Page 48 - Revista EAA - Edição 59
P. 48
TEcnologia
Novas tecnologias para 2014 parte II
fabricantes e fornecedores só falaM eM inovação. Tradução E adapTação auTorizada dE “nEW
nesta Matéria esPecial, a seGunda de duas, a TEcHnologiES For 2014”, MaTéria puBlicada
autoMotive enGineerinG international destaca, na rEViSTa auToMoTiVE EnginEEring
inTErnaTional onlinE, Vol. 4, n° 10, 3 dE
eM ordeM aleatória, alGuMas das Mais notáveis dEzEMBro dE 2013, TExTo rEdação da rEViSTa E
inovações Para os Modelos 2014 Tradução BoB SHarp
Audi A3, primeiro carro com conectividade LTE
A Audi diz ser o primeiro fabricante de automóveis a trazer o
padrão de transferência de dados 4G LTE (iniciais, em inglês,
de Long-Term Evolution) para um carro com total integração.
Antes, era uma opção na Europa para o S3 Sportback e no final
do ano passado, era oferecido para todas as outras variantes do
A3. Um SIM card com dados básicos é inserido na unidade
de Navegação-plus MMI. Quando os passageiros conectam
os seus dispositivos móveis ao ponto WLAN integrado ao
carro, eles podem navegar na internet independentes uns dos
outros. A Navegação-plus MMI utiliza o LTE para proporcio-
nar os serviços de conexão da Audi, que vão desde navegação
no Google Earth e no Google Street View ao rádio streaming preparados. Além disso, há mais de uma dúzia de serviços de
da internet e às informações online de trânsito. O Facebook e conexão da Audi, inclusive texto-para-voz para e-mail e uma
o Twitter tornaram-se utilizáveis nos carros com uma função função de ditado para mensagens de texto – e a gama de servi-
texto-para-voz e uma função de texto com módulos de texto ços está se expandindo rapidamente.
Mercedes avança com iluminação só a LED
Quase 500 LEDs e nenhuma lâmpada ilumina a estrada e o interior do Mercedes-
-Benz Classe S, o que o fabricante diz ser “o primeiro veículo de série do mundo sem
uma lâmpada sequer”. Essa aplicação dos LEDs – dependendo do nível de equipa-
mento do veículo – inclui os faróis, que usam 56; luzes traseiras com até 35 cada, com
outras quatro para a luz de neblina, e cerca de 300 incluindo a luz-ambiente para o
interior. O resultado é a redução de consumo de energia. Por exemplo, os faróis bai-
xos a LED requerem 34 W para produzir a mesma potência luminosa das lâmpadas
convencionais. As halógenas requerem 120 W e as de xenônio, 84 W. Diodos de LED
de chip único de alto desempenho e novos módulos de projetor (fornecidos pela Au-
tomotive Lighting) na unidade do farol permitem que fachos de luz desviados sejam
refletidos de volta. Veja artigo relacionado em http://articles.sae.org/12330
Alumínio por todo o Range Rover
O Range Rover 2013 da Land Rover é o primeiro utilitário esporte do mundo com estrutura
totalmente de alumínio, 185 kg mais leve do que a do modelo anterior feito de aço. A Novelis é o
fornecedor do material. AC300 de alta resiliência é usado em certas áreas para resistência em im-
pactos. Toda a lateral do veículo é estampada como um painel único de alumínio – outra primazia
automobilística, segundo o fabricante. Alumínio é empregado também no conjunto de transmissão
final, em muitos componentes de suspensão e nos subchassis dianteiro e traseiro – este último sen-
do “grande novidade no mundo dos utilitários esporte”. A redução de massa total chega a 318 kg no FOTOS DIVULGAÇÃO
modelo de mercado americano. Veja artigo relacionado em http://articles.sae.org/11341
48