Page 50 - Revista EAA - Edição 59
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TEcnologia
Mercedes-Benz classe cla: campeão ombro da coluna a baixo carcaças dos espelhos
mundial em aerodinâmica otimizadas aerodinamicamente
Resistência ao ar levada ao mínimo
linhas da traseira
otimizadas
ar de arrefecimento aerodinamicamente
controlado por (tampa do porta-
demanda usando malas rente à
obturador de carroceria e aletas
radiador ajustável nas luzes traseiras)
para-choque Silenciador
dianteiro otimizado traseiro otimizado
aerodinamicamente
com difusor após
grande área sob o rodas e pneus com
veículo fechada por defletores para as baixa resistência ao ar
painéis e cobertura rodas dianteiras
adicional na área e traseiras arcos das rodas
central do eixo traseiro com fenda
Mercedes-Benz CLA é o novo rei do Cx baixo
A Mercedes-Benz conseguiu um Cx de 0,22 na versão bási- para-lamas, e mudanças no defletor traseiro e posição das ro-
ca do novo sedã compacto CLA, reivindicando tratar-se do das nos seus arcos, entrada de ar pela grade ajustável e aletas
carro de alta produção mais aerodinâmico à venda no mundo nas lanternas traseiras. Há um difusor abaixo do para-choque
(vs. o XL1 de baixo volume da Volkswagen). O 1,6-l CLA traseiro; o assoalho inferior do veículo é fechado, inclusive
180 Edição BlueEffciency tem pneus mais estreitos, de 195 a seção intermediária do eixo traseiro; o silenciador recebeu
mm de seção, em rodas de 15 pol. com calotas aerodinâmi- atenção aerodinâmica. O resultado do trabalho em melhorar
cas, e menor altura de rodagem. Comparado com a versão o fluxo de ar é a redução do consumo em 0,5 l/100 km, o que é
conceitual, o carro de produção tem a tampa do porta-malas igual a aproximadamente menos 13 g/km de CO . Veja artigo
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ligeiramente mais alta, mudança de desnível entre tampa e relacionado em http://articles.saeorg/11931
O brilho da Toyota
Muito da motivação por detrás do item tipicamente de carros de luxo - como fa-
róis de LED - ser aplicado de série em um carro compacto como o Corolla era o
desejo da Toyota de encantar os consumidores. Para criar um extremo frontal que
chamasse atenção com curvas mais arredondadas e, ao mesmo tempo, mostrando
um visual mais esculpido e intimidador, os estilistas eliminaram a “estrutura gros-
sa” dos faróis convencionais. Os faróis baixos de LED, mais compactos, reduziram
a massa nos cantos, garantindo um exterior mais afunilado e permitindo aos en-
genheiros “acentuar o tema de estilo frontal do Corolla de cantos arredondados.”
A massa reduzida foi resultado parcial das leves lentes de resina PES utilizadas
em vez de vidro convencional devido ao inerente menor calor gerado pela luzes
de LED. Veja artigo relacionado em http://articles.saeorg/12444
Primazia no segmento em assistência ao motorista no Mazda3 2014
O redesenhado Mazda3 traz controle de cruzeiro por ra- por radar ajusta automaticamente a velocidade do veículo
dar e auxílio inteligente de freio na cidade – primazias no entre 30 e 145 km/h para manter distância segura do carro à
segmento de carros compactos não luxuosos, juntamente frente baseado em medições de um radar de 76 GHz. Diri-
com ênfase na interface homem-máquina (HMI, a sigla gindo entre 3 e 30 km/h, o auxílio inteligente de freio utiliza
em inglês) por meio de novo sistema de infotenimento e de um laser infravermelho de proximidade para detectar um
mostrador projetado no para-brisa. O controle de cruzeiro veículo até 4,9 metros à frente. O sistema pode aplicar os
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