Page 49 - Revista EAA - Edição 59
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Frenagem regenerativa com                   componentes e disposição
           supercapacitor estreia no Mazda6
           O primeiro sistema de frenagem regenerativa 12-V                                           conversor
           em automóvel a utilizar um supercapacitor faz sua                                          cc-cc
           estreia no Mazda6 2014. Chamado de i-ELOOP,   alternador
           em razão de ser de retroalimentação inteligente de   de tensão
                                                       variável para
           energia, testes mostraram que o sistema proporcio-
                                                        regeneração
           na consumo de combustível 10% menor em uso
                                                         de energia                          capacitor
           anda e para, embora adicionando somente 9,3 kg      nas                      elétrico de duas
           à massa do carro. O supercapacitor cilíndrico, que   frenagens               camadas (Eldc)
           é de um tipo chamado também de “capacitor de
           dupla camada” ou “ultracapacitor”, é montado sob o capô no lado do motorista. Mede 350 mm de altura por 120 mm de
           diâmetro e pesa apenas 6 kg. O circuito requer um cabeamento mais pesado, que adiciona mais 1,5 kg. Veja artigo relacio-
           nado em http://articles.saeorg/11845

           Acura utiliza um sistema HVAC para cuidar de três zonas
           Um único sistema HVAC (sigla em inglês para aquecimento, ven-
           tilação e ar-condicionado) era invariavelmente limitado a veículos
           menores com duas fileiras de bancos – até aparecer o crossover
           Acura MDX 2014 com três fileiras, que incorpora nova solução
                                                                                  A. Duto de
           para a configuração de três zonas. Ele usa um evaporador e tro-     AquECimENTo   Saída de
           cador de calor do aquecedor acomodado em uma carcaça HVAC            (do assoalho)   AquECimENTo
                                                                                   traseiro          B. Duto do
           dividida sob o painel que alimenta um sistema de dutos traseiros             (pés) direita da   difusor (rosto)
                                                                                        2ª fileira
           múltiplos externos, onde um segundo soprador estrategicamente                             traseiro
           colocado mantém o fluxo de ar auxiliar. O conceito de integração
           originou-se na Honda P&D Americas, e a engenharia da Acu-
           ra contatou fornecedores potenciais com uma estrutura e méto-                                A. Duto de
           do de construção que a Honda havia patenteado. Isso levou a um                               aquecimento
                                                                   Saída de AquECimENTo (pés)           (do assoalho)
           novo relacionamento no fornecimento de HVAC com a Delphi,   esquerda da 2ª  fileira  Válvulas de   traseiro da
           que desenvolveu as partições do trocador de calor e está também              AquECimENTo     3ª fileira
           fornecendo o compressor CVC de sete cilindros com deslocamen-             centrais da 2ª fileira
           to volumétrico variável para o MDX. Veja artigo relacionado em
           http://articles.saeorg/12274

           Hipereconômico VW XL1 entra em produção limitada
           O revolucionário XL1 de dois lugares da VW, de carroceria de polímero refor-
           çado com fibra de carbono (CFRP, a sigla do material em inglês), entra em pro-
           dução bem limitada com seu trem de força diesel-elétrico de carregar na tomada
           e consumo de combustível de 111,1 km/l. O coeficiente de arrasto aerodinâmico
           de 0,189 e a pequena área frontal fazem dele o carro de maior eficiência aero-
           dinâmica do mundo. Em modo apenas elétrico, o carro precisa de menos de 0,1
           kW•h para rodar 1 km. Seu motor 0,8-litro de dois cilindros produz 48 cv e o
           motor elétrico adiciona 27 cv. O XL1 de carroceria em CFRP tem massa em
           ordem de marcha de apenas 795 kg – o monobloco entrando com somente 89
           kg na conta. Outros destaques interessantes são as câmeras de retrovisão em vez
           espelhos, amortecedores ZF tipo competição, pneus Michelin, janelas laterais em
           policarbonato Lexan da Sabic e iluminação Visteon. Veja artigo relacionado em
           http://articles.saeorg/11874

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