Page 54 - Revista EAA - Edição 58
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tecnologia
A Chrysler vê o futuro do
motor de combustão interna
o progrAmA de pesquisA e desenvolvimento mais crítica de desenvolvimento. Com
multicombustível multiAir, em conjunto com o os testes em dinamômetro do avança-
depArtAmento de energiA dos euA, de três Anos e Ao do motor bicombustível 2,4-litros de
custo de us$ 30 milhões, está perto de ser concluído. quatro cilindros em linha concluídos
eis o que os engenheiros dA chrysler powertrAin com sucesso, será preciso, agora, que
AprenderAm enquAnto procurAvAm reduÇÃo de 25% motor comprove os resultados em con-
no consumo de combustível. lindsay brooke dições de mundo real.
“Até este momento estamos mui-
to satisfeitos com o programa”, disse
tradução e adaptação autorizada de “chrysler sees the ice Future”, matéria publicada Chris Cowland à AEI, diretor de En-
na revista automotive engineering international online, vol. 121, n° 7, 1° de outubro de
genharia Avançada e SRT Performan-
2013, texto lindsay brooke e tradução bob sharp
ce da Chrysler. “Mas, agora, vem o de-
O ambicioso programa da Chrysler para demonstrar redução de consumo de com- safio maior, tornar o motor totalmente
bustível de 25%, média cidade/estrada, em uma minivan de produção, segundo os operacional em um carro, ao mesmo
Procedimentos de Teste Federais (FTP, a sigla em inglês), entrou na fase final e tempo, atender aos níveis de emissões
Tier 2 Bin 2 e passar ao consumidor
final a impressão de um motor normal.
E teremos que fazer isso até abril.”
Ron Reese, gerente de Sistemas
de Combustão Avançados, disse:
“Expandimos nosso conhecimento
em muitas áreas e com uma maior
velocidade de aprendizado resultante
desse projeto. Já podemos ver o que
aprendemos com ele ser aplicado em
programas de produção”.
Esse aprendizado inclui estratégias
de combustão utilizando taxas de com-
pressão 12:1 a 13:1 com turboalimen-
o motor de 2,4 litros
multicombustível na sala do
dinamômetro em Alburn hills
com três de seus protagonistas
(da esq. para a dir.): ron reese,
Cris Cowland e o engenheiro de
sistemas de combustão Kevin
Freeman. note a localização Fotos linDsAy BrooKe
do turbocompressor de dois
estágios no motor de teste
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