Page 50 - Revista EAA - Edição 59
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TEcnologia





            Mercedes-Benz classe cla: campeão       ombro da coluna a baixo           carcaças dos espelhos
            mundial em aerodinâmica                                                   otimizadas aerodinamicamente
            Resistência ao ar levada ao mínimo
                                                                                               linhas da traseira
                                                                                               otimizadas
            ar de arrefecimento                                                                aerodinamicamente
            controlado por                                                                     (tampa do porta-
            demanda usando                                                                     malas rente à
            obturador de                                                                       carroceria e aletas
            radiador ajustável                                                                 nas luzes traseiras)
            para-choque                                                                        Silenciador
            dianteiro otimizado                                                                traseiro otimizado
                                                                                               aerodinamicamente
                                                                                               com difusor após


            grande área sob o                                                                  rodas e pneus com
            veículo fechada por                 defletores para as                             baixa resistência ao ar
            painéis e cobertura                 rodas dianteiras
            adicional  na área                  e traseiras            arcos das rodas
            central do eixo traseiro                                   com fenda

           Mercedes-Benz CLA é o novo rei do Cx baixo
           A Mercedes-Benz conseguiu um Cx de 0,22 na versão bási-  para-lamas, e mudanças no defletor traseiro e posição das ro-
           ca do novo sedã compacto CLA, reivindicando tratar-se do   das nos seus arcos, entrada de ar pela grade ajustável e aletas
           carro de alta produção mais aerodinâmico à venda no mundo   nas lanternas traseiras. Há um difusor abaixo do para-choque
           (vs. o XL1 de baixo volume da Volkswagen). O 1,6-l CLA   traseiro; o assoalho inferior do veículo é fechado, inclusive
           180 Edição BlueEffciency tem pneus mais estreitos, de 195   a seção intermediária do eixo traseiro; o silenciador recebeu
           mm de seção, em rodas de 15 pol. com calotas aerodinâmi-  atenção aerodinâmica. O resultado do trabalho em melhorar
           cas, e menor altura de rodagem. Comparado com a versão   o fluxo de ar é a redução do consumo em 0,5 l/100 km, o que é
           conceitual, o carro de produção tem a tampa do porta-malas   igual a aproximadamente menos 13 g/km de CO . Veja artigo
                                                                                                     2
           ligeiramente mais alta, mudança de desnível entre tampa e   relacionado em http://articles.saeorg/11931
                                             O brilho da Toyota
                                             Muito da motivação por detrás do item tipicamente de carros de luxo - como fa-
                                             róis de LED - ser aplicado de série em um carro compacto como o Corolla era o
                                             desejo da Toyota de encantar os consumidores. Para criar um extremo frontal que
                                             chamasse atenção com curvas mais arredondadas e, ao mesmo tempo, mostrando
                                             um visual mais esculpido e intimidador, os estilistas eliminaram a “estrutura gros-
                                             sa” dos faróis convencionais. Os faróis baixos de LED, mais compactos, reduziram
                                             a massa nos cantos, garantindo um exterior mais afunilado e permitindo aos en-
                                             genheiros “acentuar o tema de estilo frontal do Corolla de cantos arredondados.”
                                             A massa reduzida foi resultado parcial das leves lentes de resina PES utilizadas
                                             em vez de vidro convencional devido ao inerente menor calor gerado pela luzes
                                             de LED. Veja artigo relacionado em http://articles.saeorg/12444

           Primazia no segmento em assistência ao motorista no Mazda3 2014
           O redesenhado Mazda3 traz controle de cruzeiro por ra-  por radar ajusta automaticamente a velocidade do veículo
           dar e auxílio inteligente de freio na cidade – primazias no   entre 30 e 145 km/h para manter distância segura do carro à
           segmento de carros compactos não luxuosos, juntamente   frente baseado em medições de um radar de 76 GHz. Diri-
           com ênfase na interface homem-máquina (HMI, a sigla   gindo entre 3 e 30 km/h, o auxílio inteligente de freio utiliza
           em inglês) por meio de novo sistema de infotenimento e de   um laser infravermelho de proximidade para detectar um
           mostrador projetado no para-brisa. O controle de cruzeiro   veículo até 4,9 metros à frente. O sistema pode aplicar os

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