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COMBUSTÍVEL





                                                             Entender a        Com  o  biodiesel,  contudo,  o  ponto
                                                             química do        de ebulição mais alto significa que ele
                                                             biodiesel é       tende a se acumular no cárter (o bio-
                                                             importante para   diesel tem também tendência a reagir
                                                             os engenheiros    com o óleo do motor, desse modo ace-
                                                             por precisarem    lerado sua degradação, comentou.
                                                             considerar os
                                                             seus efeitos      Bombas cheias de goma
                                                             nos sistemas      A solução não é só da GM. Ela é
                                                             de alimentação    apenas uma das muitas “alavancas”
                                                             e de pós-         que engenheiros de motores de toda
                                                             tratamento dos    a indústria podem puxar em várias
                                                             diesel. Na foto,   combinações para mitigar os efeitos
                                                             um pesquisador    negativos inerentes ao biodiesel — to-
                                                             do National       das representando custo para os fabri-
                                                             Renewable         cantes. Para 2014, no Chevrolet Cru-
                                                             Energy            ze Diesel, por exemplo, a GM decidiu
                                                             Laboratory        não usar a estratégia de injeção retar-
                                                             no Estado do      dada. Lopes observou que isso não se
                                                             Colorado (NREL)   deve a preocupações com a qualidade
                                                                               do combustível, pelo contrário, ele
           Uma solução alternativa mais simples é aumentar a tensão elétrica no aquecedor   disse que “engenheiros recalcularam o
           do filtro de combustível. Ambas as soluções são usadas para os motores diesel de   sistema de pós-tratamento” e fizeram
           geração atual que podem consumir B20, disse Lopes.                  trabalho de recalibração para reduzir a
             Todd Toops, cientista do Oak Ridge National Laboratory (ORNL), falou   diluição de combustível.
           que os engenheiros de motores podem resolver a cerificação aquecendo um tan-  Outro desafio que existe no bio-
           que de combustível bem adiante. Mas ele avisou que devido ao biodiesel ter pon-  diesel é a compatibilidade dos ma-
           to de ebulição mais alto que o diesel de petróleo, ele pode diluir o óleo lubrifican-  teriais. O combustível logo degrada
           te se chegar ao cárter. Apesar de o trabalho de Toops não ser diretamente focado   polímeros como borracha nitrílica e
           no problema de diluição de óleo, o de Lopes na GM é. Ele diz que “a diluição do   polipropileno usado tipicamente em
           óleo continua a ser uma das maiores preocupações” e uma das grandes ameaças   retentores. Fluoelastômeros como o
           para veículos com avançados sistemas pós-tratamento.                Viton (feito pela DuPont) é a principal
             Nos motores que funcionam com diesel convencional, uma opção é injetar   escolha de material alternativo pela
           de maneira retardada certa quantidade de diesel no processo de combustão, de   GM para compatibilidade de biodie-
           modo que permaneça não queimado. Este segue junto com os gases de escapa-  sel, afirmou Lopes.
           mento para o filtro de particulados (DPF), onde entra em ignição e queima o   O biodiesel tende também a corro-
           acúmulo de fuligem.                                                 er metais amarelos como zinco, latão e
             Mas alguns dos gases não queimados encontram maneira de chegar ao cárter.   bronze. Aço inoxidável é o principal e
           Uma vez que os diesel convencionais têm ponto de ebulição relativamente baixo,   preferido substituto desses metais para
           a maior parte dele será vaporizada a partir do próprio cárter, comentou Lopes.   compatibilidade, especialmente no sis-
                                                                               tema de alimentação e tanque, como
                                                                               ocorreu com os sistemas para etanol
                                                       As laterais dos Série-F –   E85 nos carros de motor a gasolina.
                                                       Serviço Pesado da Ford     O biodiesel absorve e dissolve a
                                                         – ostentam esta sutil   água bem mais do que o diesel con-
                                                      indicação da capacidade   vencional, aumenta o risco de depósi-
                                                          de seus motores em   tos e “outras espécies corrosivas”, des-
                                                           funcionar com B20   tacou Lopes. Como com suas outras

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