Page 17 - Revista EAA - Edição 59
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O Programa BRT Brasil, promo- BRT é o modal
vido pela Associação Nacional das mais flexível Bus rapid Transit
Empresas de Transportes Urbanos em capacidade
(NTU), aponta que os sistemas tipo Ônibus
BRT oferecem grande capacidade de
adequação às demandas entre três mil VlT
e 45 mil usuários por hora-sentido,
uma flexibilidade de operação indispo-
Monotrilho Metrô
nível pelos outros modais de passagei-
ros. (veja ilustração ao lado) 3.000 6.000 12.000 16.000 25.000 45.000 ILUSTRAÇÃO NTU
Em relação aos investimentos, o passageiros/hora-sentido
Programa BRT Brasil revela que os
aportes para a implantação do siste- associadas ao petróleo, como o biodiesel e diesel de cana-de-açúcar, ou rodar com
ma são relativamente baixos, se com- sistemas de tração elétricos e híbridos – o que pode reduzir ainda mais ou até
parados aos outros modais, graças à eliminar as emissões locais dos ônibus.
tecnologia 100% nacional e ao prazo Entretanto, a criação de um sistema de BRT requer análises detalhadas e
de construção reduzido. Conforme extenso planejamento. A implantação bem sucedida de um BRT também se ba-
declaração do presidente da Logit En- seia em uma eficiente estratégia de marketing, que o diferencie dos tradicionais
genharia Consultiva, Wagner Colom- ônibus urbanos. Segundo o Daimler Buses BRT, serviço internacional da Mer-
bini, ao jornal Brasil Econômico, atual- cedes-Benz dedicado ao suporte de planejamento e de implementação desses
mente, a construção de um corredor sistemas de transporte, os estudos devem compreender fatores externos como a
de BRT custa R$ 20 milhões por km, infraestrutura existente, disposições legais e estruturas demográficas, bem como
em média, enquanto o mesmo trecho as demandas de passageiros, cidades e operadores. O planejamento também en-
de metrô sai entre R$ 400 milhões e volve decisões sobre infraestrutura, veículos, pós-vendas, financiamento, Sistemas
R$ 500 milhões. de Transporte Inteligente e cobrança de tarifa, entre outros.
Também o seu custo operacional Já o presidente da Volvo Bus Latin America, Luís Carlos Pimenta, vai mais
é menor até do que o de um sistema além: “Quando implantados pela metade, os BRTs causam mais prejuízos do que
de ônibus comum, afirma a NTU, pois benefícios. Matam a ideia, o cidadão não o reconhece como algo positivo e ainda
o conceito de BRT emprega veícu- causam o mesmo transtorno que as obras de infraestrutura para implementá-lo
los de alta capacidade, articulados ou integralmente provocariam. Ou seja, deixam a sociedade descrente”, afirma.
biarticulados, e o espaço exclusivo para
operação permite maior velocidade e De Curitiba para o mundo
regularidade. Isso resulta em menor Considerado a origem do conceito de BRT, o Sistema Expresso da capital para-
custo por passageiro transportado, o naense foi implantado em 1974, pelo arquiteto e então prefeito da cidade, Jaime
que mantém as tarifas acessíveis e não Lerner. Em 1980, foram incorporados os primeiros ônibus articulados do país,
exige pesados subsídios do governo. encomendados para a Volvo. No início da década seguinte, foram implantadas
Paralelamente, o aumento da ve- as linhas diretas, conhecidas como “Ligeirinhos”, que lançaram as estações-tubo
locidade de tráfego e a otimização da (em nível e com pagamento antecipado) e os primeiros modelos biarticulados,
frota propiciam uma redução impor- também da Volvo. Em 2002, a Rede Integrada de Transporte (RIT) adotou o
tante de poluentes e do nível de ruídos. sistema de bilhete eletrônico e, em 2012, entrou em operação o sistema de moni-
A utilização de veículos com motores toramento (CCO). Atualmente, dois milhões de pessoas utilizam diariamente o
Euro 5 (Proconve 7) possibilitam a re- Sistema Integrado de Transporte Coletivo da Região Metropolitana de Curitiba.
dução de 87% das emissões de monó- Ao longo destes 40 anos, foram agregados projetos sociais, zonas de pedestres
xido de carbono (CO), 81% de hidro- e espaços verdes, fazendo com que a experiência curitibana venha servindo de
carbonetos (HC) e 95% de material inspiração para projetos semelhantes em todos os continentes.
particulado (MP). Especialmente no Hoje, o sistema BRT é encontrado, pelo menos, em 35 países, integrados à
Brasil, os veículos também podem uti- paisagem de metrópoles como Los Angeles, Cidade do México e Istambul, além
lizar fontes de energia alternativas ou de 14 cidades brasileiras. De 1995 a 2013, a extensão das linhas, somando todas
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