Page 50 - Revista EAA - Edição 57
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COMBUSTÍVEL
Entender a Com o biodiesel, contudo, o ponto
química do de ebulição mais alto significa que ele
biodiesel é tende a se acumular no cárter (o bio-
importante para diesel tem também tendência a reagir
os engenheiros com o óleo do motor, desse modo ace-
por precisarem lerado sua degradação, comentou.
considerar os
seus efeitos Bombas cheias de goma
nos sistemas A solução não é só da GM. Ela é
de alimentação apenas uma das muitas “alavancas”
e de pós- que engenheiros de motores de toda
tratamento dos a indústria podem puxar em várias
diesel. Na foto, combinações para mitigar os efeitos
um pesquisador negativos inerentes ao biodiesel — to-
do National das representando custo para os fabri-
Renewable cantes. Para 2014, no Chevrolet Cru-
Energy ze Diesel, por exemplo, a GM decidiu
Laboratory não usar a estratégia de injeção retar-
no Estado do dada. Lopes observou que isso não se
Colorado (NREL) deve a preocupações com a qualidade
do combustível, pelo contrário, ele
Uma solução alternativa mais simples é aumentar a tensão elétrica no aquecedor disse que “engenheiros recalcularam o
do filtro de combustível. Ambas as soluções são usadas para os motores diesel de sistema de pós-tratamento” e fizeram
geração atual que podem consumir B20, disse Lopes. trabalho de recalibração para reduzir a
Todd Toops, cientista do Oak Ridge National Laboratory (ORNL), falou diluição de combustível.
que os engenheiros de motores podem resolver a cerificação aquecendo um tan- Outro desafio que existe no bio-
que de combustível bem adiante. Mas ele avisou que devido ao biodiesel ter pon- diesel é a compatibilidade dos ma-
to de ebulição mais alto que o diesel de petróleo, ele pode diluir o óleo lubrifican- teriais. O combustível logo degrada
te se chegar ao cárter. Apesar de o trabalho de Toops não ser diretamente focado polímeros como borracha nitrílica e
no problema de diluição de óleo, o de Lopes na GM é. Ele diz que “a diluição do polipropileno usado tipicamente em
óleo continua a ser uma das maiores preocupações” e uma das grandes ameaças retentores. Fluoelastômeros como o
para veículos com avançados sistemas pós-tratamento. Viton (feito pela DuPont) é a principal
Nos motores que funcionam com diesel convencional, uma opção é injetar escolha de material alternativo pela
de maneira retardada certa quantidade de diesel no processo de combustão, de GM para compatibilidade de biodie-
modo que permaneça não queimado. Este segue junto com os gases de escapa- sel, afirmou Lopes.
mento para o filtro de particulados (DPF), onde entra em ignição e queima o O biodiesel tende também a corro-
acúmulo de fuligem. er metais amarelos como zinco, latão e
Mas alguns dos gases não queimados encontram maneira de chegar ao cárter. bronze. Aço inoxidável é o principal e
Uma vez que os diesel convencionais têm ponto de ebulição relativamente baixo, preferido substituto desses metais para
a maior parte dele será vaporizada a partir do próprio cárter, comentou Lopes. compatibilidade, especialmente no sis-
tema de alimentação e tanque, como
ocorreu com os sistemas para etanol
As laterais dos Série-F – E85 nos carros de motor a gasolina.
Serviço Pesado da Ford O biodiesel absorve e dissolve a
– ostentam esta sutil água bem mais do que o diesel con-
indicação da capacidade vencional, aumenta o risco de depósi-
de seus motores em tos e “outras espécies corrosivas”, des-
funcionar com B20 tacou Lopes. Como com suas outras
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