Page 49 - Revista EAA - Edição 59
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Frenagem regenerativa com componentes e disposição
supercapacitor estreia no Mazda6
O primeiro sistema de frenagem regenerativa 12-V conversor
em automóvel a utilizar um supercapacitor faz sua cc-cc
estreia no Mazda6 2014. Chamado de i-ELOOP, alternador
em razão de ser de retroalimentação inteligente de de tensão
variável para
energia, testes mostraram que o sistema proporcio-
regeneração
na consumo de combustível 10% menor em uso
de energia capacitor
anda e para, embora adicionando somente 9,3 kg nas elétrico de duas
à massa do carro. O supercapacitor cilíndrico, que frenagens camadas (Eldc)
é de um tipo chamado também de “capacitor de
dupla camada” ou “ultracapacitor”, é montado sob o capô no lado do motorista. Mede 350 mm de altura por 120 mm de
diâmetro e pesa apenas 6 kg. O circuito requer um cabeamento mais pesado, que adiciona mais 1,5 kg. Veja artigo relacio-
nado em http://articles.saeorg/11845
Acura utiliza um sistema HVAC para cuidar de três zonas
Um único sistema HVAC (sigla em inglês para aquecimento, ven-
tilação e ar-condicionado) era invariavelmente limitado a veículos
menores com duas fileiras de bancos – até aparecer o crossover
Acura MDX 2014 com três fileiras, que incorpora nova solução
A. Duto de
para a configuração de três zonas. Ele usa um evaporador e tro- AquECimENTo Saída de
cador de calor do aquecedor acomodado em uma carcaça HVAC (do assoalho) AquECimENTo
traseiro B. Duto do
dividida sob o painel que alimenta um sistema de dutos traseiros (pés) direita da difusor (rosto)
2ª fileira
múltiplos externos, onde um segundo soprador estrategicamente traseiro
colocado mantém o fluxo de ar auxiliar. O conceito de integração
originou-se na Honda P&D Americas, e a engenharia da Acu-
ra contatou fornecedores potenciais com uma estrutura e méto- A. Duto de
do de construção que a Honda havia patenteado. Isso levou a um aquecimento
Saída de AquECimENTo (pés) (do assoalho)
novo relacionamento no fornecimento de HVAC com a Delphi, esquerda da 2ª fileira Válvulas de traseiro da
que desenvolveu as partições do trocador de calor e está também AquECimENTo 3ª fileira
fornecendo o compressor CVC de sete cilindros com deslocamen- centrais da 2ª fileira
to volumétrico variável para o MDX. Veja artigo relacionado em
http://articles.saeorg/12274
Hipereconômico VW XL1 entra em produção limitada
O revolucionário XL1 de dois lugares da VW, de carroceria de polímero refor-
çado com fibra de carbono (CFRP, a sigla do material em inglês), entra em pro-
dução bem limitada com seu trem de força diesel-elétrico de carregar na tomada
e consumo de combustível de 111,1 km/l. O coeficiente de arrasto aerodinâmico
de 0,189 e a pequena área frontal fazem dele o carro de maior eficiência aero-
dinâmica do mundo. Em modo apenas elétrico, o carro precisa de menos de 0,1
kW•h para rodar 1 km. Seu motor 0,8-litro de dois cilindros produz 48 cv e o
motor elétrico adiciona 27 cv. O XL1 de carroceria em CFRP tem massa em
ordem de marcha de apenas 795 kg – o monobloco entrando com somente 89
kg na conta. Outros destaques interessantes são as câmeras de retrovisão em vez
espelhos, amortecedores ZF tipo competição, pneus Michelin, janelas laterais em
policarbonato Lexan da Sabic e iluminação Visteon. Veja artigo relacionado em
http://articles.saeorg/11874
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