. Isso nunca   sobre biodiesel de 2005 a 2011 como
           poderá acontecer, de maneira que fabricantes e fornecedores de autopeças e de   parte de sua revisão da SAE J1681 –
           combustíveis, grupos comerciais, universidades e laboratórios nacionais conti-  Sub-rogados da Gasolina, Álcool e
           nuam a trabalhar, algumas vezes em parceria, procurando entender melhor as   Diesel para Testes de Materiais, de
           limitações e os efeitos do biodiesel.                               acordo com Phil Yaccarino, da GM,
             Nos laboratórios nacionais, o impacto do combustível nos sistemas pós-  presidente do comitê. O documento
           -tratamento é uma área de grande concentração. Por exemplo, o National Re-  revisado ainda não foi terminado.
           newable Energy Laboratory (NREL) está conduzindo um estudo colaborativo   Vários  outros  documentos,
           entre fabricantes, laboratórios e a indústria do biodiesel para “investigar como as   como o SAE J2260, Tubulação
           impurezas como sódio e potássio podem afetar a durabilidade do catalisador”,   Não Metálica de Sistemas de
           disse Aaron Williams, engenheiro sênior do NREL, no Estado do Colorado.   Alimentação com Uma ou Mais
           “O NREL está realizando também estudos para entender as implicações de ar-  Camadas, estão sendo revisados para
           mazenagem de biodiesel de longo prazo.”                             incluir o biodiesel também.   n

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