Page 54 - Revista EAA - Edição 58
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tecnologia




           A Chrysler vê o futuro do



           motor de combustão interna





           o progrAmA de pesquisA e desenvolvimento                            mais crítica de desenvolvimento. Com
           multicombustível multiAir, em conjunto com o                        os testes em dinamômetro do avança-
           depArtAmento de energiA dos euA, de três Anos e Ao                  do motor bicombustível 2,4-litros de
           custo de us$ 30 milhões, está perto de ser concluído.               quatro cilindros em linha concluídos
           eis o que os engenheiros dA chrysler powertrAin                     com sucesso, será preciso, agora, que
           AprenderAm enquAnto procurAvAm reduÇÃo de 25%                       motor comprove os resultados em con-
           no consumo de combustível.    lindsay brooke                        dições de mundo real.
                                                                                  “Até este momento estamos mui-
                                                                               to  satisfeitos  com  o  programa”,  disse
           tradução e adaptação autorizada de “chrysler sees the ice Future”, matéria publicada   Chris Cowland à AEI, diretor de En-
           na revista automotive engineering international online, vol. 121, n° 7, 1° de outubro de
                                                                               genharia Avançada e SRT Performan-
           2013, texto lindsay brooke e tradução bob sharp
                                                                               ce da Chrysler.  “Mas, agora, vem o de-
           O ambicioso programa da Chrysler para demonstrar redução de consumo de com-  safio maior, tornar o motor totalmente
           bustível de 25%, média cidade/estrada, em uma minivan de produção, segundo os   operacional em um carro, ao mesmo
           Procedimentos de Teste Federais (FTP, a sigla em inglês), entrou na fase final e   tempo, atender aos níveis de emissões
                                                                               Tier 2 Bin 2 e passar ao consumidor
                                                                               final a impressão de um motor normal.
                                                                               E teremos que fazer isso até abril.”
                                                                                  Ron Reese, gerente de Sistemas
                                                                               de  Combustão  Avançados,  disse:
                                                                               “Expandimos nosso conhecimento
                                                                               em muitas áreas e com uma maior
                                                                               velocidade de aprendizado resultante
                                                                               desse projeto. Já podemos ver o que
                                                                               aprendemos com ele ser aplicado em
                                                                               programas de produção”.
                                                                                  Esse aprendizado inclui estratégias
                                                                               de combustão utilizando taxas de com-
                                                                               pressão 12:1 a 13:1 com turboalimen-



                                                                               o motor de 2,4 litros
                                                                               multicombustível na sala do
                                                                               dinamômetro em Alburn hills
                                                                               com três de seus protagonistas
                                                                               (da esq. para a dir.): ron reese,
                                                                               Cris Cowland e o engenheiro de
                                                                               sistemas de combustão Kevin
                                                                               Freeman. note a localização      Fotos linDsAy BrooKe
                                                                               do turbocompressor de dois
                                                                               estágios no motor de teste

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