Page 17 - Revista EAA - Edição 59
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O Programa BRT Brasil, promo-   BRT é o modal
           vido  pela  Associação  Nacional  das  mais flexível                             Bus rapid Transit
           Empresas de  Transportes Urbanos  em capacidade
           (NTU), aponta que os sistemas tipo                            Ônibus
           BRT oferecem grande capacidade de
           adequação às demandas entre três mil                             VlT
           e 45 mil usuários por hora-sentido,
           uma flexibilidade de operação indispo-
                                                                            Monotrilho                   Metrô
           nível pelos outros modais de passagei-
           ros. (veja ilustração ao lado)                       3.000  6.000   12.000   16.000   25.000   45.000  ILUSTRAÇÃO NTU
             Em relação aos investimentos, o                                    passageiros/hora-sentido
           Programa BRT Brasil revela que os
           aportes para a implantação do siste-  associadas ao petróleo, como o biodiesel e diesel de cana-de-açúcar, ou rodar com
           ma são relativamente baixos, se com-  sistemas de tração elétricos e híbridos – o que pode reduzir ainda mais ou até
           parados aos outros modais, graças à   eliminar as emissões locais dos ônibus.
           tecnologia 100% nacional e ao prazo   Entretanto, a criação de um sistema de BRT requer análises detalhadas e
           de construção reduzido. Conforme   extenso planejamento. A implantação bem sucedida de um BRT também se ba-
           declaração do presidente da Logit En-  seia em uma eficiente estratégia de marketing, que o diferencie dos tradicionais
           genharia Consultiva, Wagner Colom-  ônibus urbanos. Segundo o Daimler Buses BRT, serviço internacional da Mer-
           bini, ao jornal Brasil Econômico, atual-  cedes-Benz dedicado ao suporte de planejamento e de implementação desses
           mente,  a construção  de um  corredor   sistemas de transporte, os estudos devem compreender fatores externos como a
           de BRT custa R$ 20 milhões por km,   infraestrutura existente, disposições legais e estruturas demográficas, bem como
           em média, enquanto o mesmo trecho   as demandas de passageiros, cidades e operadores. O planejamento também en-
           de metrô sai entre R$ 400 milhões e   volve decisões sobre infraestrutura, veículos, pós-vendas, financiamento, Sistemas
           R$ 500 milhões.                   de Transporte Inteligente e cobrança de tarifa, entre outros.
             Também  o seu  custo  operacional   Já o presidente da Volvo Bus Latin America, Luís Carlos Pimenta, vai mais
           é menor até do que o de um sistema   além: “Quando implantados pela metade, os BRTs causam mais prejuízos do que
           de ônibus comum, afirma a NTU, pois   benefícios. Matam a ideia, o cidadão não o reconhece como algo positivo e ainda
           o  conceito  de BRT emprega veícu-  causam o mesmo transtorno que as obras de infraestrutura para implementá-lo
           los de alta capacidade, articulados ou   integralmente provocariam. Ou seja, deixam a sociedade descrente”, afirma.
           biarticulados, e o espaço exclusivo para
           operação permite maior velocidade e   De Curitiba para o mundo
           regularidade. Isso resulta em menor   Considerado a origem do conceito de BRT, o Sistema Expresso da capital para-
           custo por passageiro transportado, o   naense foi implantado em 1974, pelo arquiteto e então prefeito da cidade, Jaime
           que mantém as tarifas acessíveis e não   Lerner. Em 1980, foram incorporados os primeiros ônibus articulados do país,
           exige pesados subsídios do governo.  encomendados para a Volvo. No início da década seguinte, foram implantadas
             Paralelamente, o aumento da ve-  as linhas diretas, conhecidas como “Ligeirinhos”, que lançaram as estações-tubo
           locidade de tráfego e a otimização da   (em nível e com pagamento antecipado) e os primeiros modelos biarticulados,
           frota propiciam uma redução impor-  também da Volvo. Em 2002, a Rede Integrada de Transporte (RIT) adotou o
           tante de poluentes e do nível de ruídos.   sistema de bilhete eletrônico e, em 2012, entrou em operação o sistema de moni-
           A utilização de veículos com motores   toramento (CCO). Atualmente, dois milhões de pessoas utilizam diariamente o
           Euro 5 (Proconve 7) possibilitam a re-  Sistema Integrado de Transporte Coletivo da Região Metropolitana de Curitiba.
           dução de 87% das emissões de monó-  Ao longo destes 40 anos, foram agregados projetos sociais, zonas de pedestres
           xido de carbono (CO), 81% de hidro-  e espaços verdes, fazendo com que a experiência curitibana venha servindo de
           carbonetos (HC) e  95% de material   inspiração para projetos semelhantes em todos os continentes.
           particulado (MP). Especialmente no   Hoje, o sistema BRT é encontrado, pelo menos, em 35 países, integrados à
           Brasil, os veículos também podem uti-  paisagem de metrópoles como Los Angeles, Cidade do México e Istambul, além
           lizar fontes de energia alternativas ou   de 14 cidades brasileiras. De 1995 a 2013, a extensão das linhas, somando todas

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