Page 48 - Revista EAA - Edição 59
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TEcnologia




           Novas tecnologias para 2014 parte II




           fabricantes e fornecedores só falaM eM inovação.                 Tradução E adapTação auTorizada dE “nEW
           nesta Matéria esPecial, a seGunda de duas, a                     TEcHnologiES For 2014”, MaTéria puBlicada
           autoMotive enGineerinG international destaca,                    na rEViSTa auToMoTiVE EnginEEring
                                                                            inTErnaTional onlinE, Vol. 4,  n° 10, 3 dE
           eM ordeM aleatória, alGuMas das Mais notáveis                    dEzEMBro dE 2013, TExTo rEdação da rEViSTa E
           inovações Para os Modelos 2014                                   Tradução BoB SHarp

           Audi A3, primeiro carro com conectividade LTE
           A Audi diz ser o primeiro fabricante de automóveis a trazer o
           padrão de transferência de dados 4G LTE (iniciais, em inglês,
           de Long-Term Evolution) para um carro com total integração.
           Antes, era uma opção na Europa para o S3 Sportback e no final
           do ano passado, era oferecido para todas as outras variantes do
           A3. Um SIM card com dados básicos é inserido na unidade
           de Navegação-plus MMI. Quando os passageiros conectam
           os seus dispositivos móveis ao ponto  WLAN integrado ao
           carro, eles podem navegar na internet independentes uns dos
           outros. A Navegação-plus MMI utiliza o LTE para proporcio-
           nar os serviços de conexão da Audi, que vão desde navegação
           no Google Earth e no Google Street View ao rádio streaming   preparados. Além disso, há mais de uma dúzia de serviços de
           da internet e às informações online de trânsito. O Facebook e   conexão da Audi, inclusive texto-para-voz para e-mail e uma
           o Twitter tornaram-se utilizáveis nos carros com uma função   função de ditado para mensagens de texto – e a gama de servi-
           texto-para-voz e uma função de texto com módulos de texto   ços está se expandindo rapidamente.

           Mercedes avança com iluminação só a LED
           Quase 500 LEDs e nenhuma lâmpada ilumina a estrada e o interior do Mercedes-
           -Benz Classe S, o que o fabricante diz ser “o primeiro veículo de série do mundo sem
           uma lâmpada sequer”. Essa aplicação dos LEDs – dependendo do nível de equipa-
           mento do veículo – inclui os faróis, que usam 56; luzes traseiras com até 35 cada, com
           outras quatro para a luz de neblina, e cerca de 300 incluindo a luz-ambiente para o
           interior. O resultado é a redução de consumo de energia. Por exemplo, os faróis bai-
           xos a LED requerem 34 W para produzir a mesma potência luminosa das lâmpadas
           convencionais. As halógenas requerem 120 W e as de xenônio, 84 W. Diodos de LED
           de chip único de alto desempenho e novos módulos de projetor (fornecidos pela Au-
           tomotive Lighting) na unidade do farol permitem que fachos de luz desviados sejam
           refletidos de volta. Veja artigo relacionado em http://articles.sae.org/12330

                                  Alumínio por todo o Range Rover
                                  O Range Rover 2013 da Land Rover é o primeiro utilitário esporte do mundo com estrutura
                                  totalmente de alumínio, 185 kg mais leve do que a do modelo anterior feito de aço. A Novelis é o
                                  fornecedor do material. AC300 de alta resiliência é usado em certas áreas para resistência em im-
                                  pactos. Toda a lateral do veículo é estampada como um painel único de alumínio – outra primazia
                                  automobilística, segundo o fabricante. Alumínio é empregado também no conjunto de transmissão
                                  final, em muitos componentes de suspensão e nos subchassis dianteiro e traseiro – este último sen-
                                  do “grande novidade no mundo dos utilitários esporte”. A redução de massa total chega a 318 kg no  FOTOS DIVULGAÇÃO
                                  modelo de mercado americano. Veja artigo relacionado em http://articles.sae.org/11341

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